Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Especialista: Tempo de prova 2º dia do Enem é insuficiente


Gente de Opinião

Mariana Tokarnia
Agência Brasil

Brasília - O tempo de cinco horas e meia para que o candidato resolva as questões e escreva a redação no segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é insuficiente, de acordo com análise do especialista e presidente de honra do Cursinho Henfil de São Paulo, Mateus Prado. Segundo ele, a prova tem 180 questões e a maioria exige muita leitura. "Não dá tempo do aluno bem preparado fazer tudo. Se fez a redação, teve que chutar alguma", diz.

As questões eram de linguagem, códigos, matemática e suas tecnologias. O tema da redação foi Efeitos da Implantação da Lei Seca no Brasil. O Enem abordou temas como Tropicalismo e novas tecnologias. Entre os itens foram citados artistas da música como Rita Lee, Noel Rosa, João de Barro, Dolores Duran, Ary Barroso, Lamartine Babo, Tom Jobim e Vinicius de Moraes. A questão, que trata do movimento musical da década de 1960, o Tropicalismo, segundo o professor exigia conhecimentos além dos que são dados em sala de aula.

Na prova há também, como ontem (26), questão sobre índios, que trata de comunidades tradicional, citando a obra As razões de Ser Guarani-Kaiowá, de Rafael Azzi. Parte da letra de Até quando? de Gabriel, o Pensador, também aparece, em questão sobre linguística.

Prado diz que a prova deste domingo, diferentemente da de ontem, manteve o padrão que vem sendo usado nos exames dos anos anteriores, com questões que exigem muita interpretação de texto. O nível também foi semelhante. Ele reforça que a prova de sábado foi mais difícil que a dos anos anteriores. Pela fórmula de cálculo das notas do Enem, que confere mais pontos a questões acertadas por menos candidatos, os estudantes que acertaram mais questões no sábado têm chances de ter uma nota melhor, estima.

Sobre a redação, ele diz que o tema é pertinente, mas que a forma como está enunciado induz o candidato a não apresentar uma proposta. Pelo edital do Enem, o candidato deve apresentar um argumento e uma proposição. Segundo ele, a tendência do aluno será listar os efeitos da Lei Seca, apenas. "O problema é o álcool no volante e a solução já é a própria lei. Acho que isso vai confundir os candidatos", diz.

As redações serão avaliadas de acordo com cinco competências: domínio da norma-padrão da língua escrita; compreensão da proposta da redação e aplicação de conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema; capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações para defender um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e elaboração de proposta de intervenção ao problema abordado, respeitando os direitos humanos.

A estrutura deve ser dissertativo-argumentativa, ou seja, os candidatos devem expor argumentos relacionados ao tema da redação, elaborando-os de forma consistente e coerente. O número mínimo de linhas é oito e o máximo 30. As redações com sete linhas ou menos receberão nota zero.

O horário da prova do Enem encerrou-se às 18h30. Os candidatos começaram a fazer a prova às 13h, no horário de Brasília. A edição de 2013 teve número de inscrições recorde: mais de 7,1 milhões de estudantes. As provas foram aplicadas em 1.161 cidades e 16.355 locais de prova. Os gabaritos dos dois dias de provas serão divulgados até o dia 30, no endereço www.enem.inep.gov.br. O serviço de atendimento do Ministério da Educação também é feito pelo telefone 0800-616161.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Senac/RO estimula à leitura com campanha de doação de livros e palestras

Senac/RO estimula à leitura com campanha de doação de livros e palestras

Atento à responsabilidade social no incentivo à leitura e educação, o Senac Rondônia lançou a campanha Interna de doação de livros "Movimente sua Es

Greve das universidades e institutos federais deve se intensificar

Greve das universidades e institutos federais deve se intensificar

O governo insistiu nos 0% de reajuste para docentes do Magistério Federal em 2024. Como contrapartida, prometeu reajuste de 9% apenas em 2025 e 3,5%

Polo da Faculdade Sebrae em Rondônia realiza aula inaugural do MBA em Gestão de Negócio

Polo da Faculdade Sebrae em Rondônia realiza aula inaugural do MBA em Gestão de Negócio

Recentemente, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae RO), fortaleceu ainda mais o seu papel como instituição fomentador

Rondônia teve mais de 2 mil contratos renegociados pelo Desenrola FIES

Rondônia teve mais de 2 mil contratos renegociados pelo Desenrola FIES

O estado de Rondônia teve 2.155 contratos renegociados no Desenrola Fies, programa do Governo Federal voltado para pessoas com dívidas relativas a

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)