Quarta-feira, 12 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Encontro reúne responsáveis pela Assistência Estudantil do IFRO


Unificar o atendimento aos estudantes e definir as funções de cada servidor no que se refere ao desenvolvimento da Política de Assistência Estudantil nos Câmpus do Instituto Federal de Rondônia são alguns dos assuntos que foram discutidos no I Encontro das Equipes Multiprofissionais da Assistência Estudantil do IFRO ocorrido nos dia 26 e 27 de abril, no auditório do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM) em Porto Velho.

Cerca de vinte servidores dos Câmpus participam do evento, aberto pelo reitor, Raimundo Vicente Jimenez. A Política de Assistência Estudantil tem como princípios garantir o acesso, a permanência e o desenvolvimento do aprendizado na instituição. Entre os serviços oferecidos pelo Programa estão: auxíilio transporte, alimentação, de atenção à saúde, apoio biopsicossocial e ao ensino.

Flávio Araújo é coordenador de Assistência Estudantil no Câmpus Colorado do Oeste, única unidade a oferecer residência feminina, conta que a função ultrapassa as atividades oficiais. ”Nós somos na verdade a família deles. Somos pai e mãe. Mas a principal missão da residência é atender ao aluno que mora distante e necessita de nosso apoio”.

Um dos avanços destacados pelo Coordenador de Colorado foi a residência feminina, que hoje conta com 62 meninas. No total, moram no Câmpus 190 estudantes oriundos de diversos municípios.

O enfermeiro Hélcio Souza faz parte da equipe do Câmpus Ariquemes. Um dos serviços essenciais citados pelo servidor é o transporte, pois a unidade fica distante da cidade, mas segundo Hélcio a orientação e apoio emocional também são importantes para os jovens internos, no total de cem alunos. ”Trabalhamos muito a questão familiar, já que há muitos conflitos”, revela.

Para o Reitor, os trabalhos dos servidores desta área são indispensáveis, pois podem definir a permanência do aluno na instituição.” Hoje o maior desafio não é o acesso à educação, mas a permanência do aluno na escola. E o trabalho de vocês é de extrema relevância para viabilizar os recursos a quem mais necessita. Estamos aqui não só para trabalhar concepções teóricas, mas também trocarmos experiências. Este encontro vem consolidar uma política de assistência ao estudante”, afirma Jimenez.

Os recursos disponíveis para o programa este ano somam 1,2 milhão de reais para serem aplicados nos oito Câmpus.


Fonte: Ernani Baracho

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 12 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

IFRO promove Seminário de Práticas Integradoras durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2025

IFRO promove Seminário de Práticas Integradoras durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2025

O Instituto Federal de Rondônia (IFRO) Campus Porto Velho Calama realiza, de 11 a 13 de novembro, a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecn

IFRO abre inscrições para o Processo Seletivo Unificado 2026/1, com mais de 3.700 vagas gratuitas

IFRO abre inscrições para o Processo Seletivo Unificado 2026/1, com mais de 3.700 vagas gratuitas

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) abriu, nesta segunda-feira (10/11), as inscrições para o Processo Seletivo

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até quinta-feira, 13, em Porto Velho

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até quinta-feira, 13, em Porto Velho

Mais um cronograma de cursos profissionalizantes presenciais é lançado pelo governo de Rondônia para Porto Velho. As inscrições podem ser realizadas

Grandes nomes da Psiquiatria confirmam presença na III Jornada de Psiquiatria de Rondônia — confira os nomes!

Grandes nomes da Psiquiatria confirmam presença na III Jornada de Psiquiatria de Rondônia — confira os nomes!

O Núcleo de Psiquiatria de Rondônia, filiado à Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), realiza entre os dias 17 e 19 de novembro a III Jornada

Gente de Opinião Quarta-feira, 12 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)