Porto Velho (RO) quarta-feira, 19 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Educação

Governo fortalece projeto de Xadrez nas Escolas


O projeto, da Rede Estadual de Ensino, está sendo retomado com objetivo de oferecer o ensino do esporte aos alunos da educação básica de Rondônia. A iniciativa será implementada até 2014. A princípio, atenderá aos estudantes da educação integral e depois serão ampliadas, gradativamente, nas demais unidades de ensino.

Serão distribuídos kits de xadrez nas escolas para envolver professores e alunos. Os docentes serão agentes multiplicadores e passarão conhecimento a outros professores e alunos na capital e interior. “O xadrez é uma atividade lúdica. Estudos comprovam que essa prática instigante e motivadora gera melhor rendimento aos alunos; desenvolve o raciocínio, pensamento lógico e a estratégia”, admite o governador Confúcio Moura, que lembra que há anos aprendeu a jogar ainda na escola.

Ele destacou que a inovação do governo se trata de um instrumento pedagógico, que pode ajudar a despertar no aluno valores educacionais negligenciados na educação do século XX. “Essa prática colabora com o desenvolvimento dos quatro saberes necessários para o desenvolvimento: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser”, acrescentou Confúcio.

Para a secretária da Seduc, Isabel Luz, o projeto xadrez também tem a finalidade de ensinar o aluno a repensar o pensamento.

A iniciativa vem sendo desenvolvida por meio de convênios e parcerias entre o Governo da Cooperação, Ministério da Educação (MEC), Ministério do Esporte, Confederação Nacional de Xadrez e Federação Rondoniense de Xadrez.

Fonte: Carlos Coqueiro

Mais Sobre Educação

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

De uns tempos para cá, a ciência comprova que as árvores e o homem têm muito mais em comum do que poderíamos imaginar. Da mesma forma que o ser humano

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

O movimento Rondônia pela Educação, liderado pela Federação das Indústrias de Rondônia e composto por mais de cem entidades e instituições rondoniense

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (RO) começou os preparativos para realização do projeto “Aulão na Rede” que acontecerá os dias 30 e 31