Porto Velho (RO) quarta-feira, 19 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Educação

Estão abertas as inscrições para o mestrado em Ciências Ambientais


O curso de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PGCA) da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e da Embrapa Rondônia, abre as inscrições para o processo seletivo de mestrado em Ciências Ambientais. O ingresso será a partir do segundo semestre de 2013 e o edital já está disponível no site do curso (www.pgca.unir.br). Neste momento, serão oferecidas 16 vagas, a serem ocupadasEstão abertas as inscrições para o mestrado em Ciências Ambientais - Gente de Opinião pelos candidatos que atenderem aos requisitos para inscrição e forem aprovados no processo de seleção.

O processo será realizado em quatro etapas: análise geral da documentação apresentada na inscrição pelo candidato; análise do Projeto de Pesquisa, de caráter eliminatório; avaliação do desempenho acadêmico, com base no histórico escolar e no Curriculum Vitae, de caráter classificatório; e entrevista, de caráter eliminatório.

A área de concentração do curso é “Biodiversidade amazônica e Agricultura Sustentável”, e está estruturado em duas linhas de pesquisa: Prospecção de produtos da sociobiodiversidade e sustentabilidade do bioma amazônico; e Inter-relações nos sistemas de produção animal e vegetal no bioma amazônico.

O mestrado em Ciências Ambientais aprovado recentemente pela resolução 322/CONSEA, de 27 de setembro de 2013, é integral e está autorizado pela Capes. A sede do curso será em Rolim de Moura, Campus Universitário da Unir, porém, as atividades, disciplinas e pesquisa, poderão ser realizadas nos municípios de Rolim de Moura e Porto Velho, a critério da coordenação do curso, dos orientadores, e das necessidades do projeto de dissertação do estudante.

Em caso de dúvidas, ou mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria do Mestrado em Ciências Ambientais – Campus Rolim de Moura, Unir – pelo e-mail: pgca@unir.br.


Parceria Embrapa e Unir

O curso de mestrado em Ciências Ambientais é o primeiro e único do estado. Fruto de uma parceria entre a Unir e a Embrapa Rondônia, tem como objetivo a formação de profissionais aptos a atenderem demandas da Amazônia por inovação científica e tecnológica para o desenvolvimento sustentável da região.

Para o pesquisador da Embrapa Rondônia, Alexandre Passos, a Embrapa é pioneira em diversas linhas de pesquisas voltadas ao desenvolvimento de sistemas sustentáveis de produção animal e vegetal no bioma amazônico. Nesse sentido, o mestrado terá como foco o desenvolvimento sustentável da região por meio da prospecção e utilização racional da biodiversidade existente. “O curso visa à construção do conhecimento e de tecnologias agrícolas que contribuam para o avanço da fronteira do conhecimento e a incorporação de tecnologias emergentes e apropriadas para a Amazônia”, destaca.


A parceria na criação do mestrado proporciona a formação de profissionais competentes na área de ciências ambientais, que poderão desenvolver trabalhos de pesquisa aproveitando a infraestrutura, o corpo docente e os orientadores das duas instituições.

Fonte: Renata Kelly da Silva

 

Mais Sobre Educação

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

De uns tempos para cá, a ciência comprova que as árvores e o homem têm muito mais em comum do que poderíamos imaginar. Da mesma forma que o ser humano

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

O movimento Rondônia pela Educação, liderado pela Federação das Indústrias de Rondônia e composto por mais de cem entidades e instituições rondoniense

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (RO) começou os preparativos para realização do projeto “Aulão na Rede” que acontecerá os dias 30 e 31