Porto Velho (RO) sábado, 27 de novembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Fiocruz Rondônia, Sedi e Semed de Ariquemes aderem ao Movimento Rondônia pela Educação


Fiocruz Rondônia, Sedi e Semed de Ariquemes aderem ao Movimento Rondônia pela Educação - Gente de Opinião

Presidente da Fiero diz que bem instruído, trabalhador brasileiro aumentará produção

 

Ganhando adesão a cada dia, o Movimento Rondônia pela Educação elaborou e está oferecendo ao estado e aos municípios, sem nenhum custo para o serviço público, o Planejamento Estratégico para a Educação em Rondônia com seis objetivos para se alcançar a melhoria da educação e, consequentemente, dos indicadores educacionais do estado. Lançado em maio de 2016, com a adesão inicial de mais de 60 instituições e entidades públicas e privadas, o MRPE acaba de ganhar a adesão do município de Ariquemes e da fundação Oswaldo Cruz e da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi).

 

O Planejamento Estratégico para a Educação contempla seis pontos, a saber: universalizar o acesso à educação em Rondônia e garantir a permanência em todos os níveis e faixa etárias; garantir alfabetização de toda a população do estado; aperfeiçoar e inovar as práticas pedagógicas no interior das escolas; promover a qualidade e a qualificação dos profissionais de educação; melhorar a infraestrutura física, tecnológica e logística das escolas; modernizar a gestão, a aplicação de recursos e os resultados da educação; e integrar escola, família e sociedade em busca da melhoria da qualidade da educação, enfatizando o protagonismo dos alunos.

 

Ao falar da importância da participação de todo o tecido institucional rondoniense no MRPE, o presidente da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero) – entidade que capitaneia e arca com a maioria dos investimentos para manutenção do movimento – pontuou que melhorar a educação da população é garantia de desenvolvimento contínuo e com sustentabilidade.

 

Marcelo Thomé garante que o que impulsiona o Movimento Rondônia pela Educação é reconhecer a importância da educação e que ela precisa ser cuidada e entregue à população de Rondônia de outra forma, diferente da forma como vem sendo feita. Senão, acentua Thomé, continuaremos produzindo os baixos índices de qualidade que o estado de Rondônia vem experimentando, apesar das melhorias que se registram nos últimos anos.

 

“Rondônia é um estado novo e com uma população estudantil ainda pequena, comparado a outros estados. Então, aqui ainda é possível zerar o analfabetismo e ampliar nossos indicadores, o que resultará em formação de mão de obra melhor capacitada ao desenvolvimento do estado”, disse a coordenadora do MRPE, professora doutora Raquel Volpato Serbino.

 

A pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz em Rondônia, doutora Deusilene Vieira, agradeceu pela oportunidade de se juntar ao MRPE, destacando a importância de contribuir de forma direta com a melhoria da educação em Rondônia. Ela fez um breve relato da atuação da Fiocruz Rondônia na formação de pesquisadores, na iniciação científica e, no âmbito do ensino fundamental e médio. Deusilene disse que a Fiocruz ‘reconhece a importância do Movimento e, por isso, está aderindo, para contribuir e fortalecer o MRPE. Todas as instituições ligadas ao movimento podem contar com a gente”, disse.

 

Empresário da área comercial agora ocupando cargo de secretário de estado, o titular da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), Sérgio Gonçalves, disse que acredita na educação como mola propulsora do desenvolvimento humano e que a melhor capacitação dos jovens pode prepara-los também para serem empreendedores, criando seus próprios negócios. “O Governo está começando agora, confesso que não conheço profundamente o movimento, mas sou entusiasta da educação e por isso a Sedi está aderindo, para darmos a nossa contribuição”, reiterou Gonçalves.

 

Para reforçar a necessidade de melhoria da educação, Marcelo Thomé lembrou que um trabalhador americano, que tem melhor nível de educação que o brasileiro, consegue produzir o equivalente ao que produz quatro trabalhadores brasileiros.

 

A secretaria de Educação do município de Ariquemes, Cleuzenir Maria de Jesus, disse que há uma grande expectativa em relação aos objetivos do Movimento Rondônia pela Educação para a melhoria dos indicadores da educação em Ariquemes. “Estamos bem entusiasmados com essa adesão ao MRPE, para alcançarmos os objetivos de obtenção de melhores índices de aprendizagem, com formação continuada, combate à evasão escolar e combate a distorção idade-série”, observou a professora, realçando a importância e consistência das propostas colocadas pelo Movimento.

Prestigiaram também o encontro para adesão ao MRPE, o superintendente e o diretor-técnico do Sebrae, Daniel Pereira e Samuel almeida, respectivamente, e o coordenador técnico do Movimento, professor Edgar Teixeira.

Mais Sobre Educação

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) divulgou nesta quarta-feira, 24/11/2021, na Seção 3 do Diário Oficial da Un

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

O V Congresso Municipal de Educação iniciou, nesta quarta-feira (24), em Porto Velho. O evento reúne mais de 5 mil professores e diretores escolares p

Pais e responsáveis sem acesso à internet podem participar da chamada escolar de forma presencial em Porto Velho

Pais e responsáveis sem acesso à internet podem participar da chamada escolar de forma presencial em Porto Velho

Pais e responsáveis sem acesso à internet, ou com dificuldades de manuseio de aparelho eletrônico, podem buscar, até a próxima sexta-feira (26), um do

Vencedores do prêmio Boas Práticas são anunciados durante Congresso Municipal de Educação em Porto Velho

Vencedores do prêmio Boas Práticas são anunciados durante Congresso Municipal de Educação em Porto Velho

Os dez vencedores da 3ª edição do prêmio Boas Práticas foram reconhecidos nesta quarta-feira (24). A premiação aconteceu durante a solenidade de abe