Porto Velho (RO) segunda-feira, 6 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Estudantes Geografia da UNIR realizam trabalho de campo


Os alunos do curso de Graduação e Pós-Graduação em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), câmpus de Vilhena, estão realizando, esta semana, trabalho de campo nos municípios de Vilhena, Colorado do Oeste, Corumbiara e Ji-Paraná. A atividade iniciou na segunda, dia 5, e encerra na próxima quinta-feira, dia 8 de maio. O objetivo é verificar in loco os diversos usos da terra no espaço agrário rondoniense, entre eles o agronegócio da soja e da pecuária de corte, ambas as mercadorias com fortes vínculos no mercado nacional e internacional, e a agricultura familiar, com suas dimensões produtivas, sociais, ambientais e territoriais.

No primeiro dia (5), os acadêmicos fizeram uma visita ao campo experimental da EMBRAPA de Vilhena. Lá participaram de palestras e puderam observar unidades experimentais de milho, soja, arroz e girassol, além dos avanços tecnológicos utilizados no melhoramento genético das culturas anuais. Também visitam o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Vilhena e Chupinguaia (STTR), oportunidade em que foi discutida a questão da luta pela terra e as experiências produtivas desenvolvidas pelo segmento da agricultura familiar, articulada ao empoderamento social e preservação ambiental.

Os estudantes também percorreram propriedades familiares, identificando a policultura, a produção de leite, a organização social, e dialogaram com os produtores sobre as formas diversas, mas comunitárias, de uso do território pelas famílias camponesas. E ainda está agendado, para os dias 7 e 8 de maio, o contato dos estudantes com outras experiências produtivas e sociais do trabalho familiar, em assentamentos rurais nos municípios de Corumbiara e Ji-Paraná, destacando-se a produção de leite, a agroecologia e as experiências produtivas de jovens e mulheres como expressão da organização e fortalecimento do território da agricultura familiar.

Para o acadêmico do 3º período de Geografia, Alcimar Silva de Andrade, vários conceitos discutidos em sala de aula são percebidos em campo, principalmente as diferenças na paisagem, os sistemas produtivos e as formas de trabalho no campo.

A disciplina que oportunizou a realização do trabalho foi a de Geografia Agrária, sob a orientação do professor Ricardo Gilson da Costa Silva. Ele afirma que “vivenciamos lógicas complementares e contraditórias na produção do espaço agrário rondoniense” e que “o trabalho de campo é um processo importante para que os estudantes possam ver, na prática, as transformações territoriais contemporâneas que atingem nosso cotidiano”.

A estudante do Mestrado em Geografia, Silvia Corrêa, observa que “o avanço do capital no cone sul do estado evidencia diferentes formas e processos de produção do espaço agrário, constatando-se usos e lógicas distintos de apropriação da terra, produzido tanto pelo agronegócio, quanto pelo campesinato”.

Fonte: UNIR
 

Mais Sobre Educação

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Foi prorrogada até o dia 20/12/2021 a seleção de alunos que ingressarão no primeiro semestre de 2022 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tec

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a