Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Escolas terão dinheiro para promover sustentabilidade


Yara Aquino / Agência Brasil

Brasília – Para estimular iniciativas voltadas à sustentabilidade em escolas de municípios em situação de vulnerabilidade ambiental, o Ministério da Educação vai destinar R$ 100 milhões para o Programa Dinheiro Direto na Escola – Escola Sustentável. A iniciativa foi anunciada hoje (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

O ministério pré-selecionou 10 mil instituições de ensino de 310 municípios em vulnerabilidade ambiental. As escolas devem formalizar a adesão ao programa até o dia 30 de junho. Mercadante destacou a importância de despertar os jovens para o cuidado com o meio ambiente. “Nossa prioridade é trabalhar na prevenção”, disse o ministro, ao participar da abertura de webconferência em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Os recursos do programa serão aplicados na inclusão da temática socioambiental no projeto político-pedagógico da escola e para o apoio à criação e o fortalecimento de comissões de meio ambiente e qualidade de vida. Deve ser usado também para adequar o espaço físico da escola de forma a obter eficiência energética.

O secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Carlos Nobre, disse que a educação ambiental é a melhor forma de ampliar a prevenção de desastres naturais. Ele citou que pesquisas mostram que, quanto maior a escolaridade, mais as pessoas têm consciência dos riscos e estão atentas às medidas de prevenção a desastres naturais. “Vamos construir um Brasil muito menos vulnerável a desastres naturais”, disse Carlos Nobre.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho inicia entrega de uniformes e kits escolares para a rede municipal

Prefeitura de Porto Velho inicia entrega de uniformes e kits escolares para a rede municipal

A Prefeitura de Porto Velho inicia, a partir de fevereiro (data de início a confirmar), a entrega de uniformes e kits escolares para alunos e professo

Prefeitura de Porto Velho divulga resultado preliminar do Processo Seletivo da educação

Prefeitura de Porto Velho divulga resultado preliminar do Processo Seletivo da educação

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria Municipal de Administração (Semad), divulgou na noit

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos estão abertas até este domingo, 25, em todo estado

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos estão abertas até este domingo, 25, em todo estado

O ensino online continua sendo uma ferramenta estratégica na expansão da qualificação de mão de obra em Rondônia, no ano de 2026. Acaba de ser lança

Governo de RO divulga escolas da Rede Estadual que ofertam Educação de Jovens e Adultos

Governo de RO divulga escolas da Rede Estadual que ofertam Educação de Jovens e Adultos

Já está disponível em diversas escolas da Rede Estadual de Ensino em todo o estado, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), garantindo a jovens, adult

Gente de Opinião Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)