Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Dilma: educação terá R$ 112 bilhões dos royalties


Flávia Albuquerque / Agência Brasil

São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff garantiu hoje (19), durante cerimônia em São Bernardo do Campo, que os recursos obtidos com a produção de petróleo serão destinados à educação e à saúde. Segundo Dilma, 75% dos royalties irão para a educação e o restante a saúde. “Só seremos uma nação desenvolvida se nós utilizarmos as riquezas finitas que temos, por exemplo os royalties do petróleo e os recursos do Fundo Social do Pré-Sal, na educação. Um país do porte do Brasil só se transforma em uma nação desenvolvida se investir em educação”, disse Dilma.

Ela reforçou que é preciso primeiro investir em creches, não só para garantir que as mães tenham um local seguro para deixar seus filhos enquanto trabalham, mas para garantir o acesso igualitário à educação básica, com estímulos adequados à idade dessas crianças e garantir ainda que até os 8 anos de idade todos estejam alfabetizados. Além disso, destacou a necessidade de investimentos para a melhoria da remuneração dos professores, para a alfabetização na idade certa e para a ampliação do ensino médio em tempo integral.

Dilma explicou que os recursos do pré-sal para a educação chegarão a R$ 112 bilhões em dez anos. "Começam com R$ 1,4 bilhão em 2014, devem saltar para R$ 3 bilhões em 2015 e para R$ 6 bilhões em 2016, chegando a R$ 13 bilhões em 2018", disse.

A presidenta defendeu o Programa Mais Médicos e tornou a dizer que o objetivo é aumentar o número de vagas em cursos de medicina e levar médicos para o interior e para as periferias. Segundo ela, o programa deve colocar mais R$ 15 bilhões para o investimento em postos de saúde, unidades de Pronto-Atendimento e hospitais até 2015. “Também vamos aumentar o número de médicos formados no Brasil. Até 2017, devem ser mais 11 mil e 12 mil residentes, nas áreas mais importantes”.

Dilma disse ainda que o governo pretende assegurar que as periferias e regiões mais distantes tenham acesso a médicos, por isso os profissionais formados no Brasil serão chamados antes e, caso as vagas não sejam preenchidas, os médicos formados no exterior serão chamados. “Há 700 municípios no Brasil que não têm nenhum médico e há 1.900 [municípios] com menos de um médico por cada 3 mil habitantes. Vamos garantir que, enquanto não formarmos os médicos no Brasil, venham médicos de todo o mundo para garantir acesso a essas pessoas”.

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Últimos dias para se candidatar a uma das 400 vagas no Processo Seletivo Simplificado do IFRO

Últimos dias para se candidatar a uma das 400 vagas no Processo Seletivo Simplificado do IFRO

Terminam dia 28 de junho as inscrições no PSS 2026/2 (Processo Seletivo Simplificado) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rond

Sebrae em Rondônia e SEDUC encerram Jornada Despertar após semana de imersão educacional

Sebrae em Rondônia e SEDUC encerram Jornada Despertar após semana de imersão educacional

Após uma semana de atividades intensas e troca de experiências entre educadores, encerra nesta sexta-feira (26) a formação Jornada Despertar, realiz

Escolas estaduais de Rondônia conquistam posições de destaque no Enem 2025

Escolas estaduais de Rondônia conquistam posições de destaque no Enem 2025

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 evidenciaram o desempenho de escolas da Rede Estadual de Ensino de Rondônia, que conquis

Comitê local teve três trabalhos aprovados e alcançou o 3º lugar no Prêmio Vitae Cultivar de Incentivo à Pesquisa

Comitê local teve três trabalhos aprovados e alcançou o 3º lugar no Prêmio Vitae Cultivar de Incentivo à Pesquisa

A IFMSA Brazil UNNESA alcançou um importante resultado científico durante a Jornada de Ginecologia e Obstetrícia de Rondônia (JOGOR) 2026, um dos pr

Gente de Opinião Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)