Terça-feira, 12 de julho de 2016 - 13h50
O professor Janielson da Silva Lima é o autor do projeto de pesquisa Análise do comportamento hidrossedimentológico na bacia urbana do igarapé Belmont utilizando técnicas de modelagem hidrológica, aprovado no edital da Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (FAPERO).
O Projeto
O objetivo geral do projeto é apoiar as atividades de gestão dos igarapés urbanos a partir do levantamento de seu comportamento hidrológico (resposta aos eventos de precipitação sobre a cidade de Porto Velho). Realizando o zoneamento de zonas de perigo sujeitas a enchentes na área urbana.
O projeto é interinstitucional, pois conta, além de professores e acadêmicos da FARO, com a parceria de pesquisadores de outras instituições como a UNIR. Com a previsão de ser realizado durante 3 anos, ao final espera-se apresentar os resultados com possíveis intervenções para diminuírem os impactos verificados na bacia pesquisada, sobretudo no perímetro urbano.
Com a aprovação do projeto com recursos que chegam a mais de 25 mil, o professor defende que é possível fazer pesquisa científica substancial na faculdade privada, impulsionando, consequentemente, a pesquisa nos cursos de graduação de forma relevante e efetiva. Além disso, os acadêmicos têm uma vivência prática dos conteúdos estudados em sala, fazendo análises e experimentos.
Os estudos hidrológicos que possam atender a necessidade de prevenção e de planejamento dos recursos hídricos em Porto Velho têm sido cada vez mais presentes, devido a recente cheia do rio Madeira os danos causados, tanto poder público quanto privado, foram debatidos, porém quase que nenhuma solução foi apresentada ou estudos que possam prever este tipo de fenômeno. Este estudo trará novas perspectivas sobre o planejamento e gerenciamento dos recursos hídricos, já que a área de estudo apesar de ser uma área de interesse para a sociedade não existem estudos que deem suporte ao gerenciamento e ao planejamento dos recursos hídricos na cidade de Porto Velho. A bacia hidrográfica do igarapé Belmont, que possui boa parte de suas nascentes dentro da área urbana de Porto Velho, e que sofre constantemente com inundações e outros processos hidrológicos que afetam a população.
Sobre o docente
O professor Janielson da Silva Lima é mestre em Geografia, na FARO ministra as disciplinas de Hidrologia e Geoprocessamento nos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Florestal. Sua atuação na área iniciou-se em 2009.
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O curso de Medicina da Faculdade Metropolitana de Rondônia alcançou, em 2025, um importante reconhecimento institucional ao receber nota máxima 5 na

Exposição valoriza produções artísticas de crianças da Educação Especial na Semed
A Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho (Semed) recebe, até a próxima quarta-feira, 24/12, a exposição de pinturas em tela produzidas por cr

Prefeitura de Porto Velho abre Processo Seletivo Simplificado para contratação de professores
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), publicou o Edita

O XI Congresso Estadual de Educação Física e Esporte Escolar 2025 foi concluído na quinta-feira (11), em Porto Velho. Promovido pelo governo de Rond
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)