Quarta-feira, 7 de maio de 2014 - 07h44
Os alunos do curso de Graduação e Pós-Graduação em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), câmpus de Vilhena, estão realizando, esta semana, trabalho de campo nos municípios de Vilhena, Colorado do Oeste, Corumbiara e Ji-Paraná. A atividade iniciou na segunda, dia 5, e encerra na próxima quinta-feira, dia 8 de maio. O objetivo é verificar in loco os diversos usos da terra no espaço agrário rondoniense, entre eles o agronegócio da soja e da pecuária de corte, ambas as mercadorias com fortes vínculos no mercado nacional e internacional, e a agricultura familiar, com suas dimensões produtivas, sociais, ambientais e territoriais.
No primeiro dia (5), os acadêmicos fizeram uma visita ao campo experimental da EMBRAPA de Vilhena. Lá participaram de palestras e puderam observar unidades experimentais de milho, soja, arroz e girassol, além dos avanços tecnológicos utilizados no melhoramento genético das culturas anuais. Também visitam o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Vilhena e Chupinguaia (STTR), oportunidade em que foi discutida a questão da luta pela terra e as experiências produtivas desenvolvidas pelo segmento da agricultura familiar, articulada ao empoderamento social e preservação ambiental.
Os estudantes também percorreram propriedades familiares, identificando a policultura, a produção de leite, a organização social, e dialogaram com os produtores sobre as formas diversas, mas comunitárias, de uso do território pelas famílias camponesas. E ainda está agendado, para os dias 7 e 8 de maio, o contato dos estudantes com outras experiências produtivas e sociais do trabalho familiar, em assentamentos rurais nos municípios de Corumbiara e Ji-Paraná, destacando-se a produção de leite, a agroecologia e as experiências produtivas de jovens e mulheres como expressão da organização e fortalecimento do território da agricultura familiar.
Para o acadêmico do 3º período de Geografia, Alcimar Silva de Andrade, vários conceitos discutidos em sala de aula são percebidos em campo, principalmente as diferenças na paisagem, os sistemas produtivos e as formas de trabalho no campo.
A disciplina que oportunizou a realização do trabalho foi a de Geografia Agrária, sob a orientação do professor Ricardo Gilson da Costa Silva. Ele afirma que “vivenciamos lógicas complementares e contraditórias na produção do espaço agrário rondoniense” e que “o trabalho de campo é um processo importante para que os estudantes possam ver, na prática, as transformações territoriais contemporâneas que atingem nosso cotidiano”.
A estudante do Mestrado em Geografia, Silvia Corrêa, observa que “o avanço do capital no cone sul do estado evidencia diferentes formas e processos de produção do espaço agrário, constatando-se usos e lógicas distintos de apropriação da terra, produzido tanto pelo agronegócio, quanto pelo campesinato”.
Escola Estadual em Tempo Integral Brasília é destaque pela história e transformações, em Rondônia
Instituição de Ensino Médio em Tempo Integral referência no Estado, a Escola Estadual Brasília celebra neste ano mais de quatro décadas de existênc
Na manhã de quarta-feira (17), a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) promoveu uma capacitação destinada aos estagiários de nível médio e supe
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) abriu edital de Processo Seletivo Especial via notas no Ensino Médio, para preenchimento de vagas remanesc
Senac Rondônia recebe simulador realístico para os cursos de saúde
O Sistema Fecomércio Rondônia, por meio do Senac, conta agora com uma inovação tecnológica em nossa Unidade de ensino, uma vez que foi adquirido o B