Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Fiero: Movimento Rondônia pela Educação conta com adesão de 14 Prefeituras rondonienses


Fiero: Movimento Rondônia pela Educação conta com adesão de 14 Prefeituras rondonienses - Gente de Opinião

Porto Velho; Ariquemes; Candeias do Jamari; Cerejeiras; Cujubim; Vilhena; Primavera de Rondônia; Santa Luzia do Oeste; São Francisco do Guaporé; Seringueiras; Alvorada do Oeste; Urupá; Cacoal e Rolim de Moura, são os municípios rondonienses, até o momento, a aderir, através das respectivas Prefeituras, ao Movimento Rondônia pela Educação (MRPE), cuja a meta é apresentar e implantar o planejamento estratégico aos demais municípios de Rondônia.

 

Houve também as adesões da Associação Comercial e da secretária de Educação de Rolim de Moura, Vania Regina da Silva, assim como reunião com diretores de escolas daquele município visando a apresentação do planejamento estratégico e as ações do MRPE em Rondônia.

 

Lançado em maio de 2016, o Movimento Rondônia pela Educação, prestes a completar três anos de existência, além das 14 prefeituras conta com a adesão de 125 instituições, como empresas privadas, órgãos públicos, de controladoria, escolas, universidades e até instituições bancárias.

 

Segundo o coordenador executivo do MRPE, Edgar Teixeira explica que a proposta do planejamento do MRPE contempla e se alinha às metas do Plano Nacional de Educação, Plano Estadual de Educação e, por conseguinte, aos Planos Municipais de Educação e do Educação Já, do Movimento Todos pela Educação.

 

O planejamento traz em seu bojo a missão de ter uma educação de qualidade, universalizada, moderna e de resultados efetivos; colocar Rondônia entre os cinco melhores estados na avaliação de indicadores de educação do país até 2028. Para isso, foram definidos quatro programas estratégicos visando a transformação da educação em Rondônia: Programa Excelência na Gestão; Programa de Modernização Pedagógica; Programa Amplia Escola, e Programa Escola 4.0.

 

O diretor técnico do Sebrae, Samuel Silva de Almeida tem participado das visitas aos municípios apresentando o programa Cidade Empreendedora, que tem como eixos principais, governança e inovação, desburocratização dos negócios e sistemas; implantação de REDESIM, um programa visando a otimização dos trabalhos por meio da tecnologia, fomentar o acesso ao crédito; acesso à justiça; sustentabilidade ambiental, entre outros.

 

Almeida ressalta a importância da parceria Sebrae, Fiero e MRPE, instituições envolvidas na melhoria da qualidade da educação no estado, o desenvolvimento das cidades com foco no empreendedorismo, crescimento econômico, social, educação, trabalho e outras áreas fundamentais para a qualidade de vida.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb

Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb

Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o

Gente de Opinião Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)