Quarta-feira, 27 de junho de 2018 - 14h05
Socioeducandos da Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo (Fease) participam do provão do Centro Estadual de Educação para Jovens e Adultos (Ceeja) objetivando a mudança de nível de escolaridade. O início do cronograma foi em 08 de maio e a prova aconteceu na cidade de Cacoal, Ariquemes e Porto Velho. O término do cronograma será no município de Rolim de Moura, nos dias 02 e 03 de julho. Mais de 138 adolescentes já fizeram as provas, aplicadas dentro das unidades socioeducativas de Rondônia.
As provas do Ceeja incluem todas as áreas de conhecimento, que contemplam as ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática. Os adolescentes estudam através de módulos, recebendo o acompanhamento escolar dentro das unidades socioeducativas. O exame serve para o socioeducando regularizar o atraso escolar e organizar documentação perdida.
Segundo o assessor pedagógico da Fease, Uoston de Freitas, o plano de estudo é elaborado de acordo com o conteúdo exigido no provão do Ceeja para facilitar a conclusão dos estudos. “Esses adolescentes se perderam no tempo escolar, sendo nossa responsabilidade, como atores da socioeducação, fazer com que eles recuperem esse tempo perdido e assim conseguir concluir a escolarização básica”,comenta.
O socioeducando W.F, de 17 anos, que cumpre medida socioeducativa na Unidade de Internação Provisória (UIMP) de Porto Velho, disse que a prova estava um pouco difícil, mas mesmo assim resolveu fazê-la. “Fiz essa prova porque quero ser alguém na vida e sair dessa situação que estou pra melhor. Achei difícil, mas agradeço pela oportunidade”, destacou.
Já o para o interno M.O.M, de 16 anos, também da UIMP e que está no 9º. Ano do fundamental é importante fazer a prova para avançar de série. “Achei complicado português e matemática, mas meu objetivo é avançar nos meus estudos, o que é muito importante pra mim”, finaliza.
PROVAS
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que trabalha com o mesmo conteúdo, e pretende desenvolver as mesmas competências do Ensino Fundamental [1º ao 9º ano] e Médio [1º ao 3º ano, antigo colegial], porém, voltada para pessoas adultas, com idade mínima de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 para o Ensino Médio.
PS UNIR 2025: divulgada 4ª chamada de matrículas para o curso de Medicina
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga o edital de convocação em 4ª Chamada para Matrículas dos aprovados no PS UNIR 2025 para o curso de
Vilhena oferece cursos gratuitos de Libras e de filmagem e edição de vídeos
A população de Vilhena também será contemplada com os cursos básicos gratuitos de Libras para atendimento ao público e de Filmagem e edição de vídeo
Dia Nacional da Educação; Rondônia celebra investimentos e valorização dos profissionais da educação
Em celebração ao Dia Nacional da Educação, e em reconhecimento a importância da educação como um direito fundamental e um instrumento para o desenvo
O fácil acesso ao ensino profissionalizante em Rondônia atrai cada vez mais quem busca atualizar o currículo, para aumentar as chances de ocupar um