Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Estudantes brasileiros vão disputar Olimpíada de Astronomia e Astronáutica no Panamá


Prof João Canalle - OBA - Foto Divulgação - Gente de Opinião
Prof João Canalle - OBA - Foto Divulgação

Cinco estudantes vão representar a equipe brasileira durante a 15ª Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA) que vai acontecer entre os dias 09 e 13 de outubro no Panamá. O grupo foi selecionado pelo resultado obtido na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

 

O Brasil vai ser representado por Davi de Lima Coutinho Dos Santos, de 17 anos, de Itatiba\SP; Gustavo Mesquita Franca, de 17 anos, de Fortaleza\CE; Hugo Fares Menhem, de 17 anos, São Paulo\SP, Larissa Midori Miamura, de 17 anos, de São Paulo\SP e Mychel Lopes Segrini, de 17 anos, de Vitória\ES.

 

Os brasileiros vão disputar conhecimento sobre astronomia e astronáutica com estudantes da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, entre outros. Durante a olimpíada, os participantes realizam provas teóricas e práticas individualmente e em grupo, além de prova de observação astronômica e de lançamento de foguetes de garrafas PET.

 

Segundo o coordenador nacional da OBA, o astrônomo Prof. Dr. João Batista Garcia Canalle, a equipe passou por diversos treinamentos durante o ano e contou com o apoio de astrônomos, medalhistas, engenheiros, entre outros. “A responsabilidade é grande, pois o Brasil já conquistou dezenas de medalhas em olimpíadas no exterior ligadas à astronomia e ciências afins, mas acreditamos que teremos ótimos resultados”.

 

Seleção 

Antes de encarar uma olimpíada internacional, os estudantes precisam atingir uma alta pontuação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) do ano anterior. Em seguida, são convidados para participarem de diversas etapas de classificação, com provas e treinamentos on-line e presenciais até a escolha final da equipe que vai representar o país.

 

Sobre a OLAA

Fundada em Montevidéu (Uruguai) em 2008, com a participação do Brasil, a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA) é um evento organizado por representantes de países latino-americanos com o intuito de popularizar a astronomia e a astronáutica e valorizar os talentos escolares mais destacados, promovendo a colaboração mútua entre as nações.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

UNIR abre concurso com 47 vagas para professores efetivos em diversas áreas

UNIR abre concurso com 47 vagas para professores efetivos em diversas áreas

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) publicou nesta quarta-feira (4) novo edital de concurso público para seleção de 47 professores efetivos do

Cerimônia do Prêmio Educador Transformador ocorrerá em Ariquemes

Cerimônia do Prêmio Educador Transformador ocorrerá em Ariquemes

A 3ª edição do Prêmio Educador Transformador terá sua cerimônia de premiação realizada no dia 12 de fevereiro, às 19 horas, no CEI - Centro de Empre

Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb

Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb

Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)