Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Em Rondônia adolescentes internos realizam provas de mudança de nível de escolaridade


Socioeducandos da Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo (Fease) participam do provão do Centro Estadual de Educação para Jovens e Adultos (Ceeja) objetivando a mudança de nível de escolaridade. O início do cronograma foi em 08 de maio e a prova aconteceu na cidade de Cacoal, Ariquemes e Porto Velho. O término do cronograma será no município de Rolim de Moura, nos dias 02 e 03 de julho. Mais de 138 adolescentes já fizeram as provas, aplicadas dentro das unidades socioeducativas de Rondônia.

As provas do Ceeja incluem todas as áreas de conhecimento, que contemplam as ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática. Os adolescentes estudam através de módulos, recebendo o acompanhamento escolar dentro das unidades socioeducativas. O exame serve para o socioeducando regularizar o atraso escolar e organizar documentação perdida.

Segundo o assessor pedagógico da Fease, Uoston de Freitas, o plano de estudo é elaborado de acordo com o conteúdo exigido no provão do Ceeja para facilitar a conclusão dos estudos. “Esses adolescentes se perderam no tempo escolar, sendo nossa responsabilidade, como atores da socioeducação, fazer com que eles recuperem esse tempo perdido e assim conseguir concluir a escolarização básica”,comenta.

O socioeducando W.F, de 17 anos, que cumpre medida socioeducativa na Unidade de Internação Provisória (UIMP) de Porto Velho,  disse que a prova estava um pouco difícil, mas mesmo assim resolveu fazê-la. “Fiz essa prova porque quero ser alguém na vida e sair dessa situação que estou pra melhor. Achei difícil, mas agradeço pela oportunidade”, destacou.

Já o para o interno M.O.M, de 16 anos, também da UIMP e que está no  9º. Ano do fundamental é importante fazer a prova para avançar de série. “Achei complicado português e matemática, mas meu objetivo é avançar nos meus estudos, o que é muito importante pra mim”, finaliza.

PROVAS

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que trabalha com o mesmo conteúdo, e pretende desenvolver as mesmas competências do Ensino Fundamental [1º ao 9º ano] e Médio [1º ao 3º ano, antigo colegial], porém, voltada para pessoas adultas, com idade mínima de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 para o Ensino Médio.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

‘Educação em Transformação’: Dr. Aparício Carvalho lança livro sobre as mudanças que moldam o futuro da educação da sociedade.

‘Educação em Transformação’: Dr. Aparício Carvalho lança livro sobre as mudanças que moldam o futuro da educação da sociedade.

O Dr. Aparício Carvalho de Moraes é um nome de destaque no cenário educacional e político-social de Rondônia, com uma trajetória bem-sucedida em amb

“Quero ser delegada”: estudante destaca importância do aulão para o Enem

“Quero ser delegada”: estudante destaca importância do aulão para o Enem

O sonho de cursar Direito, ser aprovada em um concurso e tornar-se delegada impulsiona Fabíola Guedes, de 17 anos. Filha de um produtor de café e

PS UNIR 2026 - publicados editais de Medicina com 40 vagas para o primeiro semestre

PS UNIR 2026 - publicados editais de Medicina com 40 vagas para o primeiro semestre

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) publicou nesta segunda-feira, dia 15 de setembro, os editais do Processo Seletivo 2026 para o curso de Medic

Presidente da Assembleia comemora sucesso do Acelero Enem 2025 em vários municípios de Rondônia

Presidente da Assembleia comemora sucesso do Acelero Enem 2025 em vários municípios de Rondônia

O projeto Acelero Enem 2025, iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), com organ

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)