Sábado, 24 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Escola Rio Branco realiza Dia da 'Diversidade Cultural Indígena'



Centenas de alunos, professores, técnicos, pessoal de apoio e direção, com a parceria da Funai, realizaram uma grande atividade no último dia 15, para mostrar a Diversidade Cultural dos Povos Indígenas. A Lei 11645/2008 determina que o ensino público inclua nos currículos escolares a história e culturas afro brasileiras e Indígenas. Para cumprir estas determinações, e a partir das reflexões dos professores, a Escola Rio Branco elaborou um projeto interdisciplinar envolvendo toda a escola nessa atividade que valoriza a Diversidade Cultural Indígena. Escola Rio Branco realiza Dia da 'Diversidade Cultural Indígena' - Gente de Opinião

Os grupos “Canteiro de Sons” (bate latas) e “Pensar e Dançar” (ballet ) deram as boas vindas aos participantes. Durante toda a manhã, alunos das turmas do matutino e vespertino realizaram atividades como exposições e mostras na quadra, que foram desde a cultura e arte indígenas, até localização, vestuário, linguagem, comidas e costumes.

Os trabalhos foram apresentados em telas e artesanato em argila, além de outras atividades interdisciplinares como a “História da Matemática Indígena no Brasil”, “Plantas da Amazônia no tratamento de Doenças”, “Saúde Indígena”, “Diversidade Étnico Cultural”, “Mapa do Brasil com a localização dos grupos indígenas”, “Dança da Chuva”, “Exposição Palavras Indígenas”, “Exposição Palavras Espanholas de origem Indígena e seus significados”, “Culinária Indígena”, “Lendas Indígenas”, além de outras.

A Coordenadora Estadual de Educação, Irany Oliveira, elogiou a participação de todos. “Nós temos tido várias oportunidades de presenciar as atividades desta escola. Estão todos de parabéns. Professores comprometidos com a sua missão e alunos interessados”.

A parceria da Funai também foi muito importante. A representante do órgão, Délia Colares agradeceu a oportunidade que a escola deu a etnia indígena. É muito bom podermos participar destas atividades oportunizando espaços para os próprios índios falarem e mostrarem sua cultura”, disse.

O índio Adriano Karipuna agradeceu à escola pelo convite e muito a vontade interagiu com os alunos em vários momentos.” As pessoas precisam entender que nós preservamos sim os nossos costumes, mas que todos os dias deve ser dia do índio”, lembrou.

Para a direção da escola e coordenação do evento, este foi realmente um momento para os alunos vivenciarem na prática, o que eles aprendem em sala de aula. “Este tipo de atividade, já previsto na grade curricular dos alunos, complementa o aprendizado deles e forma cidadãos conscientes sobre o respeito que se deve ter a uma cultura que já nos ensinou muito” disse o diretor da escola Allan Abreu.

Fonte: Texto: Nara Vargas

Fotos:Raimundo Melo (CRE)


 

Gente de OpiniãoSábado, 24 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MEC libera 40 vagas do FIES para Medicina no Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA

MEC libera 40 vagas do FIES para Medicina no Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA

Na tarde da última quinta-feira, 22 de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) publicou o edital do FIES referente ao primeiro semestre de 2026, ofi

MEC libera mais de 50 vagas do FIES para Medicina na Faculdade Metropolitana de Rondônia

MEC libera mais de 50 vagas do FIES para Medicina na Faculdade Metropolitana de Rondônia

Na tarde da última quinta-feira, 22 de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) publicou o edital do FIES para o primeiro semestre de 2026, oficializ

IFRO seleciona nutricionista bolsista para Projeto Alimentação Escolar

IFRO seleciona nutricionista bolsista para Projeto Alimentação Escolar

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) promove Processo Seletivo de Bolsista Colaborador Externo (Nutricionista) pa

IFRO publica segunda chamada do PSU 2026/1 e convoca para matrícula

IFRO publica segunda chamada do PSU 2026/1 e convoca para matrícula

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) publicou, nessa segunda-feira (19), a 2ª chamada do Processo Seletivo Unific

Gente de Opinião Sábado, 24 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)