Porto Velho (RO) sábado, 27 de novembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Curso integrado de ética médica para os médicos residentes


O Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) está realizando o Primeiro Curso Integrado de Ética para Médicos Residentes do Estado. A abertura do evento aconteceu, nesta sexta-feira (22), com a participação do vice-presidente do Conselho FederalGente de Opinião de Medicina (CFM), Carlos Vital e da médica e secretária-executiva da Comissão Nacional de Residência Médica (CNMR) do Ministério da Educação, Maria do Patrocínio Tenório Nunes.

Na abertura do evento, no auditório do Conselho Regional de Medicina, a presidente do Cremero, Maria do Carmo Wanssa, destacou a importância do curso para os médicos residentes. Também prestigiou a abertura do curso diretor-tesoureiro do Conselho Federal de Medicina, médico Hiran Gallo. O curso tem como objetivo discutir o procedimento dos médicos de acordo com o código de ética.

Segundo a secretária-geral do conselho, Rita de Cássia Alves, as atividades são desenvolvidas em grupos, onde cada um discute um assunto dentro do tema ética. “Vamos debater a Publicidade Médica, Ética em Urgência e Emergência e Ética no preenchimento do prontuário médico, relação médico-paciente, ou seja, tudo que envolva o exercício da medicina”, pontuou a secretária-geral. Durante o curso, serão ministradas palestras sobre ‘O Código de Ética Médica; ‘A Medicina e o Direito’; e ‘Residência Médica e Ética’.

Além de ser temas que permeiam o cotidiano do exercício da medicina, no curso será abordado o panorama da residência médica no Brasil. Rita de Cássia falou ainda que o curso certamente ajudará a identificar questões como “Queremos saber como é esse residente no País. Qual é a sua formação”, observa.

Para o médico Hiran Gallo, o 1º Curso Integrado de Ética para Médicos Residentes de Rondônia se reveste da maior relevância, com a presença de Maria do Patrocínio e Carlos Vital. “Esse evento é um marco histórico para a medicina rondoniense. Já os jovens médicos vão poder levar informações de uma medicina de qualidade. A única coisa que lamento é ausência de algumas autoridades que não dão apoio ao evento de grande importância para saúde”, diz.

Conforme a presidente do Cremero, Maria do Carmo Wanssa, nos anos anteriores o curso era em formato de aulas semanais. Mas, este ano, o Cremero pediu para a comissão de residência liberar os residentes para participar de um evento no final de semana. Segundo ela, a expectativa é grande pela participação em debates. “A ética é um tema que se torna monótono se não houver um debate”, afirma.

Neste sábado (23), a programação contará com um julgamento simulado, com casos dos médicos que sofrem com processos éticos. O curso é obrigatório para todos os residentes do primeiro ano.

Fonte: Cremero

Mais Sobre Educação

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) divulgou nesta quarta-feira, 24/11/2021, na Seção 3 do Diário Oficial da Un

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

O V Congresso Municipal de Educação iniciou, nesta quarta-feira (24), em Porto Velho. O evento reúne mais de 5 mil professores e diretores escolares p

Pais e responsáveis sem acesso à internet podem participar da chamada escolar de forma presencial em Porto Velho

Pais e responsáveis sem acesso à internet podem participar da chamada escolar de forma presencial em Porto Velho

Pais e responsáveis sem acesso à internet, ou com dificuldades de manuseio de aparelho eletrônico, podem buscar, até a próxima sexta-feira (26), um do

Vencedores do prêmio Boas Práticas são anunciados durante Congresso Municipal de Educação em Porto Velho

Vencedores do prêmio Boas Práticas são anunciados durante Congresso Municipal de Educação em Porto Velho

Os dez vencedores da 3ª edição do prêmio Boas Práticas foram reconhecidos nesta quarta-feira (24). A premiação aconteceu durante a solenidade de abe