Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Curso de Letras da Metropolitana recebe nota 4 do MEC


 Curso de Letras da Metropolitana recebe nota 4 do MEC - Gente de Opinião

O Curso de Letras da Faculdade Metropolitana obteve conceito 4 (muito bom) do Ministério da Educação (MEC), após visita de avaliação para reconhecimento realizada entre os dias seis e nove de maio.

Os avaliadores do MEC, nas visitas que duraram três dias, foi observar as condições não só do curso em questão como também a forma como ele interage com os demais cursos e projetos da Faculdade Metropolitana e a estrutura oferecida para o seu funcionamento. Os avaliadores entrevistaram alunos, monitores, egressos, professores, coordenadores de projetos e gestores da Instituição. Além de aferir a qualidade do curso e atribuir um conceito, eles também apontam o que pode ser melhorado.

Basicamente, o reconhecimento de um curso de graduação pelos avaliadores do MEC leva em conta três fatores: a organização didático-pedagógica, os corpos docente, discente e técnico-administrativo e as instalações físicas da instituição. No caso do Curso de Letras (Língua e Literatura) da Faculdade Metropolitana, os avaliadores incluíram visitas técnicas a laboratórios de informática e ao acervo bibliográfico do curso. Além disso, conheceram a estrutura geral da instituição.

A respeito do resultado da avaliação, a coordenadora do curso, professora Anelise Prazeres Veloso de Souza, graduada em Letras pela UNIR e com Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso, frisou: “o conceito 4 nos causou inusitada satisfação porque confirma o efetivo compromisso do curso com o ensino, a pesquisa e a extensão. Nossa equipe de professores, os alunos, a direção e a comunidade acadêmica como um todo estão festejando com muita alegria essa conquista”, conclui a professora

A diretora Acadêmica da Instituição, professora Nina Lee, ressalta que a conquista se deve, entre tantos aspectos, à seriedade com que a Faculdade Metropolitana trata a educação, atendendo não só aos dispositivos da legislação, mas também ao seu compromisso com a comunidade e a sua missão institucional. Além disso, atribui o conceito obtido à qualidade do curso, por toda organização e disposição curricular, e especialmente ao corpo docente, que com muita competência e o empenho dos colaboradores e técnicos administrativos, leva à frente a história de um curso que se consolida a cada nova.

Também o vice-diretor da Faculdade Metropolitana, professor Gilmar Nascimento, acredita que os fatores que mais contribuíram para o bom desempenho na avaliação foram o nível dos docentes, o envolvimento de professores, alunos e coordenadores nas atividades do curso e os projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Fonte: Sérgio Mello
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026

Com o tema “Transformando Vidas por meio da Educação”, o governo de Rondônia deu início ao ano letivo de 2026, marcando uma nova temporada de avanços

Faculdade da Prefeitura divulga lista de candidatos pré-selecionados do Processo Seletivo 2026.1

Faculdade da Prefeitura divulga lista de candidatos pré-selecionados do Processo Seletivo 2026.1

A Prefeitura de Porto Velho publicou nesta sexta-feira (6), no portal do Conselho Gestor da Faculdade da Prefeitura, a lista dos candidatos pré-seleci

IFRO divulga terceira chamada do PSU 2026/1 e abre prazo para matrícula on-line

IFRO divulga terceira chamada do PSU 2026/1 e abre prazo para matrícula on-line

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) divulgou, nesta quarta-feira (5), a lista de convocação para matrícula dos

UNIR abre concurso com 47 vagas para professores efetivos em diversas áreas

UNIR abre concurso com 47 vagas para professores efetivos em diversas áreas

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) publicou nesta quarta-feira (4) novo edital de concurso público para seleção de 47 professores efetivos do

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)