Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

FIMCA abre sua II Semana de Agronomia


 Gente de Opinião

 

Uma palestra sobre “A realidade e a perspectiva do leite e derivados no Brasil”, proferida pelo Dr. Sebastião Teixeira Gomes, e outra com o Dr. Odair Teles Bessa, Assessor de Relações Institucionais do CREA/RO e Orientador do Programa CREA-JOVEN em Porto Velho, Rondônia, abriram nesta segunda-feira (19/11) a programação da II Semana de Agronomia da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho.

O evento, que tem como tema “Agricultura Sustentável – Mitos e Verdade” se estende até o dia 23, com a seguinte programação:

SEGUNDA-FEIRA dia 19/11/2012

19:00 PALESTRA

Tema: A realidade e a perspectiva do leite e derivados no Brasil.

Palestrante: Dr. Sebastião Teixeira Gomes – USP/SP.

20:30 ATIVIDADE CULTURAL

Tema: Danças típicas

21:00 PALESTRA

Tema: A importância do CREA no curso de agronomia.

Palestrante: Odair Teles Bessa – Assessor de Relações Institucionais do CREA/RO.

TERÇA-FEIRA dia 20/11/2012

14:00 ÀS 18:00 MINICURSOS

Tema: Perspectiva da piscicultura em Rondônia.

Palestrantes: Engenheira de Pesca: Maria Mirtes de Lima Pinheiro; Engenheiro Agrônomo: Hélio Pinheiro Técnico da Emater: Elande Batista Sales.

19:00 ÀS 22:00 PALESTRA

Tema: Agricultura Sustentável: mitos e verdades.

Representantes: ELETRONORTE (Fernando Inácio Bastos e Joyce Mary Began), JIRAU (Marco Canedo), SEMAGRIC (Hildebrando Antunes Junior), SEAGRI (Antônio Deuseminio de Almeida).

19:00 ATIVIDADE CULTURAL

Tema: Apresentação musical.

QUARTA-FEIRA dia 21/11/2012

Tema: Perspectiva da piscicultura em Rondônia.

Palestrantes: Engenheira de Pesca: Maria Mirtes de Lima Pinheiro; Engenheiro Agrônomo: Hélio Pinheiro Técnico da Emater: Elande Batista Sales

19:00 ÀS 22:00 PALESTRA

Tema: Integração Lavoura-Pecuária-Floresta.

Palestrante: Dr. Claudio Ramalho Townsend (Embrapa - RO)

19:00 ATIVIDADE CULTURAL

Tema: Apresentação musical.

QUINTA-FEIRA dia 22/11/2012

19:00 ÀS 22:00

Tema: I Feira agronômica e de produtos da agricultura familiar.

Participantes: agricultores familiares e acadêmicos do curso de agronomia

SEXTA-FEIRA dia 23/11/2012

19:00 ÀS 22:00 PALESTRA

Tema: Apresentação de trabalhos acadêmicos sobre agricultura.

Participantes: Acadêmicos do curso de agronomia

Segundo a Profa. Dra. Andréa Lacerda Bitencourt de Souza, coordenadora do Curso de Agronomia da FIMCA, a II Semana de Agronomia da FIMCA é destinada aos acadêmicos do Curso de Agronomia da FIMCA e de outras Instituições de Ensino Superior, assim como a estudantes e profissionais das áreas de Zootecnia, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Nutrição; Administração de Empresas; Gestão Comercial; Engenharia Florestal, dentre outros.

Organizada pelos professores Dra. Andréa Lacerda Bitencourt de Souza, Dra. Marcela Campanharo e Dr. Laudir Jorge Ballico, o evento tem como objetivos apresentar temas relacionados ao agronegócio que demonstrem os desafios em desenvolver uma agricultura moderna em consonância com a sustentabilidade socioeconômico ambiental da atividade; informar aos participantes a importância da conservação do solo, da água e dos recursos genéticos vegetais e animais para que a agricultura seja tecnicamente adequada, economicamente viável e socialmente aceitável; e explanar sobre a importância de reduzir o uso de recursos não-renováveis (produtos agroquímicos), promovendo os recursos renováveis (adubação orgânica), de modo a preservar o ambiente ou a saúde dos agricultores e dos consumidores.  

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de RO conclui calendário de pagamentos com ações de valorização a mais de 18 mil servidores da Educação

Governo de RO conclui calendário de pagamentos com ações de valorização a mais de 18 mil servidores da Educação

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou neste mês de dezembro, os repasses que integram o conjunto de

Professores recebem o retroativo do piso da categoria do Piso Nacional do Magistério

Professores recebem o retroativo do piso da categoria do Piso Nacional do Magistério

A Prefeitura esclareceu que as retenções referentes à contribuição sindical e aos honorários advocatícios decorrem exclusivamente do acordo judicial f

Prefeitura de Porto Velho garante pagamento do piso do magistério e abono a servidores da educação

Prefeitura de Porto Velho garante pagamento do piso do magistério e abono a servidores da educação

A Prefeitura de Porto Velho informa que o pagamento do piso salarial do magistério municipal e o abono destinado ao grupo de apoio educacional estarão

Prefeitura de Porto Velhp começa inscrições do processo seletivo da educação com 165 vagas

Prefeitura de Porto Velhp começa inscrições do processo seletivo da educação com 165 vagas

A Prefeitura de Porto Velho iniciou nesta sexta-feira (26), o Processo Seletivo Simplificado da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para contrata

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)