Sexta-feira, 19 de junho de 2015 - 09h20
Uma das localidades mais atingidas pelos impactos dos grandes empreendimentos em Rondônia, o distrito de Jaci-Paraná, distante a 120 quilômetros da capital Porto Velho, recebe uma oficina de animação ambiental, com foco nas escolas.
A técnica de animação, conhecida como Pixilation, é resultado de uma parceria entre o Festcineamazônia Itinerante com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Velho. A ideia é difundir a técnica Pixilation, numa aproximação com a comunidade, usando uma forma lúdica para levar a mensagem ambiental.
O projeto prevê a realização de seis filmes de animação e a elaboração de um cd musical com as trilhas sonoras dos filmes. A intenção maior, no entanto, é montar um núcleo de animação no Estado de Rondônia.
Quatro pessoas estão sendo preparadas para ministrar as oficinas. São a professora Mallu Ferreira, o animador Cristian Ritse e os desenhistas e animadores Samuel Araújo e Ariston Oliveira.
O instrutor é Bernardo Mendes, que já trabalhou como animador em vários projetos para a televisão, como ‘Hoje é Dia de Maria’ e em vinhetas do ‘Plim Plim’ da Globo. A experiência como animador e produtor o levou a ser contratado pela 2dlab como gerente de produção, onde trabalhou em séries de animação, como Sitio do Pica pau Amarelo e Meu Amigãozão.
Apesar do nome soar estranho, Pixilation é uma técnica antiga. Usa a animação ‘stop motion’ na qual atores vivos são utilizados e captados quadro a quadro (como fotos), criando uma sequência de animação. Foi utilizada pela primeira vez em 1911 no filme ‘Jobard ne peut pas voir les femmes travailler’ pelo francês Émile Cohl. O termo Pixilation vem do inglês, de uma expressão pouco usada mesmo nesta língua, ‘pixilate’, que quer dizer ‘enfeitiçar’, ‘eletrizar’.
O Festcineamazônia Itinerante 2015 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura,Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet, apoio cultural da Prefeitura de Porto Velho, através da Funcultural, Fundaçao Cultural de Porto Velho, Sema, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Semed, Secretaria Municipal de Educação, Semusb, Secretaria Municipal de Serviços Básicos e Iphan. O Festcineamazonia é membro do Greenfilm Network e do Fórum dos Festivais.
Fonte: Eduardo Kopanakis
Assembleia leva aulão gratuito do Acelero Enem para mais de 650 jovens em Porto Velho
Em comemoração aos 42 anos da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), a Casa de Leis realizou neste sábado (19) o aulão do "Projeto Acelero En
Governo de RO mantém 63 rotas fluviais no coração da Amazônia que levam estudantes até escolas
No Coração da Amazônia, o governo de Rondônia mantém um serviço robusto de transporte escolar fluvial para estudantes matriculados nas redes Estadual
Alunos da Escola Barão do Solimões realizam emocionante homenagem aos professores
O Dia dos Professores foi celebrado com emoção, alegria e gratidão na Escola Barão do Solimões em Porto Velho-Ro, uma instituição que, ao longo dos
O Governo do Brasil, por meio do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), autorizou a con