Sábado, 3 de dezembro de 2016 - 08h35
Deu início na última segunda-feira, 28, o XII Encontro Nacional de Engenharia de Sedimentos - ENES, que pela primeira vez ocorre na região Norte, em Porto Velho. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos – ABRH e sediado na FARO- Faculdade de Rondônia, campus BR.
A solenidade de abertura do XII ENES, realizada no Salão Nobre da FARO, apresentou a mesa diretiva composta pelo Presidente da Comissão de Engenharia de Sedimentos –pesquisador e Me. Henrique Bernini, o Presidente de Honra da Comissão – Dr. Newton de Oliveira Carvalho, a Subdiretora Acadêmica da FARO – Profa. Ana Célia Galdino, representantes da Universidade de Brasília – prof. Dr. Henrique Roig, do Sistema de Proteção da Amazônia–SIPAM – Mirian Marcolino, da Companhia de Pesquisa em Recursos Minerais–CPRM – Frederico Alves e da Agência Nacional de Águas–ANA – Pedro Cunha, além de participantes de diversos estados e de outros países.
Após a cerimônia, houve a Conferência Magna intitulada “A questão dos sedimentos no Brasil: uma visão da Sedimentologia”, ministrada pelo Dr. Newton de Oliveira Carvalho – ABRH.
Dentre as atividades, estão sendo realizados minicursos com os temas: Método Lógico para Redação Científica, ministrado pelo Dr. Teodorico Alves Sobrinho – UFMS; Hidrologia Espacial, ministrado pelo Dr. Raul Espinoza Villar – IRD/National University of San Marcos, Peru; Hidrossedimentos, ministrado pelo Dr. Álvaro José Back - EPAGRI.
Além de Ciclos de Palestras, Sessões Técnicas e Mesas-Redondas, abordando os impactos no processo de erosão, transporte e deposição de sedimentos. Exemplo disto, foi a primeira palestra, com o tema: “Geoquímica, Processos sedimentológicos”, desenvolvida pelo engenheiro químico e membro da ABRH - MG, Dr. Geraldo Wilson Junior, um dos maiores pesquisadores da área com experiência no Brasil, França e Bélgica.
“Tivemos discussões relevantes para a questão da engenharia de sedimentos no país, como o caso de Mariana, no Rio Doce, que foi um desastre causado pela barragem de rejeitos de sedimentos, e também assuntos que abordam a Rede Nacional Sedimentométrica com a ampliação e atualização desses estudos. Já para o nosso estado, temos discussões que podem refletir no problema do assoreamento do Rio Madeira.” – ressaltou Bernini.
A programação do XII ENES segue até o dia 02 de dezembro, finalizando com atividades de campo no rio Madeira e estação pluviométrica, para fazer medições e levantamento de dados hidrométricos para a Rede Sedimentométrica do Brasil.
Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb
Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o
Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)