Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

FIMCA realiza I Seminário Formas de Conhecimento


FIMCA realiza I Seminário Formas de Conhecimento - Gente de Opinião


Legitimar as diferentes formas de conhecimento e torná-las acessíveis à sociedade são assuntos que têm gerado amplo debate na academia, instituições de pesquisa e agências de fomento à pesquisa. O tema foi abordado no I Seminário Formas de Conhecimento: Saberes da Sociedade, realizado nos dias 9 e 10 de maio, no auditório da FIMCA/METROPOLITANA. Promovido pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, e pela Faculdade Metropolitana, o encontro foi organizado pelo professor Gilmar dos Santos Nascimento, com o apoio dos acadêmicos dos cursos de Serviço Social, Pedagogia, Nutrição e Fisioterapia.

Segundo os promotores do seminário, seus objetivos foram “buscar novos paradigmas que possam estabelecer pontes de diálogos com as visões de mundos distintas, e por vezes conflitantes, desafio e horizonte que a academia precisa enfrentar, como instância mais universal e universalizante do saber, quer o estabelecido como científico ou não”, revelou o professor Gilmar. “Sem preconceito, com serenidade e responsabilidade, a educação superior há que se posicionar no seio dessas temáticas desafiadoras, para daí, quiçá, encontrar o elo de uma fraternidade universal, germe inquietante desde o mais primitivo humano até o tecnologizado Homo sapiens multidimensional”, concluiu.

O I Seminário Formas de Conhecimento: Saberes da Sociedade faz parte da vasta programação da Segunda Jornada Acadêmica de Serviço Social da FIMCA, que começou no dia nove e vai até o dia vinte e nove de maio, com palestras, seminários e oficinas.

O evento foi aberto às 19 horas do dia nove de maio, com uma palestra do professor Gilmar Nascimento sobre o tema: “As visões de mundo como fundamento do conhecimento: busca de novos paradigmas”. No dia seguinte, às 15 horas, foram abertas as oficinas temáticas: Saberes Afro, sob a condução do professor Marconi Morais de Vasconcelos; Saberes da Floresta, com a participação da fisioterapeuta Ana Maria Ramos; Saberes Científicos, com o professor Dr. Clarides Henrich de Barba, da UNIR; Saberes Orientais, com Rosano Tanab; Saberes Espirituais, com Orlando Nunes; e Saberes Esotéricos, com a professora e mestre Marivete Fontenele de Melo.

Fonte: Sérgio Mello
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

O Sebrae em Rondônia realizou nessa quinta-feira (12), no município de Ariquemes, o Prêmio do Programa Educador Transformador. A premiação que é uma

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro

O ensino online está proporcionando qualificação de mão de obra em todos os 52 municípios de Rondônia. Com o objetivo de manter esse ritmo de expans

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade

A comunidade acadêmica da Faculdade Metropolitana retomou as aulas na manhã desta terça-feira (10), após três dias de luto institucional decretados

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026

Com o tema “Transformando Vidas por meio da Educação”, o governo de Rondônia deu início ao ano letivo de 2026, marcando uma nova temporada de avanços

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)