Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Escola Estadual Lydia Johnson é referência no modelo integral para estudantes do Ensino Médio


Com 240 alunos, a escola ajuda os estudantes em projetos de vida - Gente de Opinião
Com 240 alunos, a escola ajuda os estudantes em projetos de vida

Com modelo de ensino integral, a Escola Estadual de Ensino Médio Lydia Johnson de Macedo, tem sido referência na preparação educacional e profissional. De estudo orientado a projeto de vida, estudantes desenvolvem na prática projetos significativos para o sucesso além do ambiente escolar.

João produz o material utilizado no Clube de Jornalismo

Clubes de dança, esporte e até de jornalismo, fazem parte do método de ensino da Escola Lydia Johnson. O motivo para as variedades é justamente o direcionamento para alunos que vivem uma fase marcada por escolhas tão importantes na vida: “que faculdade fazer? ou “com o que vou trabalhar?”. Perguntas como essas já foram feitas pelo aluno João Henrique, de 17 anos. No 3° ano do ensino médio, João faz parte do clube de jornalismo da escola, colocando em prática a escrita e outras funções jornalísticas presentes em uma redação.

“Depois de passar pelo clube de livros, tive a ideia de criar o clube de jornalismo. Para mim, a prática da escrita seria muito importante nessa criação, porque em redações e vestibulares é algo muito cobrado. Todo dinamismo que a escola traz, sempre me ajudam a ter ideia do quero pro futuro e conhecer coisas que não conhecia”, disse ele.

UM OLHAR PARA O FUTURO

O projeto de vida, método presente na escola, é uma ferramenta essencial que ajuda os alunos a pensarem na carreira a ser seguida e o que é necessário para alcançar os objetivos profissionais. A diretora da escola, Débora Macedo, explica que a escola precisa estar presente na vida do aluno e ensinar além da grade curricular.

“Eu penso que quando a escola ajuda a direcionar o aluno, o caminho para alcançar aquele objetivo profissional é encurtado. É essa falta de ajuda e direcionamento que fazem muitos jovens perderem tempo em funções que não agregam aos sonhos pessoais de cada um”, disse a diretora.

Diretora destaca papel da Escola no ensino além da grade curricular

Os 240 alunos matriculados na Escola Lydia Johnson de Macedo, passam o dia estudando, com direito a café da manhã, almoço e lanche. São quase nove horas no ambiente escolar, sendo que pouco mais de sete horas destinadas à atividades e o restante para a alimentação e descanso. No estudo orientado, outro método de ensino, os alunos aprendem a otimizar o tempo de estudo e a organizar as atividades que devem ser feitas.

Outra ferramenta essencial no ensino são as eletivas, com assuntos mais específicos e atuais para serem debatidos entre professores e alunos. Os temas variam de “Drogas: Efeitos físicos e psicológicos” a “Cozinha na geografia”. Débora reforça os resultados da presença integral da escola.

“Aqui na escola vemos na prática o progresso de cada aluno. E todo esse progresso se resume à responsabilidade do ambiente escolar e mais ainda das ações realizadas aqui. A educação é a essência do futuro destes jovens”, concluiu.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

PS Especial via notas no Ensino Médio 2024 – UNIR faz seleção agendada com notas do Histórico Escolar

PS Especial via notas no Ensino Médio 2024 – UNIR faz seleção agendada com notas do Histórico Escolar

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) abriu edital de Processo Seletivo Especial via notas no Ensino Médio, para preenchimento de vagas remanesc

Senac Rondônia recebe simulador realístico para os cursos de saúde

Senac Rondônia recebe simulador realístico para os cursos de saúde

O Sistema Fecomércio Rondônia, por meio do Senac, conta agora com uma inovação tecnológica em nossa Unidade de ensino, uma vez que foi adquirido o B

Sebrae RO e UNIR buscam fortalecer parceria para impulsionar o empreendedorismo

Sebrae RO e UNIR buscam fortalecer parceria para impulsionar o empreendedorismo

O empreendedorismo em Rondônia foi tema de reunião nesta segunda-feira (15), no prédio central da UNIR, em Porto Velho. A reitora da Universidade Fe

Está aberto o prazo para pedir isenção de taxa para o ENEM 2024

Está aberto o prazo para pedir isenção de taxa para o ENEM 2024

Tem início nesta segunda-feira, 15 de abril, o período para os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 solicitarem

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)