Terça-feira, 19 de novembro de 2013 - 00h09
O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Departamento de Ciências da Educação (DED) do Núcleo de Ciências Humanas (NCH) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir) torna pública a abertura do processo seletivo para o Mestrado Profissional em Educação Escolar (MEPE).
As inscrições para o processo seletivo devem ser feitas no dia 27 de novembro de 2013, até ás 18h, exclusivamente por via eletrônica através do e-mail mepe@unir.br. O formulário eletrônico de inscrição e formulário eletrônico de envio de dados para análise do Currículo Lattes estão disponíveis no sítio eletrônico www.mepe.unir.br. A lista de documentos a serem enviados por e-mail para efetivar a inscrição pode ser acessada no item 2.3 do edital abaixo.
O Edital 01/2013/MEPE/UNIR é um convênio celebrado entre a Unir e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), para atender demanda da referida instituição e de demanda universal, com base no Art. 90, da Lei 9.394/96 e conforme preconizam o Art. 6º, da Portaria 80, de 16 de dezembro de 1998 e o Art. 5º, da Portaria 17, de 28 de dezembro de 2009.
O Mestrado Profissional em Educação Escolar visa a formação continuada de profissionais em atuação na educação, com a perspectiva de formar professores-pesquisadores do processo de ensino e aprendizagem, das práticas escolares, das instituições escolares, das políticas públicas educacionais e das determinações e influências do meio produtivo e da sociedade para a educação, contemplando conhecimentos didáticos, pedagógicos, científicos e tecnológicos, que assegurem a análise e a crítica dos fenômenos histórico-sociais e interculturais, metodologicamente orientadas, buscando a reflexão, com a finalidade de transformar a escola e a sociedade.
Das vagas
São ofertadas trinta vagas para o Mestrado Profissional em Educação Escolar, sendo vinte e cinco para atender aos servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) e cinco vagas para atender demanda universal, conforme critérios dispostos nos itens 2.1.1 e 2.1.2 do edital abaixo.
Todos os candidatos devem ser portadores de diploma de curso superior, graduação, reconhecido ou convalidado por instituição credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), cuja atuação profissional se relacione diretamente com a educação e que preencham os requisitos descritos abaixo.
Para concorrer a uma das vinte e cinco vagas destinadas aos profissionais efetivos do IFRO, o servidor do Instituto deve ter disponibilidade de tempo e autorização institucional do IFRO para participar do curso, em todas as suas etapas (cursar disciplinas, participar de atividades em eventos, atividades acadêmicas, reuniões de orientação de TCC, elaborar, qualificar e defender o TCC); e exercer atividades em instituições escolares a mais de dois anos.
Para concorrer a uma das cinco vagas universais no Edital 01/2013, o candidato deve ser profissional com efetivo exercício na área de educação; ter disponibilidade de tempo para participar do curso, em todas as suas etapas (cursar disciplinas, participar de atividades em eventos, atividades acadêmicas, reuniões de orientação de TCC, elaborar, qualificar e defender a dissertação de mestrado); exercer atividades em instituições escolares a mais de dois anos; e não ser servidor do IFRO.
Mais informações podem ser obtidas no portal do Mestrado em www.mepe.unir.br ou através do e-mail mepe@unir.br.
Acesse a íntegra do edital em www.unir.br.
Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Escola Municipal de PVH Jerusalém da Amazônia é destaque em RO e entra para o Top 10
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Jerusalém da Amazônia, localizada na zona rural de Porto Velho, na BR-364, Km 13 – sentido Cuiabá, foi destaq

Quando se trata de se preparar para o ENEM, os alunos se deparam com uma ampla gama de opções, cada uma com suas características. Com tantos cursos

A noite do último dia 09 de dezembro marcou um momento especial para o Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA. A Colação de Grau da Turma X

Governo de RO orienta sobre a Chamada Escolar e etapas da matrícula para 2026
O governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) orienta pais e estudantes que perderam o prazo da Chamada Escolar Pública
Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)