Segunda-feira, 9 de janeiro de 2012 - 12h04
O secretário da Educação, Júlio Olivar, explica que a determinação do governador Confúcio Moura é atender da melhor forma possível todos os pais e estudantes. “Não serão medidos esforços por parte da Seduc para garantir vaga a todos que pretende estudar. A busca de pais e alunos por vagas nas escolas públicas é muito grande. Apesar do grande número de vagas ociosas tanto em escolas estaduais quanto municipais, muitos pais querem ver os filhos estudando em escolas tradicionais, e para isso aguardam em listas de espera pela desistência de algum aluno remanejado. Por isso é importante todos comparecerem a chamada escolar”, disse.
A gerente de Apoio, Controle e Avaliação (GACA/Seduc), professora Ceiça Pinheiro, reforça que todos interessados devem se dirigir as escolas pólos para o atendimento nas datas indicadas, portando a certidão de nascimento do estudante, um comprovante de residência atualizado, a carteira de identidade do pai ou do responsável, procuração no caso de representante legal, o comprovante de escolaridade para aqueles oriundos da rede municipal ou de outros municípios e ainda o histórico escolar ou declaração que informe a série de estudo.
“A chamada escolar é fundamental, pois é neste momento que os interessados podem apresentar a documentação dos estudantes e será feita a verificação se existe a vaga na série e na escola pretendida, garantindo um controle por parte da Seduc de todos os encaminhamentos e solicitações para que nenhum estudante fique sem vaga na rede de ensino estadual”, disse.
Após ser feita a comprovação da existência da vaga na unidade escolar de preferência ou em outra escola, a Seduc expedirá o encaminhamento para matrícula dos estudantes entre os dias 16 e 18 de janeiro nas secretarias das escolas indicadas.
No caso de não haver vaga na escola pretendida ou ainda na rejeição pelo pai ou responsável, será expedida uma solicitação de vaga e também um comprovante de comparecimento a chamada escolar e, neste caso, o período de atendimento às solicitações de vagas será entre os dias 25 e 27 de janeiro, na Representação de Ensino de Porto Velho, a rua Júlio de Castilho, 500, centro.
Os pais ou responsáveis legais que não comparecerem nas datas indicadas para efetivar a matrícula perderão o direito a vaga na escola pretendida ou disponível, ficando no aguardo do surgimento de outra possibilidade. “Estes casos serão analisados e acompanhados pela representação de ensino, que manterá informado o Ministério Público e Conselhos Tutelares sobre todo processo de chamada escolar”, destaca a gerente, Ceiça Pinheiro.
Fonte: Decom
O Sebrae em Rondônia está realizando, em Vilhena, um Bootcamp especial direcionado para 225 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da FAVO Es
No último sábado, 28 de junho, o Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA promoveu mais uma edição do Dia de Campo das Agrárias, evento que ac
Porto Velho viveu um momento de emoção e reconhecimento na quinta-feira (26), com a entrega oficial da revitalização completa do Instituto Estadual
Escola do Legislativo divulga programação de cursos durante a 8ª Expobur em Buritis
A Escola do Legislativo (Elero) estará presente na 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur), que acontece entre os dias 2 e 6 de jul