Porto Velho (RO) sexta-feira, 22 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Educação

Crianças recebem cartilha sobre educação ambiental


A prefeitura de Porto Velho, através da Coordenadoria Municipal de Posturas, prossegue com a distribuição da cartilha “Aventuras de Cezinha e Posturinha em destino certo” nas escolas da capital rondoniense. Ontem segunda-feira (19), foi a vez das crianças da Escola Municipal de Educação Infantil Moranguinho, no Conjunto Cohab Floresta (zona Sul) receberem o material, cujo objetivo é trabalhar a conscientização ambiental dos alunos.

Conforme a supervisora da escola, Daiane Moraes, a cartilha foi entregue a 150 crianças das turmas de quatro e cinco anos. Embora elas ainda não saibam ler, são orientadas a entregar o material aos pais. “Como as cartilhas têm uma linguagem infantil e são ilustradas com desenhos coloridos, as crianças certamente vão pedir aos pais que lêem para elas. Desta forma, levaremos a educação ambiental para toda a família, tendo as crianças como multiplicadoras”, entende Daiane Moraes.

A supervisora também informou que o material chegou em boa hora, haja vista que a escola está elaborando um projeto para trabalhar a reciclagem com as crianças no ambiente escolar, a partir de 2013. “Certamente servirá de suporte para o nosso projeto”, completa. O primeiro passo na concretização do objetivo já foi dado. Orientados pelas professoras, os pequeninos fazem a coleta seletiva em casa e levam todo o material reciclável para a escola, principalmente garrafas plásticas.

Daiane Moraes afirma que a idéia é utilizar o material coletado com as crianças na confecção de brinquedos e também no preparo de hortas. “Queremos ensiná-los na prática as lições da cartilha e demais orientações que recebem com os nossos professores”, frisou. Foi instalado um recipiente na entrada da escola, onde as crianças podem deixar o material que levam de casa.

Início

O projeto para trabalhar com materiais recicláveis na Escola Moranguinho surgiu quando a professora Rosete Siqueira foi convidada para participar de um curso oferecido por uma ONG. “Fiquei tão empolgada que resolvi trazer a idéia para a direção, que de pronto me apoiou”, conta entusiasmada. Ela entende que educar os cidadãos do futuro é um grande passo na preservação do meio ambiente e respeito à natureza.

Conteúdo

A cartilha conta as aventuras de Cezinha, um estudante que encontra muitas dificuldades para chegar à escola. Ele tem a ajuda da agente de fiscalização municipal, Posturinha. Os dois personagens tratam sobre água servida jogada na rua e lixo nas calçadas, dentre outros temas. Contam, ainda, como a prefeitura notifica e até multa os infratores. A cartilha foi elaborada pela Coordenadoria Municipal de Posturas e cita os números de contatos para denúncia: 0800 647 1391 ou 0800 69 1330.

Escola

A Escola Municipal de Educação Infantil Moranguinho existe há cerca de 20 anos. Está localizada à Rua Camomila, Cohab Floresta, onde anteriormente funcionava uma pequena unidade de saúde. Devido à grande demanda pela educação, o prédio foi ampliado e transformado em escola. Atualmente, 250 crianças de dois a cinco anos estudam no local. Elas formam 11 turmas de creche e jardim I e II.

Fonte: Augusto José

Mais Sobre Educação

UNIR divulga concurso público com 24 vagas para professor do magistério superior

UNIR divulga concurso público com 24 vagas para professor do magistério superior

A Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga o edital Edital nº 01/GR/UNIR/2019 de Concurso Público de Provas e Títulos para Professor

O primeiro doutor em Geografia da Região Norte será formado pela UNIR

O primeiro doutor em Geografia da Região Norte será formado pela UNIR

No dia 22 de março de 2019 (sexta-feira) às 8h, no Auditório Milton Santos/CEGEA/UNIR, Bloco 1T, do Campus José Ribeiro Filho, em Porto Velho, o Pro

Senai e Ceron oferecem cursos de qualificação profissional para a população de Rondônia

Senai e Ceron oferecem cursos de qualificação profissional para a população de Rondônia

Além da abertura de novas vagas para os cursos e da melhoria dos laboratórios para as aulas, a Ceron vai apoiar os técnicos e eletricistas formados

Laerte Gomes se reúne com secretário de Educação e anuncia indicação do plano de segurança nas escolas públicas

Laerte Gomes se reúne com secretário de Educação e anuncia indicação do plano de segurança nas escolas públicas

Parlamentar informou que indicará ao Governo implantação de Plano Estratégico de Segurança nas escolas públicas do EstadoO presidente da Assembleia