Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Escola Cora Coralina é premiada pela Fundação O.Cruz


A Escola Estadual Cora Coralina, de Cacoal, participará do evento de premiação nacional da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OSMA), que será realizado entre os dias 29 e 31 de outubro, na cidade do Rio de Janeiro. Representarão a escola, a professora Viviane Briekowiec de Oliveira e a aluna Shuianny Carvalho Viguini, estudante do 1º ano do Ensino Médio.

O Projeto “Cacoal contra a Dengue”, desenvolvido pela Escola Estadual Cora Coralina desde 2010, foi escolhido pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) por ser um projeto que integra saúde e meio ambiente. Além do apoio da SEDUC, a Escola contou ainda com a parceria da Prefeitura Municipal de Cacoal, através das Secretarias do Meio Ambiente, Saúde e Agricultura.

Sobre o projeto

O objetivo do projeto é realizar campanhas de conscientização e combate da dengue a partir do controle biológico do mosquito Aedes egyptis, utilizando a Crotalária, uma espécie de planta leguminosa que tem a capacidade de atrair as libélulas que também depositam seus ovos em água parada. Entretanto, as larvas das libélulas se alimentam das larvas do mosquito Aedes, realizando assim, o controle biológico da dengue.

Os alunos e os parceiros fizeram o trabalho de sensibilização e conscientização dos cidadãos cacoalenses, por meio de passeata e trabalho de campo, falando da importância de manter o controle e os cuidados com a Dengue.

Foram distribuídas mudas e sementes de CrotaláriaJuncea para a população, a fim de serem plantadas em terrenos baldios, áreas públicas, quintais e vasos, alertando a população de que o plantio da crotalária não dispensa os cuidados de cada morador com o seu lixo, plantas, caixa d’água, calhas, lonas e pneus.

Fonte: Decom

 

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Últimos dias para se candidatar a uma das 400 vagas no Processo Seletivo Simplificado do IFRO

Últimos dias para se candidatar a uma das 400 vagas no Processo Seletivo Simplificado do IFRO

Terminam dia 28 de junho as inscrições no PSS 2026/2 (Processo Seletivo Simplificado) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rond

Sebrae em Rondônia e SEDUC encerram Jornada Despertar após semana de imersão educacional

Sebrae em Rondônia e SEDUC encerram Jornada Despertar após semana de imersão educacional

Após uma semana de atividades intensas e troca de experiências entre educadores, encerra nesta sexta-feira (26) a formação Jornada Despertar, realiz

Escolas estaduais de Rondônia conquistam posições de destaque no Enem 2025

Escolas estaduais de Rondônia conquistam posições de destaque no Enem 2025

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 evidenciaram o desempenho de escolas da Rede Estadual de Ensino de Rondônia, que conquis

Comitê local teve três trabalhos aprovados e alcançou o 3º lugar no Prêmio Vitae Cultivar de Incentivo à Pesquisa

Comitê local teve três trabalhos aprovados e alcançou o 3º lugar no Prêmio Vitae Cultivar de Incentivo à Pesquisa

A IFMSA Brazil UNNESA alcançou um importante resultado científico durante a Jornada de Ginecologia e Obstetrícia de Rondônia (JOGOR) 2026, um dos pr

Gente de Opinião Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)