Porto Velho (RO) sexta-feira, 3 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Crianças recebem cartilha sobre educação ambiental


A prefeitura de Porto Velho, através da Coordenadoria Municipal de Posturas, prossegue com a distribuição da cartilha “Aventuras de Cezinha e Posturinha em destino certo” nas escolas da capital rondoniense. Ontem segunda-feira (19), foi a vez das crianças da Escola Municipal de Educação Infantil Moranguinho, no Conjunto Cohab Floresta (zona Sul) receberem o material, cujo objetivo é trabalhar a conscientização ambiental dos alunos.

Conforme a supervisora da escola, Daiane Moraes, a cartilha foi entregue a 150 crianças das turmas de quatro e cinco anos. Embora elas ainda não saibam ler, são orientadas a entregar o material aos pais. “Como as cartilhas têm uma linguagem infantil e são ilustradas com desenhos coloridos, as crianças certamente vão pedir aos pais que lêem para elas. Desta forma, levaremos a educação ambiental para toda a família, tendo as crianças como multiplicadoras”, entende Daiane Moraes.

A supervisora também informou que o material chegou em boa hora, haja vista que a escola está elaborando um projeto para trabalhar a reciclagem com as crianças no ambiente escolar, a partir de 2013. “Certamente servirá de suporte para o nosso projeto”, completa. O primeiro passo na concretização do objetivo já foi dado. Orientados pelas professoras, os pequeninos fazem a coleta seletiva em casa e levam todo o material reciclável para a escola, principalmente garrafas plásticas.

Daiane Moraes afirma que a idéia é utilizar o material coletado com as crianças na confecção de brinquedos e também no preparo de hortas. “Queremos ensiná-los na prática as lições da cartilha e demais orientações que recebem com os nossos professores”, frisou. Foi instalado um recipiente na entrada da escola, onde as crianças podem deixar o material que levam de casa.

Início

O projeto para trabalhar com materiais recicláveis na Escola Moranguinho surgiu quando a professora Rosete Siqueira foi convidada para participar de um curso oferecido por uma ONG. “Fiquei tão empolgada que resolvi trazer a idéia para a direção, que de pronto me apoiou”, conta entusiasmada. Ela entende que educar os cidadãos do futuro é um grande passo na preservação do meio ambiente e respeito à natureza.

Conteúdo

A cartilha conta as aventuras de Cezinha, um estudante que encontra muitas dificuldades para chegar à escola. Ele tem a ajuda da agente de fiscalização municipal, Posturinha. Os dois personagens tratam sobre água servida jogada na rua e lixo nas calçadas, dentre outros temas. Contam, ainda, como a prefeitura notifica e até multa os infratores. A cartilha foi elaborada pela Coordenadoria Municipal de Posturas e cita os números de contatos para denúncia: 0800 647 1391 ou 0800 69 1330.

Escola

A Escola Municipal de Educação Infantil Moranguinho existe há cerca de 20 anos. Está localizada à Rua Camomila, Cohab Floresta, onde anteriormente funcionava uma pequena unidade de saúde. Devido à grande demanda pela educação, o prédio foi ampliado e transformado em escola. Atualmente, 250 crianças de dois a cinco anos estudam no local. Elas formam 11 turmas de creche e jardim I e II.

Fonte: Augusto José

Mais Sobre Educação

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Por meio do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Depesp), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia-IFRO, Cam