Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Gasto em educação pode ser mais eficiente


 Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil

A diretora do Banco Mundial, Cláudia Costin, disse hoje (3) que o governo brasileiro poderia, a partir do ajuste fiscal, analisar a eficiência dos investimentos em educação. “Podemos aproveitar a crise para fazer um grande balanço de onde estamos gastando o dinheiro da educação. Muitas vezes se gasta mal o dinheiro na área", afirmou Cláudia Costin, que participou, nesta quinta-feira, no Rio, do Seminário Internacional Caminhos para a Qualidade da Educação Pública, promovido pelo Instituto Unibanco e a Folha de S.Paulo.

Apesar de defender a reavaliação das despesas em educação, Cláudia destacou que, mesmo em momentos de crise, é necessário preservar os investimentos na área. “A educação tem de ser um pouco mais protegida que os outros, porque ela constrói o futuro. Ela não garante os votos do governante do momento, mas garante a construção do futuro. Então, os recursos da educação devem ter um olhar muito mais carinhoso no momento em que se pensam cortes.”

Para a diretora do Banco Mundial, é positivo o anúncio do Ministério da Educação de oferecer um curso de formação para os diretores de escolas públicas.  “Sem dúvida, isso vai levar a um gasto mais adequado e uma gestão mais profissionalizada na escola.” Segundo ela, grande parte dos gestores de estabelecimentos de ensino não tem capacitação adequada para a tarefa.

“Hoje, temos professores que recebem formação ainda inadequada para o magistério. Há professores mais experientes para a gestão escolar, muitas vezes sem nenhuma preparação para o desempenho da profissão.”

Sobre a importância dos gestores de escolas públicas, ele informou que as pesquisas mostram que o papel do diretor de escola é decisivo para se criar uma ambiência escolar favorável à aprendizagem e garantir o direito a aprender das crianças.

Essa relevância também foi destacada pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), José Francisco Soares. “A escola é uma interação de pessoas. Existe ainda a noção de buscar o sucesso. São esses fatores que a gente chama de não tangíveis. Por isso, se fala tanto na ideia do diretor que inspira. São não tangíveis, mas são extremamente influentes”, disse Soares em relação à capacidade e empenho do diretor.

A partir das bases de dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), esses gestores podem, segundo o presidente do Inep, buscar exemplos que ajudem na gestão de suas escolas. “Usar na prática [os dados] significa comparar sua escola com uma que atende a alunos parecidos. É muito importante fazer comparações relevantes. Vou comparar minha escola com uma outra que tem condições físicas e alunos parecidos.”

A análise de dados será um dos temas tratados pelo curso de formação que será oferecido aos gestores de escolas públicas. “O dado é fundamental para descrever a realidade. Ou seja, a realidade educacional está refletida nos levantamentos que o Inep faz no censo e nas avaliações”, disse o presidente do Inep.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb

Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb

Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o

Gente de Opinião Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)