Porto Velho (RO) domingo, 23 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Educação

Governo quer RO em Mostra Nacional de Robótica


“Proporcionar o contato de crianças e jovens com essa tecnologia pode retirá-los da condição de ‘excluídos tecnológicos’ nas próximas décadas, a exemplo do que ocorre hoje com aqueles que não tiveram contato com a informática nas décadas passadas”, diz trechos do material de divulgação destes dois eventos. “A participação dos alunos não só os motivam a estudar e aprender mais, como também os capacita para o futuro”, acrescenta.

A Olimpíada Brasileira de Robótica engloba as modalidades “prática” e “teórica”. Essa última, com inscrições abertas até 5 de agosto, consiste na realização de prova escrita em cinco níveis diferentes e que são aplicadas na própria escola no dia 18 de agosto de 2013. Alunos, escolas e professores recebem certificados e medalhas de participação e de honra ao mérito.

A modalidade “prática” da olimpíada é direcionada a escolas e estudantes que já têm algum conhecimento em robótica e que poderão formar equipes com, no máximo, quatro alunos. Neste caso, haverá uma etapa seletiva em junho e a competição em nível nacional em outubro. As inscrições estão abertas até 29 de abril.

Mostra Nacional

A mostra visa divulgar em todo o país os trabalhos desenvolvidos nas escolas que estejam associados à robótica. Esses trabalhos devem envolver outras áreas, como artes, biologia, química, e física, entre outras. São aceitos quaisquer temas envolvendo robótica: artes, humanidades, ciências, ensino, protótipos, invenção, competições, elétrica, mecânica e computação.

A inscrição dos trabalhos é gratuita, e a participação pode ser virtual ou presencial. Os autores dos melhores trabalhos concorrem a apoio financeiro para participar presencialmente do evento, além de bolsas de Iniciação Científica Júnior (CNPq) durante um ano e publicação dos trabalhos online. Todos os alunos, escolas e professores participantes recebem certificados e menções honrosas.

Além do governo da cooperação, por meio da Seduc, também respaldam a Olimpíada Brasileira de Robótica e a III Mostra Nacional de Robótica o Ministério de Ciência e Tecnologia, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Sociedade Brasileira de, entre outras entidades.

As inscrições são feitas pelos sites http://www.mnr.org.br e http://www.obr.org.br. Mais informações também pelos e-mails organizacao@mnr.org.br e organizacao@obr.org.br

Fonte: Carlos Coqueiro

Mais Sobre Educação

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

De uns tempos para cá, a ciência comprova que as árvores e o homem têm muito mais em comum do que poderíamos imaginar. Da mesma forma que o ser humano

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

O movimento Rondônia pela Educação, liderado pela Federação das Indústrias de Rondônia e composto por mais de cem entidades e instituições rondoniense

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (RO) começou os preparativos para realização do projeto “Aulão na Rede” que acontecerá os dias 30 e 31