Segunda-feira, 20 de abril de 2015 - 05h33
Centenas de alunos, professores, técnicos, pessoal de apoio e direção, com a parceria da Funai, realizaram uma grande atividade no último dia 15, para mostrar a Diversidade Cultural dos Povos Indígenas. A Lei 11645/2008 determina que o ensino público inclua nos currículos escolares a história e culturas afro brasileiras e Indígenas. Para cumprir estas determinações, e a partir das reflexões dos professores, a Escola Rio Branco elaborou um projeto interdisciplinar envolvendo toda a escola nessa atividade que valoriza a Diversidade Cultural Indígena.
Os grupos “Canteiro de Sons” (bate latas) e “Pensar e Dançar” (ballet ) deram as boas vindas aos participantes. Durante toda a manhã, alunos das turmas do matutino e vespertino realizaram atividades como exposições e mostras na quadra, que foram desde a cultura e arte indígenas, até localização, vestuário, linguagem, comidas e costumes.
Os trabalhos foram apresentados em telas e artesanato em argila, além de outras atividades interdisciplinares como a “História da Matemática Indígena no Brasil”, “Plantas da Amazônia no tratamento de Doenças”, “Saúde Indígena”, “Diversidade Étnico Cultural”, “Mapa do Brasil com a localização dos grupos indígenas”, “Dança da Chuva”, “Exposição Palavras Indígenas”, “Exposição Palavras Espanholas de origem Indígena e seus significados”, “Culinária Indígena”, “Lendas Indígenas”, além de outras.
A Coordenadora Estadual de Educação, Irany Oliveira, elogiou a participação de todos. “Nós temos tido várias oportunidades de presenciar as atividades desta escola. Estão todos de parabéns. Professores comprometidos com a sua missão e alunos interessados”.
A parceria da Funai também foi muito importante. A representante do órgão, Délia Colares agradeceu a oportunidade que a escola deu a etnia indígena. É muito bom podermos participar destas atividades oportunizando espaços para os próprios índios falarem e mostrarem sua cultura”, disse.
O índio Adriano Karipuna agradeceu à escola pelo convite e muito a vontade interagiu com os alunos em vários momentos.” As pessoas precisam entender que nós preservamos sim os nossos costumes, mas que todos os dias deve ser dia do índio”, lembrou.
Para a direção da escola e coordenação do evento, este foi realmente um momento para os alunos vivenciarem na prática, o que eles aprendem em sala de aula. “Este tipo de atividade, já previsto na grade curricular dos alunos, complementa o aprendizado deles e forma cidadãos conscientes sobre o respeito que se deve ter a uma cultura que já nos ensinou muito” disse o diretor da escola Allan Abreu.
Fonte: Texto: Nara Vargas
Fotos:Raimundo Melo (CRE)
Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até domingo, 14, em Porto Velho
A variedade de cursos ofertados pelo ensino profissionalizante amplia as chances do estudante se capacitar em diferentes áreas. O Instituto Estadual
Grupo Educacional Aparício Carvalho é patrocinador oficial do Aberto do Madeira 2025
O Grupo Educacional Aparício Carvalho é um dos patrocinadores oficiais do Aberto do Madeira 2025, evento que reúne o Torneio de Tênis Profissional e
UNIR lança Processo Seletivo 2026 com quase 3 mil vagas gratuitas em cursos de graduação
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) lançou nesta segunda-feira, 8 de setembro, o Processo Seletivo UNIR 2026 (PS UNIR 2026), que vai oferecer 2.
Professores lançam curso preparatório para nota máxima no ENEM em Porto Velho
Quando se trata de se preparar para o ENEM, os alunos se deparam com uma ampla gama de opções, cada uma com suas características. Com tantos cursos