Quarta-feira, 27 de junho de 2018 - 14h05
Socioeducandos da Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo (Fease) participam do provão do Centro Estadual de Educação para Jovens e Adultos (Ceeja) objetivando a mudança de nível de escolaridade. O início do cronograma foi em 08 de maio e a prova aconteceu na cidade de Cacoal, Ariquemes e Porto Velho. O término do cronograma será no município de Rolim de Moura, nos dias 02 e 03 de julho. Mais de 138 adolescentes já fizeram as provas, aplicadas dentro das unidades socioeducativas de Rondônia.
As provas do Ceeja incluem todas as áreas de conhecimento, que contemplam as ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática. Os adolescentes estudam através de módulos, recebendo o acompanhamento escolar dentro das unidades socioeducativas. O exame serve para o socioeducando regularizar o atraso escolar e organizar documentação perdida.
Segundo o assessor pedagógico da Fease, Uoston de Freitas, o plano de estudo é elaborado de acordo com o conteúdo exigido no provão do Ceeja para facilitar a conclusão dos estudos. “Esses adolescentes se perderam no tempo escolar, sendo nossa responsabilidade, como atores da socioeducação, fazer com que eles recuperem esse tempo perdido e assim conseguir concluir a escolarização básica”,comenta.
O socioeducando W.F, de 17 anos, que cumpre medida socioeducativa na Unidade de Internação Provisória (UIMP) de Porto Velho, disse que a prova estava um pouco difícil, mas mesmo assim resolveu fazê-la. “Fiz essa prova porque quero ser alguém na vida e sair dessa situação que estou pra melhor. Achei difícil, mas agradeço pela oportunidade”, destacou.
Já o para o interno M.O.M, de 16 anos, também da UIMP e que está no 9º. Ano do fundamental é importante fazer a prova para avançar de série. “Achei complicado português e matemática, mas meu objetivo é avançar nos meus estudos, o que é muito importante pra mim”, finaliza.
PROVAS
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que trabalha com o mesmo conteúdo, e pretende desenvolver as mesmas competências do Ensino Fundamental [1º ao 9º ano] e Médio [1º ao 3º ano, antigo colegial], porém, voltada para pessoas adultas, com idade mínima de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 para o Ensino Médio.
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A colonização dirigida de Rondônia, nas décadas de 1970 e 1980 visou reduzir os tensionamentos em outras regiões do Brasil apregoando terras em abun

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia
De 17 a 26 de novembro de 2025, o Quilombo Forte Príncipe da Beira, localizado no município de Costa Marques (RO), será o palco do evento A Terra é Me

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) obteve nota máxima, conceito 5, no recredenciamento institucional do Ministério da Educação (MEC), realizado

Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025
O governo de Rondônia mobilizou esforços para garantir que os estudantes de comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira, em Porto Velho, tivessem trans
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)