Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Dilma: destinação de royalties do petróleo à educação garante cumprimento do PNE


Yara Aquino
Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (6), ao  comentar a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) no Congresso Nacional, que a destinação dos royalties do petróleo para a educação dão a garantia do cumprimento das metas do plano. A votação do PNE, que estabelece um conjunto de metas para a educação a serem cumpridas nos próximos dez anos, foi concluída terça-feira (3).

O plano determina que, nestes dez anos, 10% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país) sejam destinados à educação. Atualmente, o setor recebe o equivalente a 5,3% do PIB.

Para a presidenta, a lei mais importante aprovada no ano passado foi a que assegura a aplicação de 75% dos royalties de petróleo e 50% do excedente em óleo do pré-sal na educação. "O que me dá segurança de que o PNE vai ser cumprido é que existem recursos para que se cumpra este plano, que se cumpram as metas. E esse recurso é fundamental”, disse Dilma, ao participar, em Santa Catarina, de cerimônia de anúncio de investimentos para o estado.

O projeto a que a presidenta se referiu destina 75% dos recursos oriundos dos royalties do petróleo à educação e 25% à saúde. Quanto ao Fundo Social do Pré-Sal, ficou estabelecido que 50% do total dos recursos serão destinados à educação e à saúde, na mesma proporção dos recursos dos royalties (75% e 25%).

Especialistas e militantes do setor educacional argumentam, porém, que o recurso dos royalties é insuficiente para atingir os 10% do PIB que o Plano Nacional de Educação considera necessários cumprimento de suas metas e dizem para que será preciso buscar outras fontes de financiamento. As metas do PNE abarcam desde a educação básica até a superior.

Dilma ressaltou que a educação tem o papel de garantir a sustentabilidade da ascensão social ocorrida nos últimos ano no Brasil, em especial entre a população de menor renda, e também de garantir mão de obra qualificada para o desenvolvimento econômico brasileiro.

Em Santa Catarina, Dilma anunciou investimentos de R$ 527 milhões para áreas como mobilidade urbana e saúde. Entre as ações previstas, estão obras na BR-282 para garantir o escoamento da produção agrícola e desaforar o trânsito e recursos para aquisição de equipamentos para o complexo do Hospital Regional de Biguaçu.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

PS Especial via notas no Ensino Médio 2024 – UNIR faz seleção agendada com notas do Histórico Escolar

PS Especial via notas no Ensino Médio 2024 – UNIR faz seleção agendada com notas do Histórico Escolar

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) abriu edital de Processo Seletivo Especial via notas no Ensino Médio, para preenchimento de vagas remanesc

Senac Rondônia recebe simulador realístico para os cursos de saúde

Senac Rondônia recebe simulador realístico para os cursos de saúde

O Sistema Fecomércio Rondônia, por meio do Senac, conta agora com uma inovação tecnológica em nossa Unidade de ensino, uma vez que foi adquirido o B

Sebrae RO e UNIR buscam fortalecer parceria para impulsionar o empreendedorismo

Sebrae RO e UNIR buscam fortalecer parceria para impulsionar o empreendedorismo

O empreendedorismo em Rondônia foi tema de reunião nesta segunda-feira (15), no prédio central da UNIR, em Porto Velho. A reitora da Universidade Fe

Está aberto o prazo para pedir isenção de taxa para o ENEM 2024

Está aberto o prazo para pedir isenção de taxa para o ENEM 2024

Tem início nesta segunda-feira, 15 de abril, o período para os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 solicitarem

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)