Sexta-feira, 6 de dezembro de 2013 - 18h02
O secretário de Educação Emerson Castro, fazendo referência aos resultados divulgados esta semana pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) destacou que o Brasil precisa melhorar muito, assim como o Estado, mas disse que fica muito esperançoso com os resultados que Rondônia tem alcançado internamente em Olimpíadas de Matemática.
O aluno Tiago Nogueira Royer da Escola de Ensino Fundamental e Médio Jayme Peixoto Almeida, localizada no distrito de Extrema, é um dos nomes que tem elevado a educação de Rondônia. Tiago, que tem 17 anos e está concluindo o ensino médio, é detentor dos seguintes títulos: Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), medalhas de ouro 2013, prata em 2012 e bronze em 2010 e 2009. Menção Honrosa em 2008 e 2007; Olimpíada Brasileira de Física; Medalha de bronze em 2012 (o resultado de 2013 será divulgado em fevereiro); Olimpíada Brasileira de Astronomia e de Astronáutica; Medalhas de ouro em 2013 e bronze em 2012. Olimpíada Rondoniense de Química; Medalhas de prata em 2013, bronze em 2012 e ouro em 2011; Tiago também foi selecionado por três vezes para o Encontro Nacional de Matemática no Rio de Janeiro. No último dia 27 ele foi convocado pela UNIR para fazer a matrícula no curso de Engenharia Elétrica, para o qual foi classificado em 184ª posição e que deverá iniciar no segundo semestre de 2014.
O governador Confúcio Moura, que já conhecia os feitos de Tiago Royer, destacou que as escolas estão investindo em seus alunos e espera para 2014 novos destaques dos estudantes rondonienses, especialmente da Escola Jayme Peixoto, para a qual Tiago sempre será um exemplo.
Pisa
De acordo com o Pisa, que é uma prova aplicada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) a fim de medir o nível de conhecimento dos alunos da faixa etária de 15 anos nas áreas de leitura, matemática e conhecimento, o Brasil continua com baixa pontuação e ocupando respectivamente o 55º, 58º e 59º lugares, numa concorrência de 65 países, tendo apresentado pequenas elevações desde que começou a participar do programa, em 2000.
O exame foi realizado no ano passado e o próximo está previsto para 2015, uma vez que ocorrem de três em três anos.
Fonte: Alice Thomaz
Sexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Estão abertas as inscrições para o curso gratuito “Segurança e Cidadania Digital em Sala de Aula – 2ª edição”, destinado a educadores da rede públic

Resultado definitivo do Faculdade da Prefeitura é divulgado
Foi publicado o resultado definitivo do Processo Seletivo 2026.1 do Programa de Inclusão Social Universidade para Todos – Faculdade da Prefeitura, con

Escola do Legislativo abre calendário de 2026 com cinco cursos gratuitos em Porto Velho
A Escola do Legislativo de Rondônia (Elero) realiza, no período de 17 a 19 de março, a programação especial de abertura das atividades educacionai

Rondônia ganha protagonismo na expansão de franquias educacionais no Brasil
O mercado de franquias em Rondônia vem ganhando tração nos últimos anos e se consolidando como um dos ambientes mais favoráveis para expansão de red
Sexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)