Quinta-feira, 13 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Docente da São Lucas destaca influência da saúde bucal em tese de doutorado


Avaliação da influência da saúde bucal na qualidade de vida de pré-escolares no município de Porto Velho/RO foi destacada pelo Professor Mestre Ricardo Pianta, coordenador de Extensão da Faculdade São Lucas, em sua tese de doutorado na Universidade de São Paulo (Faculdade de Odontologia de Bauru). O trabalho mostra que nas últimas décadas tem sido registrado um grande avanço no estudo das relações organizacionais com relação à saúde. O estudo, segundo Ricardo Pianta, teve por objetivo avaliar o impacto das condições bucais na qualidade de vida de pré-escolares matriculados em creches comunitárias no Município de Porto Velho-RO e verificar o perfil socioeconômico das famílias e seu estado nutricional.

A amostra foi constituída por 210 pré-escolares entre 3 e 5 anos de idade onde foi adotado o Índice ceod para avaliação de cárie dentária e o Índice de Massa Corpórea para avaliação do estado nutricional. Foram aplicados questionários de avaliação de influência da saúde bucal na qualidade de vida (ECOHIS) e perfil socioeconômico aos pais ou responsáveis dos respectivos pré-escolares. A estatística descritiva foi realizada por meio de frequências relativas e absolutas e a sua análise por meio do teste de Correlação de Spearman, observando-se 49,52% de crianças livres de cárie dentária.

A classificação socioeconômica mostrou que 80,95% encontram-se na classe média inferior e que 40,29% tem renda familiar inferior a 2 salários mínimos. Quanto ao estado nutricional, 60,48% encontravam-se eutróficas e 25,71% magreza, não apresentando influencia significativa quanto à saúde bucal. Foi verificada relação estatisticamente significativa entre o ceod e seus componentes na qualidade de vida, concluindo-se que o impacto das condições socioeconômicas e influência da saúde bucal na qualidade de vida de crianças na idade pré-escolar podem nortear novas práticas em saúde objetivando reduzir as desigualdades na distribuição da cárie dentária na população.

A Banca avaliadora foi composta pelo Professor Doutor José Roberto de Magalhães Bastos (orientador), Professora Doutora Sílvia Helena de Carvalho Sales Peres (FOB/USP), Professora Doutora Maria Aparecida Miranda de Paula Machado (FOB/USP), Professor Doutor Alex Tadeu Martins (FEB/FAMEMA) e Professora Doutora Tânia Adas Saliba Rovida (UNESP/ARAÇATUBA).

Fonte: Chagas Pereira
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 13 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025

Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025

O governo de Rondônia mobilizou esforços para garantir que os estudantes de comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira, em Porto Velho, tivessem trans

Projeto Salus: acadêmicos da FIMCA realizam mais de 2700 atendimentos em Ouro Preto D’Oeste

Projeto Salus: acadêmicos da FIMCA realizam mais de 2700 atendimentos em Ouro Preto D’Oeste

O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA realizou, em Ouro Preto D’Oeste, a 4ª edição do Projeto Salus, uma iniciativa que une ensino, pesq

IFRO promove Seminário de Práticas Integradoras durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2025

IFRO promove Seminário de Práticas Integradoras durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2025

O Instituto Federal de Rondônia (IFRO) Campus Porto Velho Calama realiza, de 11 a 13 de novembro, a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecn

IFRO abre inscrições para o Processo Seletivo Unificado 2026/1, com mais de 3.700 vagas gratuitas

IFRO abre inscrições para o Processo Seletivo Unificado 2026/1, com mais de 3.700 vagas gratuitas

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) abriu, nesta segunda-feira (10/11), as inscrições para o Processo Seletivo

Gente de Opinião Quinta-feira, 13 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)