Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Estão abertas as inscrições para o mestrado em Ciências Ambientais


O curso de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PGCA) da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e da Embrapa Rondônia, abre as inscrições para o processo seletivo de mestrado em Ciências Ambientais. O ingresso será a partir do segundo semestre de 2013 e o edital já está disponível no site do curso (www.pgca.unir.br). Neste momento, serão oferecidas 16 vagas, a serem ocupadasEstão abertas as inscrições para o mestrado em Ciências Ambientais - Gente de Opinião pelos candidatos que atenderem aos requisitos para inscrição e forem aprovados no processo de seleção.

O processo será realizado em quatro etapas: análise geral da documentação apresentada na inscrição pelo candidato; análise do Projeto de Pesquisa, de caráter eliminatório; avaliação do desempenho acadêmico, com base no histórico escolar e no Curriculum Vitae, de caráter classificatório; e entrevista, de caráter eliminatório.

A área de concentração do curso é “Biodiversidade amazônica e Agricultura Sustentável”, e está estruturado em duas linhas de pesquisa: Prospecção de produtos da sociobiodiversidade e sustentabilidade do bioma amazônico; e Inter-relações nos sistemas de produção animal e vegetal no bioma amazônico.

O mestrado em Ciências Ambientais aprovado recentemente pela resolução 322/CONSEA, de 27 de setembro de 2013, é integral e está autorizado pela Capes. A sede do curso será em Rolim de Moura, Campus Universitário da Unir, porém, as atividades, disciplinas e pesquisa, poderão ser realizadas nos municípios de Rolim de Moura e Porto Velho, a critério da coordenação do curso, dos orientadores, e das necessidades do projeto de dissertação do estudante.

Em caso de dúvidas, ou mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria do Mestrado em Ciências Ambientais – Campus Rolim de Moura, Unir – pelo e-mail: pgca@unir.br.


Parceria Embrapa e Unir

O curso de mestrado em Ciências Ambientais é o primeiro e único do estado. Fruto de uma parceria entre a Unir e a Embrapa Rondônia, tem como objetivo a formação de profissionais aptos a atenderem demandas da Amazônia por inovação científica e tecnológica para o desenvolvimento sustentável da região.

Para o pesquisador da Embrapa Rondônia, Alexandre Passos, a Embrapa é pioneira em diversas linhas de pesquisas voltadas ao desenvolvimento de sistemas sustentáveis de produção animal e vegetal no bioma amazônico. Nesse sentido, o mestrado terá como foco o desenvolvimento sustentável da região por meio da prospecção e utilização racional da biodiversidade existente. “O curso visa à construção do conhecimento e de tecnologias agrícolas que contribuam para o avanço da fronteira do conhecimento e a incorporação de tecnologias emergentes e apropriadas para a Amazônia”, destaca.


A parceria na criação do mestrado proporciona a formação de profissionais competentes na área de ciências ambientais, que poderão desenvolver trabalhos de pesquisa aproveitando a infraestrutura, o corpo docente e os orientadores das duas instituições.

Fonte: Renata Kelly da Silva

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

‘Educação em Transformação’: Dr. Aparício Carvalho lança livro sobre as mudanças que moldam o futuro da educação da sociedade.

‘Educação em Transformação’: Dr. Aparício Carvalho lança livro sobre as mudanças que moldam o futuro da educação da sociedade.

O Dr. Aparício Carvalho de Moraes é um nome de destaque no cenário educacional e político-social de Rondônia, com uma trajetória bem-sucedida em amb

“Quero ser delegada”: estudante destaca importância do aulão para o Enem

“Quero ser delegada”: estudante destaca importância do aulão para o Enem

O sonho de cursar Direito, ser aprovada em um concurso e tornar-se delegada impulsiona Fabíola Guedes, de 17 anos. Filha de um produtor de café e

PS UNIR 2026 - publicados editais de Medicina com 40 vagas para o primeiro semestre

PS UNIR 2026 - publicados editais de Medicina com 40 vagas para o primeiro semestre

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) publicou nesta segunda-feira, dia 15 de setembro, os editais do Processo Seletivo 2026 para o curso de Medic

Presidente da Assembleia comemora sucesso do Acelero Enem 2025 em vários municípios de Rondônia

Presidente da Assembleia comemora sucesso do Acelero Enem 2025 em vários municípios de Rondônia

O projeto Acelero Enem 2025, iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), com organ

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)