Sábado, 15 de outubro de 2011 - 09h40
Avaliação da influência da saúde bucal na qualidade de vida de pré-escolares no município de Porto Velho/RO foi destacada pelo Professor Mestre Ricardo Pianta, coordenador de Extensão da Faculdade São Lucas, em sua tese de doutorado na Universidade de São Paulo (Faculdade de Odontologia de Bauru). O trabalho mostra que nas últimas décadas tem sido registrado um grande avanço no estudo das relações organizacionais com relação à saúde. O estudo, segundo Ricardo Pianta, teve por objetivo avaliar o impacto das condições bucais na qualidade de vida de pré-escolares matriculados em creches comunitárias no Município de Porto Velho-RO e verificar o perfil socioeconômico das famílias e seu estado nutricional.
A amostra foi constituída por 210 pré-escolares entre 3 e 5 anos de idade onde foi adotado o Índice ceod para avaliação de cárie dentária e o Índice de Massa Corpórea para avaliação do estado nutricional. Foram aplicados questionários de avaliação de influência da saúde bucal na qualidade de vida (ECOHIS) e perfil socioeconômico aos pais ou responsáveis dos respectivos pré-escolares. A estatística descritiva foi realizada por meio de frequências relativas e absolutas e a sua análise por meio do teste de Correlação de Spearman, observando-se 49,52% de crianças livres de cárie dentária.
A classificação socioeconômica mostrou que 80,95% encontram-se na classe média inferior e que 40,29% tem renda familiar inferior a 2 salários mínimos. Quanto ao estado nutricional, 60,48% encontravam-se eutróficas e 25,71% magreza, não apresentando influencia significativa quanto à saúde bucal. Foi verificada relação estatisticamente significativa entre o ceod e seus componentes na qualidade de vida, concluindo-se que o impacto das condições socioeconômicas e influência da saúde bucal na qualidade de vida de crianças na idade pré-escolar podem nortear novas práticas em saúde objetivando reduzir as desigualdades na distribuição da cárie dentária na população.
A Banca avaliadora foi composta pelo Professor Doutor José Roberto de Magalhães Bastos (orientador), Professora Doutora Sílvia Helena de Carvalho Sales Peres (FOB/USP), Professora Doutora Maria Aparecida Miranda de Paula Machado (FOB/USP), Professor Doutor Alex Tadeu Martins (FEB/FAMEMA) e Professora Doutora Tânia Adas Saliba Rovida (UNESP/ARAÇATUBA).
Fonte: Chagas Pereira
Domingo, 22 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas em Porto Velho, até dia 26
Mais uma variedade de cursos profissionalizantes presenciais acaba de ser lançada em Porto Velho. As inscrições podem ser realizadas até o dia 26 po

Trabalhadores em Educação do Município entregam Carta Aberta de denúncia ao SINTERO
CARTA ABERTA AO SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO NO ESTADO DE RONDÔNIA - SINTEROA categoria municipal de Porto Velho expressa sua indignação e

SENAI-RO abre inscrição para novas turmas de gratuidade
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) abre as inscrições para 840 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissio

Cartilha orienta estudantes com TDAH no Enem
A professora da rede pública Kamila Carvalho de Aguiar Guimarães, egressa do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede da Universidade Fed
Domingo, 22 de março de 2026 | Porto Velho (RO)