Terça-feira, 20 de maio de 2025 - 08h12
O Município de Itapuã do
Oeste-RO marcou presença e ganhou destaque com um trabalho da Educação Especial
apresentado no I Congresso Amazônico de Pedagogia: Inovação, Inclusão e
Qualidade no Ensino- Conape, realizado entre dias 13 e 16 de maio de 2025 pelo Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto
Velho Zona Norte. O evento teve como proposta principal a atualização e
formação contínua de docentes da educação básica. A programação incluiu uma
diversidade de atividades, como conferências, palestras, mesas-redondas,
workshops, minicursos e grupos de trabalho, reunindo especialistas e educadores
em torno das práticas pedagógicas mais inovadoras e relevantes.
De forma inédita o município
participou ativamente de um evento desta magnitude e com um trabalho inscrito na
modalidade Mostra Didática Educacional com foco na Educação Especial. “MINHA CIDADE É UMA OBRA DE ARTE: um
relato de experiência envolvendo os alunos do Atendimento Educacional
Especializado – AEE do Município de Itapuã do Oeste-RO” foi submetido ao
Congresso a partir do projeto adaptado e que foi elaborado durante as
atividades realizadas para alunos da rede municipal com alguma necessidade
especial.
A professora Terezinha Félix
de Brito Pantoja que representou a educação da cidade no evento falou da
oportunidade de levar um pouco do trabalho desenvolvido junto às crianças das Salas
de Recursos Multifuncionais. “Foram dias de muitas trocas e imersão de
conhecimento. Apresentar um trabalho executado pela equipe da educação especial
de Itapuã no Congresso foi muito significativo e marcante para a nossa educação,
principalmente porque o trabalho evidenciou o protagonismo de nossos alunos”,
explicou.
A ação em sala de aula teve
como foco o desenvolvimento global das crianças como: comunicação,
motricidade, autonomia, aumento da autoestima, interação, estimulação
sensorial, gonitiva, além da cultura, espaços públicos, belezas naturais
valorizando assim o próprio município através das telas.
“Logo que apresentamos como
seria desenvolvido todos acataram imediatamente. As crianças a cada etapa
propostas se empolgavam. Finalizamos com uma grande exposição”, explicou
Terezinha que executou o projeto junto com as professoras das salas de AEE, Jéssica Moreira das Dores e Hilda Aguiar.
SOBRE O CONGRESSO
O I CONAPE reafirmou o compromisso institucional com a inclusão, promovendo ações afirmativas para ampliar a participação de estudantes e professores da rede pública. A programação abordou questões relacionadas à diversidade, fortalecendo o debate sobre a democratização do conhecimento e a valorização da produção científica nacional. O Congresso também promoveu participação ativa de professores da educação básica como palestrantes e facilitadores, reconhecendo a relevância de suas práticas e experiências no cotidiano escolar.
A proposta envolveu parceria com duas licenciaturas, já que I Conape foi fruto de uma colaboração entre a Licenciatura em Pedagogia, oferta própria do IFRO, e a Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica UAB/IFRO, com o apoio de outras instituições de ensino da Amazônia. Sob a coordenação do Professor Samuel dos Santos Junio, o evento refletiu compromisso com uma educação mais inclusiva, democrática e de qualidade.
“O I CONAPE representou uma oportunidade única para educadores de toda a região Amazônica atualizarem suas práticas pedagógicas, participarem de discussões e contribuírem para o avanço da educação na região”, destacou o professor Samuel.
PARCERIA COM A EDUCAÇÃO DE ITAPUÃ
Com o destaque do trabalho “MINHA CIDADE É UMA OBRA DE ARTE: um relato de experiência envolvendo os alunos do Atendimento Educacional Especializado – AEE do Município de Itapuã do Oeste-RO” a coordenação do evento recebeu muitos retornos positivos e professores interessados em conhecer mais o projeto. De acordo com o professor Samuel Junio, a coordenação do curso de Pedagogia do IFRO Zona Norte já pensa em elaborar uma parceria. “Foram muitos elogios e interesses por parte de pessoas que tomaram conhecimento deste trabalho. Vamos pensar numa futura parceria para que possamos ter um troca de experiência com Itapuã do Oeste”, explicou o coordenador do Congresso.
“É uma felicidade imensa saber que o nosso trabalho atingiu principalmente o objetivo com os nossos alunos e que, agora, passou também a ser referência para outros profissionais. Quero agradecer imensamente a parceria das professoras Jéssica e Hilda, dos pais de nossos alunos e ainda, das secretárias de Educação Luciana Fontinele e Andersilane de Jesus por incentivarem a participar do evento”, finalizou a professora Terezinha.
O projeto foi realizado com alunos com Transtorno do Espectro Autista-TEA, Síndrome Down e demais Transtornos Globais com idades entre 3 e 14 anos (creche ao ensino fundamental).
Na oportunidade, os alunos retrataram em 60 telas, locais marcantes da cidade de Itapuã, como por exemplo, a ponte sobre o Rio Jamari, o portal de entrada da cidade, o Hospital José Baioco, a praça do Lago, a Igreja Católica, peixes mais consumidos no município, além de ruas e avenidas, entre outros. Algumas telas foram expostas durante o Congresso.
Estudante do IFRO desenvolve protótipo para emissão e gestão de certificados digitais
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, realizou mais uma defesa de Trabalho de Con
O Ministério Público Federal (MPF) recomendou que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) aceite, na inscrição de s
UNIR abre seleção para Doutorado em rede em Educação na Amazônia
O Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA) - uma rede que inclui a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e mais oito universi
Prefeitura de Porto Velho implanta biometria na sede da Semed
Cerca de 400 servidores da prefeitura de Porto Velho que trabalham apenas na sede administrativa da Secretaria Municipal de Educação (Semed) vão pas