Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Evento esclarece dúvidas sobre o TDAH


As dúvidas sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em crianças e adolescentes ainda têm tirado o sono de muitos pais. Pensando nas famílias, o Instituto NeuroSaber vai promover a ll Semana Entendendo o TDAH, dos dias 3 a 10 de setembro. Totalmente online e gratuito, as aulas ministradas pelo neurologista infantil, Dr. Clay Brites, serão voltadas para pais, professores, cuidadores e profissionais da saúde e educação.

Durante o programa, serão respondidas questões como, por exemplo, o que fazer e como lidar com crianças e adolescentes com TDAH, a importância do diagnóstico, técnicas e intervenções, quais os tratamentos estão disponíveis, quais medicações são seguras entre outros.

Segundo Brites, o TDAH é considerado atualmente uma das condições médicas mais pesquisadas e posta à prova de evidências científicas. Levantamento feito pelo DSM-5 (Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) acredita que o transtorno ocorre em 5% das crianças e 2,5% dos adultos.

Ainda de acordo com o estudo, o problema é mais frequente, na população geral, em meninos do que em meninas. Quando feita a comparação entre o público infantil e os demais, a pesquisa constatou que a proporção de TDAH se configura da seguinte forma: 2:1 em crianças e 1,6:1 em adultos.

Preocupação de pais e professores

Estudos comprovam que crianças com TDAH têm mais riscos de dificuldades de aprendizagem e maior probabilidade de reprovação escolar. “E, futuramente, estão mais propensas a não conseguir entrar no ensino superior”, comenta o especialista.

Para piorar a situação, muitos pais, professores e cuidadores têm muitas dúvidas sobre como diferenciar o que é um comportamento normal ou anormal para a idade. Ainda por cima, há grande desconhecimento sobre o diagnóstico e o tratamento do TDAH. “Infelizmente, são diversos mitos envolvidos que precisam ser esclarecidos de uma vez por todas”.

- Caso não seja bem tratado, o transtorno pode causar diversos prejuízos durante toda a vida da pessoa, como problemas de rendimento no trabalho e nas atividades acadêmicas, severas restrições na autoestima, traumas, quedas e hospitalizações, desagregação familiar entre outros fatores - alerta.

Sobre Clay Brites:

Um dos fundadores do Instituto NeuroSaber, Clay Brites é formado em Pediatria e Neuropediatria pela Santa Casa de São Paulo. É membro titular da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), doutorando em Ciências Médicas pela UNICAMP e vice-presidente da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e Profissões Afins (ABENEPI-PR).

Sobre a NeuroSaber:

O projeto nasceu da necessidade de auxiliar familiares, professores, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, médicos e demais interessados na compreensão sobre transtornos de aprendizagem e comportamento. A iniciativa tem como objetivo compartilhar informações valiosas para impactar as áreas da saúde e educação, além de unir especialistas do Brasil e do exterior.


Mais informações:

ll Semana Entendendo o TDAH

Data: de 3 a 10 de setembro

Inscrições: https://pcv.neurosaber.com.br/2a-semana-entendendo-o-tdah-inscricoes/

Não emite certificado. Gratuito e online

Site Instituto NeuroSaber: https://neurosaber.com.br /

Facebook Instituto NeuroSaber: www.facebook.com/neurosaber

Gente de OpiniãoSexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb

Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb

Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o

Gente de Opinião Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)