Domingo, 22 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Encontro reúne responsáveis pela Assistência Estudantil do IFRO


Unificar o atendimento aos estudantes e definir as funções de cada servidor no que se refere ao desenvolvimento da Política de Assistência Estudantil nos Câmpus do Instituto Federal de Rondônia são alguns dos assuntos que foram discutidos no I Encontro das Equipes Multiprofissionais da Assistência Estudantil do IFRO ocorrido nos dia 26 e 27 de abril, no auditório do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM) em Porto Velho.

Cerca de vinte servidores dos Câmpus participam do evento, aberto pelo reitor, Raimundo Vicente Jimenez. A Política de Assistência Estudantil tem como princípios garantir o acesso, a permanência e o desenvolvimento do aprendizado na instituição. Entre os serviços oferecidos pelo Programa estão: auxíilio transporte, alimentação, de atenção à saúde, apoio biopsicossocial e ao ensino.

Flávio Araújo é coordenador de Assistência Estudantil no Câmpus Colorado do Oeste, única unidade a oferecer residência feminina, conta que a função ultrapassa as atividades oficiais. ”Nós somos na verdade a família deles. Somos pai e mãe. Mas a principal missão da residência é atender ao aluno que mora distante e necessita de nosso apoio”.

Um dos avanços destacados pelo Coordenador de Colorado foi a residência feminina, que hoje conta com 62 meninas. No total, moram no Câmpus 190 estudantes oriundos de diversos municípios.

O enfermeiro Hélcio Souza faz parte da equipe do Câmpus Ariquemes. Um dos serviços essenciais citados pelo servidor é o transporte, pois a unidade fica distante da cidade, mas segundo Hélcio a orientação e apoio emocional também são importantes para os jovens internos, no total de cem alunos. ”Trabalhamos muito a questão familiar, já que há muitos conflitos”, revela.

Para o Reitor, os trabalhos dos servidores desta área são indispensáveis, pois podem definir a permanência do aluno na instituição.” Hoje o maior desafio não é o acesso à educação, mas a permanência do aluno na escola. E o trabalho de vocês é de extrema relevância para viabilizar os recursos a quem mais necessita. Estamos aqui não só para trabalhar concepções teóricas, mas também trocarmos experiências. Este encontro vem consolidar uma política de assistência ao estudante”, afirma Jimenez.

Os recursos disponíveis para o programa este ano somam 1,2 milhão de reais para serem aplicados nos oito Câmpus.


Fonte: Ernani Baracho

Gente de OpiniãoDomingo, 22 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas em Porto Velho, até dia 26

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas em Porto Velho, até dia 26

Mais uma variedade de cursos profissionalizantes presenciais acaba de ser lançada em Porto Velho. As inscrições podem ser realizadas até o dia 26 po

Trabalhadores em Educação do Município entregam Carta Aberta de denúncia ao SINTERO

Trabalhadores em Educação do Município entregam Carta Aberta de denúncia ao SINTERO

CARTA ABERTA AO SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO NO ESTADO DE RONDÔNIA - SINTEROA categoria municipal de Porto Velho expressa sua indignação e

SENAI-RO abre inscrição para novas turmas de gratuidade

SENAI-RO abre inscrição para novas turmas de gratuidade

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) abre as inscrições para 840 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissio

Cartilha orienta estudantes com TDAH no Enem

Cartilha orienta estudantes com TDAH no Enem

A professora da rede pública Kamila Carvalho de Aguiar Guimarães, egressa do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede da Universidade Fed

Gente de Opinião Domingo, 22 de março de 2026 | Porto Velho (RO)