Segunda-feira, 9 de janeiro de 2012 - 12h04
O secretário da Educação, Júlio Olivar, explica que a determinação do governador Confúcio Moura é atender da melhor forma possível todos os pais e estudantes. “Não serão medidos esforços por parte da Seduc para garantir vaga a todos que pretende estudar. A busca de pais e alunos por vagas nas escolas públicas é muito grande. Apesar do grande número de vagas ociosas tanto em escolas estaduais quanto municipais, muitos pais querem ver os filhos estudando em escolas tradicionais, e para isso aguardam em listas de espera pela desistência de algum aluno remanejado. Por isso é importante todos comparecerem a chamada escolar”, disse.
A gerente de Apoio, Controle e Avaliação (GACA/Seduc), professora Ceiça Pinheiro, reforça que todos interessados devem se dirigir as escolas pólos para o atendimento nas datas indicadas, portando a certidão de nascimento do estudante, um comprovante de residência atualizado, a carteira de identidade do pai ou do responsável, procuração no caso de representante legal, o comprovante de escolaridade para aqueles oriundos da rede municipal ou de outros municípios e ainda o histórico escolar ou declaração que informe a série de estudo.
“A chamada escolar é fundamental, pois é neste momento que os interessados podem apresentar a documentação dos estudantes e será feita a verificação se existe a vaga na série e na escola pretendida, garantindo um controle por parte da Seduc de todos os encaminhamentos e solicitações para que nenhum estudante fique sem vaga na rede de ensino estadual”, disse.
Após ser feita a comprovação da existência da vaga na unidade escolar de preferência ou em outra escola, a Seduc expedirá o encaminhamento para matrícula dos estudantes entre os dias 16 e 18 de janeiro nas secretarias das escolas indicadas.
No caso de não haver vaga na escola pretendida ou ainda na rejeição pelo pai ou responsável, será expedida uma solicitação de vaga e também um comprovante de comparecimento a chamada escolar e, neste caso, o período de atendimento às solicitações de vagas será entre os dias 25 e 27 de janeiro, na Representação de Ensino de Porto Velho, a rua Júlio de Castilho, 500, centro.
Os pais ou responsáveis legais que não comparecerem nas datas indicadas para efetivar a matrícula perderão o direito a vaga na escola pretendida ou disponível, ficando no aguardo do surgimento de outra possibilidade. “Estes casos serão analisados e acompanhados pela representação de ensino, que manterá informado o Ministério Público e Conselhos Tutelares sobre todo processo de chamada escolar”, destaca a gerente, Ceiça Pinheiro.
Fonte: Decom
Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Escola Municipal de PVH Jerusalém da Amazônia é destaque em RO e entra para o Top 10
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Jerusalém da Amazônia, localizada na zona rural de Porto Velho, na BR-364, Km 13 – sentido Cuiabá, foi destaq

Quando se trata de se preparar para o ENEM, os alunos se deparam com uma ampla gama de opções, cada uma com suas características. Com tantos cursos

A noite do último dia 09 de dezembro marcou um momento especial para o Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA. A Colação de Grau da Turma X

Governo de RO orienta sobre a Chamada Escolar e etapas da matrícula para 2026
O governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) orienta pais e estudantes que perderam o prazo da Chamada Escolar Pública
Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)