Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Estão abertas as inscrições para o mestrado em Ciências Ambientais


O curso de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PGCA) da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e da Embrapa Rondônia, abre as inscrições para o processo seletivo de mestrado em Ciências Ambientais. O ingresso será a partir do segundo semestre de 2013 e o edital já está disponível no site do curso (www.pgca.unir.br). Neste momento, serão oferecidas 16 vagas, a serem ocupadasEstão abertas as inscrições para o mestrado em Ciências Ambientais - Gente de Opinião pelos candidatos que atenderem aos requisitos para inscrição e forem aprovados no processo de seleção.

O processo será realizado em quatro etapas: análise geral da documentação apresentada na inscrição pelo candidato; análise do Projeto de Pesquisa, de caráter eliminatório; avaliação do desempenho acadêmico, com base no histórico escolar e no Curriculum Vitae, de caráter classificatório; e entrevista, de caráter eliminatório.

A área de concentração do curso é “Biodiversidade amazônica e Agricultura Sustentável”, e está estruturado em duas linhas de pesquisa: Prospecção de produtos da sociobiodiversidade e sustentabilidade do bioma amazônico; e Inter-relações nos sistemas de produção animal e vegetal no bioma amazônico.

O mestrado em Ciências Ambientais aprovado recentemente pela resolução 322/CONSEA, de 27 de setembro de 2013, é integral e está autorizado pela Capes. A sede do curso será em Rolim de Moura, Campus Universitário da Unir, porém, as atividades, disciplinas e pesquisa, poderão ser realizadas nos municípios de Rolim de Moura e Porto Velho, a critério da coordenação do curso, dos orientadores, e das necessidades do projeto de dissertação do estudante.

Em caso de dúvidas, ou mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria do Mestrado em Ciências Ambientais – Campus Rolim de Moura, Unir – pelo e-mail: pgca@unir.br.


Parceria Embrapa e Unir

O curso de mestrado em Ciências Ambientais é o primeiro e único do estado. Fruto de uma parceria entre a Unir e a Embrapa Rondônia, tem como objetivo a formação de profissionais aptos a atenderem demandas da Amazônia por inovação científica e tecnológica para o desenvolvimento sustentável da região.

Para o pesquisador da Embrapa Rondônia, Alexandre Passos, a Embrapa é pioneira em diversas linhas de pesquisas voltadas ao desenvolvimento de sistemas sustentáveis de produção animal e vegetal no bioma amazônico. Nesse sentido, o mestrado terá como foco o desenvolvimento sustentável da região por meio da prospecção e utilização racional da biodiversidade existente. “O curso visa à construção do conhecimento e de tecnologias agrícolas que contribuam para o avanço da fronteira do conhecimento e a incorporação de tecnologias emergentes e apropriadas para a Amazônia”, destaca.


A parceria na criação do mestrado proporciona a formação de profissionais competentes na área de ciências ambientais, que poderão desenvolver trabalhos de pesquisa aproveitando a infraestrutura, o corpo docente e os orientadores das duas instituições.

Fonte: Renata Kelly da Silva

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Educação nota máxima: Medicina da Faculdade Metropolitana de Rondônia tem ensino reconhecido pelo MEC e vivido pelos acadêmicos

Educação nota máxima: Medicina da Faculdade Metropolitana de Rondônia tem ensino reconhecido pelo MEC e vivido pelos acadêmicos

O curso de Medicina da Faculdade Metropolitana de Rondônia alcançou, em 2025, um importante reconhecimento institucional ao receber nota máxima 5 na

Exposição valoriza produções artísticas de crianças da Educação Especial na Semed

Exposição valoriza produções artísticas de crianças da Educação Especial na Semed

A Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho (Semed) recebe, até a próxima quarta-feira, 24/12, a exposição de pinturas em tela produzidas por cr

Prefeitura de Porto Velho abre Processo Seletivo Simplificado para contratação de professores

Prefeitura de Porto Velho abre Processo Seletivo Simplificado para contratação de professores

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), publicou o Edita

Congresso de Educação Física e Esporte Escolar encerra atividades com destaque à inclusão e ao esporte paralímpico

Congresso de Educação Física e Esporte Escolar encerra atividades com destaque à inclusão e ao esporte paralímpico

O XI Congresso Estadual de Educação Física e Esporte Escolar 2025 foi concluído na quinta-feira (11), em Porto Velho. Promovido pelo governo de Rond

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)