Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Governo quer RO em Mostra Nacional de Robótica


“Proporcionar o contato de crianças e jovens com essa tecnologia pode retirá-los da condição de ‘excluídos tecnológicos’ nas próximas décadas, a exemplo do que ocorre hoje com aqueles que não tiveram contato com a informática nas décadas passadas”, diz trechos do material de divulgação destes dois eventos. “A participação dos alunos não só os motivam a estudar e aprender mais, como também os capacita para o futuro”, acrescenta.

A Olimpíada Brasileira de Robótica engloba as modalidades “prática” e “teórica”. Essa última, com inscrições abertas até 5 de agosto, consiste na realização de prova escrita em cinco níveis diferentes e que são aplicadas na própria escola no dia 18 de agosto de 2013. Alunos, escolas e professores recebem certificados e medalhas de participação e de honra ao mérito.

A modalidade “prática” da olimpíada é direcionada a escolas e estudantes que já têm algum conhecimento em robótica e que poderão formar equipes com, no máximo, quatro alunos. Neste caso, haverá uma etapa seletiva em junho e a competição em nível nacional em outubro. As inscrições estão abertas até 29 de abril.

Mostra Nacional

A mostra visa divulgar em todo o país os trabalhos desenvolvidos nas escolas que estejam associados à robótica. Esses trabalhos devem envolver outras áreas, como artes, biologia, química, e física, entre outras. São aceitos quaisquer temas envolvendo robótica: artes, humanidades, ciências, ensino, protótipos, invenção, competições, elétrica, mecânica e computação.

A inscrição dos trabalhos é gratuita, e a participação pode ser virtual ou presencial. Os autores dos melhores trabalhos concorrem a apoio financeiro para participar presencialmente do evento, além de bolsas de Iniciação Científica Júnior (CNPq) durante um ano e publicação dos trabalhos online. Todos os alunos, escolas e professores participantes recebem certificados e menções honrosas.

Além do governo da cooperação, por meio da Seduc, também respaldam a Olimpíada Brasileira de Robótica e a III Mostra Nacional de Robótica o Ministério de Ciência e Tecnologia, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Sociedade Brasileira de, entre outras entidades.

As inscrições são feitas pelos sites http://www.mnr.org.br e http://www.obr.org.br. Mais informações também pelos e-mails organizacao@mnr.org.br e organizacao@obr.org.br

Fonte: Carlos Coqueiro

Gente de OpiniãoSexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CHAMADA ESCOLAR 2026: matrículas para alunos com deficiência iniciam nesta segunda-feira, 12

CHAMADA ESCOLAR 2026: matrículas para alunos com deficiência iniciam nesta segunda-feira, 12

A matrícula online para o ano letivo de 2026 da rede pública estadual de ensino acontece entre os dias 12 e 16 de janeiro, exclusivamente para aluno

Sisu 2026: inscrições começam em 19 de janeiro

Sisu 2026: inscrições começam em 19 de janeiro

O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta terça-feira, 23 de dezembro, o Edital nº 29/2025, que oficializa o cronograma e os critérios do process

SESI-RO segue com matrículas abertas para o ano letivo de 2026

SESI-RO segue com matrículas abertas para o ano letivo de 2026

A rede SESI de ensino em Rondônia está com matrículas abertas para o ano letivo de 2026 nas unidades de Porto Velho, Cacoal, Pimenta Bueno, Vilhena

Inscrições para concursos da Educação começam nesta quarta-feira,7, em Rondônia

Inscrições para concursos da Educação começam nesta quarta-feira,7, em Rondônia

Começam nesta quarta-feira (7) as inscrições para dois concursos públicos promovidos pelo governo de Rondônia por meio da Superintendência Estadual

Gente de Opinião Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)