Quinta-feira, 17 de maio de 2012 - 05h12
O Curso de Letras da Faculdade Metropolitana obteve conceito 4 (muito bom) do Ministério da Educação (MEC), após visita de avaliação para reconhecimento realizada entre os dias seis e nove de maio.
Os avaliadores do MEC, nas visitas que duraram três dias, foi observar as condições não só do curso em questão como também a forma como ele interage com os demais cursos e projetos da Faculdade Metropolitana e a estrutura oferecida para o seu funcionamento. Os avaliadores entrevistaram alunos, monitores, egressos, professores, coordenadores de projetos e gestores da Instituição. Além de aferir a qualidade do curso e atribuir um conceito, eles também apontam o que pode ser melhorado.
Basicamente, o reconhecimento de um curso de graduação pelos avaliadores do MEC leva em conta três fatores: a organização didático-pedagógica, os corpos docente, discente e técnico-administrativo e as instalações físicas da instituição. No caso do Curso de Letras (Língua e Literatura) da Faculdade Metropolitana, os avaliadores incluíram visitas técnicas a laboratórios de informática e ao acervo bibliográfico do curso. Além disso, conheceram a estrutura geral da instituição.
A respeito do resultado da avaliação, a coordenadora do curso, professora Anelise Prazeres Veloso de Souza, graduada em Letras pela UNIR e com Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso, frisou: “o conceito 4 nos causou inusitada satisfação porque confirma o efetivo compromisso do curso com o ensino, a pesquisa e a extensão. Nossa equipe de professores, os alunos, a direção e a comunidade acadêmica como um todo estão festejando com muita alegria essa conquista”, conclui a professora
A diretora Acadêmica da Instituição, professora Nina Lee, ressalta que a conquista se deve, entre tantos aspectos, à seriedade com que a Faculdade Metropolitana trata a educação, atendendo não só aos dispositivos da legislação, mas também ao seu compromisso com a comunidade e a sua missão institucional. Além disso, atribui o conceito obtido à qualidade do curso, por toda organização e disposição curricular, e especialmente ao corpo docente, que com muita competência e o empenho dos colaboradores e técnicos administrativos, leva à frente a história de um curso que se consolida a cada nova.
Também o vice-diretor da Faculdade Metropolitana, professor Gilmar Nascimento, acredita que os fatores que mais contribuíram para o bom desempenho na avaliação foram o nível dos docentes, o envolvimento de professores, alunos e coordenadores nas atividades do curso e os projetos de ensino, pesquisa e extensão.
Fonte: Sérgio Mello
Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até domingo, 14, em Porto Velho
A variedade de cursos ofertados pelo ensino profissionalizante amplia as chances do estudante se capacitar em diferentes áreas. O Instituto Estadual
Grupo Educacional Aparício Carvalho é patrocinador oficial do Aberto do Madeira 2025
O Grupo Educacional Aparício Carvalho é um dos patrocinadores oficiais do Aberto do Madeira 2025, evento que reúne o Torneio de Tênis Profissional e
UNIR lança Processo Seletivo 2026 com quase 3 mil vagas gratuitas em cursos de graduação
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) lançou nesta segunda-feira, 8 de setembro, o Processo Seletivo UNIR 2026 (PS UNIR 2026), que vai oferecer 2.
Professores lançam curso preparatório para nota máxima no ENEM em Porto Velho
Quando se trata de se preparar para o ENEM, os alunos se deparam com uma ampla gama de opções, cada uma com suas características. Com tantos cursos