Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Cursos à distância formam mil técnicos em pesca


Nesta quinta-feira (20), 1.000 jovens e adultos de 23 estados brasileiros estão se formando em cursos técnicos de pesca e aquicultura à distância, ministrados pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR).

A iniciativa contou com o apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) através do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Educação Jovens e Adultos (Proeja).

Em todas as regiões brasileiras, pescadores e seus familiares assistiram as aulas, via satélite, nos telecentros da Pesca Maré. Os telecentros são espaços destinados a comunidades de pescadores artesanais e contam com computadores e material didático. As atividades são apoiadas por monitores.

O Ministério da Pesca e Aquicultura prioriza as políticas voltadas para a formação e qualificação profissional de pescadores e aquicultores. A formação dos novos técnicos é fundamental para o Brasil aproveitar melhor o seu potencial pesqueiro e aquícola, sobretudo através do cultivo de pescado em viveiros em propriedades rurais, bem como em gaiolas (tanques-rede) reservatórios públicos e no litoral.

Estiveram presentes à solenidade de certificação dos novos técnicos em Curitiba – transmitida para os telecentros nos estados, o diretor de Planejamento e Ordenamento da Pesca Artesanal do MPA, Henrique Almeida, o diretor-geral de Educação à Distância do Instituto Federal do Paraná, Marcelo Camilo Pedra (que representou o Reitor do IFPR, Irineu Mário Colombo), o pró-reitor de Administração, Gilmar José Ferreira dos Santos, e o superintendente federal de Aquicultura e Pesca do estado do Paraná, José Antônio Faria Brito, entre outras pessoas que contribuíram para a realização do projeto.

Fonte: Ascom / Ministério da Pesca e Aquicultura
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae, SEMED e Sicoob firmam parceria para fortalecer educação empreendedora e financeira em Porto Velho

Sebrae, SEMED e Sicoob firmam parceria para fortalecer educação empreendedora e financeira em Porto Velho

A educação empreendedora e financeira passa a ganhar ainda mais espaço nas escolas da rede municipal de ensino de Porto Velho. A assinatura do Termo

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos estão abertas até dia 15 em todo o estado de Rondônia

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos estão abertas até dia 15 em todo o estado de Rondônia

O ensino online consolidou-se em Rondônia como uma estratégia de democratização da qualificação da mão de obra em todos os 52 municípios. Nesse sent

Parceria entre MPRO, Seduc, Undime e SaferNet oferece formação para profissionais da educação em Rondônia

Parceria entre MPRO, Seduc, Undime e SaferNet oferece formação para profissionais da educação em Rondônia

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito “Segurança e Cidadania Digital em Sala de Aula – 2ª edição”, destinado a educadores da rede públic

Resultado definitivo do Faculdade da Prefeitura é divulgado

Resultado definitivo do Faculdade da Prefeitura é divulgado

Foi publicado o resultado definitivo do Processo Seletivo 2026.1 do Programa de Inclusão Social Universidade para Todos – Faculdade da Prefeitura, con

Gente de Opinião Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)