Porto Velho (RO) sexta-feira, 3 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Distrito de Surpresa, em Guajará-Mirim, ganha posto de saúde e escola


Gente de Opinião

Visita do governador Confúcio Moura ao distrito de
Surpresa em junho do ano passado

As construções de um posto de saúde e de uma escola com 10 salas de aula no distrito de Surpresa localizado na região de encontro dos rios Mamoré e Guaporé, no município de Guajará-Mirim,  fazem parte de um pacote de benefícios que o governador Confúcio Moura havia firmado com a população local em visita em junho de 2014.

O governo estadual já iniciou as obras do posto de saúde e o início da construção da escola depende da assinatura da ordem de serviço entre o Departamento de Obras e Serviços Públicos (Deosp) e a empresa. O diretor-executivo do Deosp, engenheiro Mirvaldo Moraes de Sousa, informou que o contrato deve ser assinado nos próximos dias.

Mirvaldo de Sousa explica que os projetos do posto e da escola foram executados pela Deosp e os recursos para a execução das obras são da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em suas respectivas áreas.

Conforme o projeto, o posto de saúde terá quatro consultórios, sendo um odontológico; sala de educação e saúde; sala de curativo; sala de coleta de material; almoxarifado; copa; depósito de material e limpeza; administração; imunização; farmácia e sala de repouso médico. A obra está orçada em R$ 760 mil.

O diretor do Deosp salienta que toda a estrutura será construída numa área de 300m². A empresa tem seis meses para a conclusão dos serviços. Miralvado ressalta que o projeto é moderno e atende todas as necessidades do distrito de Surpresa, com cerca de 300 famílias.

Gente de Opinião

Diretor do Deosp, Mirvaldo Sousa, engenheiro Lorenzo Villar e o prefeito Dulcio Mendes debatem os projetos para o distrito de Surpresa

O prefeito Dulcio Mendes (PT) afirmou que a construção de um posto de saúde novo e moderno era uma das principais reivindicações de Surpresa. “Os moradores aguardavam essa obra há mais de 40 anos”, comentou o prefeito.

Mendes disse que o atual posto de saúde funciona numa barraco de madeira, em condições precárias. “O governador Confúcio foi a Surpresa e conheceu as dificuldades daquela comunidade tão distante da sede do município, com acesso apenas de aeronave ou embarcação. De barco são pelo menos 24 horas de viagem”, explanou.

A nova escola, que será construída num terreno doado por um morador, terá 10 salas de aula; refeitório; cozinha; banheiros; setor administrativo e área de recreação. A escola municipal São Judas Tadeu foi atingida pela enchente do ano passado e os estudantes da rede municipal estão estudando na escola estadual Salomão Justiniano Melgar, em horários ajustados.
 


Fonte
Texto: Nilson Nascimento
Fotos: Nilson Nascimento
Decom - Governo de Rondônia

Mais Sobre Educação

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Por meio do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Depesp), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia-IFRO, Cam