Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Distrito de Porto Velho recebe oficina de animação


 Distrito de Porto Velho recebe oficina de animação - Gente de Opinião

Uma das localidades mais atingidas pelos impactos dos grandes empreendimentos em Rondônia, o distrito de Jaci-Paraná, distante a 120 quilômetros da capital Porto Velho, recebe uma oficina de animação ambiental, com foco nas escolas.

A técnica de animação, conhecida como Pixilation, é resultado de uma parceria entre o Festcineamazônia Itinerante com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Velho. A ideia é difundir a técnica Pixilation, numa aproximação com a comunidade, usando uma forma lúdica para levar a mensagem ambiental.

O projeto prevê a realização de seis filmes de animação e a elaboração de um cd musical com as trilhas sonoras dos filmes. A intenção maior, no entanto, é montar um núcleo de animação no Estado de Rondônia.

Quatro pessoas estão sendo preparadas para ministrar as oficinas. São a professora Mallu Ferreira, o animador Cristian Ritse e os desenhistas e animadores Samuel Araújo e Ariston Oliveira.

O instrutor é Bernardo Mendes, que já trabalhou como animador em vários projetos para a televisão, como ‘Hoje é Dia de Maria’ e em vinhetas do ‘Plim Plim’ da Globo. A experiência como animador e produtor o levou a ser contratado pela 2dlab como gerente de produção, onde trabalhou em séries de animação, como Sitio do Pica pau Amarelo e Meu Amigãozão.

 Apesar do nome soar estranho, Pixilation é uma técnica antiga. Usa a animação ‘stop motion’ na qual atores vivos são utilizados e captados quadro a quadro (como fotos), criando uma sequência de animação.  Foi utilizada pela primeira vez em 1911 no filme ‘Jobard ne peut pas voir les femmes travailler’ pelo francês Émile Cohl.  O termo Pixilation vem do inglês, de uma expressão pouco usada mesmo nesta língua, ‘pixilate’, que quer dizer ‘enfeitiçar’, ‘eletrizar’. 

O Festcineamazônia Itinerante 2015 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura,Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet, apoio cultural da Prefeitura de Porto Velho, através da Funcultural, Fundaçao Cultural de Porto Velho, Sema, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Semed, Secretaria Municipal de Educação, Semusb,  Secretaria Municipal de Serviços Básicos e Iphan. O Festcineamazonia é membro do Greenfilm Network e do Fórum dos Festivais.

Fonte: Eduardo Kopanakis
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb

Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb

Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o

Gente de Opinião Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)