Domingo, 14 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Entenda como a nota do Enem é usada no Sisu



Mariana Tokarnia
Agência Brasil

A partir de hoje (19), aqueles que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão usar as notas para ingressar em instituição de ensino superior pública pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Na hora da inscrição, o candidato insere o número de inscrição e a senha do Enem 2014 e o Sisu resgata, automaticamente, as notas obtidas no exame. Caso tenha esquecido a senha, é possível recuperá-la na página do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Cada instituição pode adotar pesos diferenciados para as provas do Enem. A nota pode variar de acordo com o curso escolhido. Ao se inscrever, o sistema calcula automticamente e informa a nota para o candidato.

Além disso, as instituições participantes do Sisu podem, eventualmente, adotar um bônus, a ser atribuído à nota dos candidatos, como forma de política afirmativa. Com isso, a nota desse candidato vai variar caso ele opte pela modalidade de ampla concorrência ou pela modalidade de ação afirmativa. Para cumprir a Lei de Cotas (12.711/2012), as instituições federais deverão reservar, no mínimo, 37,5% das vagas para os estudantes de escolas públicas. As instituições também podem ter ações afirmativas próprias.

Feita a inscrição, o candidato deve acompanhar diariamente, a partir de amanhã (20), a nota de corte do curso. A nota serve como referência, não é uma garantia de que o candidato será aprovado. Ela é calculada uma vez por dia, com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. O candidato também tem acesso a uma classificação parcial, que deve servir apenas como referência.

É possível mudar de opção de curso até o fim do período de inscrição, no dia 22. O sistema considera a última opção escolhida. Na página do Sisu, os estudantes podem consultar uma série de perguntas e respostas sobre o processo seletivo.

Nesta edição, são ofertadas 205.514 vagas no ensino superior público, em 5.631 cursos de 128 instituições. Para participar, é preciso ter feito o Enem 2014 e não ter tirado nota 0 na redação.

Gente de OpiniãoDomingo, 14 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até domingo, 14, em Porto Velho

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até domingo, 14, em Porto Velho

A variedade de cursos ofertados pelo ensino profissionalizante amplia as chances do estudante se capacitar em diferentes áreas. O Instituto Estadual

Grupo Educacional Aparício Carvalho é patrocinador oficial do Aberto do Madeira 2025

Grupo Educacional Aparício Carvalho é patrocinador oficial do Aberto do Madeira 2025

O Grupo Educacional Aparício Carvalho é um dos patrocinadores oficiais do Aberto do Madeira 2025, evento que reúne o Torneio de Tênis Profissional e

UNIR lança Processo Seletivo 2026 com quase 3 mil vagas gratuitas em cursos de graduação

UNIR lança Processo Seletivo 2026 com quase 3 mil vagas gratuitas em cursos de graduação

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) lançou nesta segunda-feira, 8 de setembro, o Processo Seletivo UNIR 2026 (PS UNIR 2026), que vai oferecer 2.

Professores lançam curso preparatório para nota máxima no ENEM em Porto Velho

Professores lançam curso preparatório para nota máxima no ENEM em Porto Velho

Quando se trata de se preparar para o ENEM, os alunos se deparam com uma ampla gama de opções, cada uma com suas características. Com tantos cursos

Gente de Opinião Domingo, 14 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)