Terça-feira, 13 de setembro de 2016 - 14h52
A prova já tem hora e data marcada. O exame do Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) a ser realizado por intermédio da Fundação Carlos Chagas, acontecerá no dia 16 de outubro em Porto Velho. As inscrições poderão ser feitas pelo site da Fundação (www.concursosfcc.com.br) a partir desta segunda-feira (12 de setembro) e seguem até o próximo dia 20.
O exame é um instrumento de avaliação externa da formação dos profissionais médicos e dirigido a todos os recém formados e formandos do sexto ano de Medicina que estejam cursando faculdades reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Os egressos terão cinco horas para responder a 120 questões de múltipla escolha nas áreas de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia, Saúde Pública, Epidemiologia, Saúde Mental, Bioética e Ciências Básicas (Fisiologia, Bioquímica, Microbiologia e Parasitologia, Biofísica e Biologia Molecular).
Esta é a segunda vez que o Cremero realiza o exame em Porto Velho. O exame em 2015 revelou que apenas 13,4% dos recém formados em escolas médicas de Rondônia obtiveram a média. Os demais, 86,6% não acertaram mais da metade da prova, que foi aplicada a alunos das Faculdades Integradas Aparício Carvalho (Fimca), Faculdade São Lucas (FSL) e Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed).
“A nossa ideia é contribuir para melhorias na qualidade do ensino médico. O despreparo de profissionais recém-formados resulta, por exemplo, no aumento das denúncias de erro médico que chegam ao Cremero” destaca o presidente do Conselho, Dr. Cleiton Bach.
O exame dos egressos é realizado pelo Cremesp há 11 anos. Atualmente somente São Paulo e Rondônia aplicam a prova. Essa atitude foi elogiada durante o Simpósio Internacional sobre Avaliação de Desempenho dos Egressos de Medicina que aconteceu em fevereiro na capital paulista sob a coordenação do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) e também do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL).
“Quando o Conselho em São Paulo aplicou a prova pela primeira vez o índice de aprovação também foi baixo. Hoje, o índice ultrapassa os 50%. Acreditamos que um dia também alcançaremos este mesmo índice de aprovação” acrescenta Dr. Andrei Leonardo, vice-presidente do Cremero.
O presidente do Conselho enfatiza ainda que o mau desempenho na prova ou eventual reprovação não impede a obtenção do registro no Cremero, mas lembra que quem passa pelo exame obtém benefícios. “Algumas instituições adotam a prova como critério de seleção, tanto para contratações de médicos quanto para a seleção para a Residência Médica. Quem participou da prova ano passado também pôde participar de um convênio com o Hospital Israelita Albert Einstein” finalizou.
Serão considerados aptos os formandos ou recém-formados que acertarem, pelo menos, 60% das questões do exame objetivo. Todas as convocações e avisos serão divulgados através do site www.concursosfcc.com.br .
“Quero ser delegada”: estudante destaca importância do aulão para o Enem
O sonho de cursar Direito, ser aprovada em um concurso e tornar-se delegada impulsiona Fabíola Guedes, de 17 anos. Filha de um produtor de café e
PS UNIR 2026 - publicados editais de Medicina com 40 vagas para o primeiro semestre
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) publicou nesta segunda-feira, dia 15 de setembro, os editais do Processo Seletivo 2026 para o curso de Medic
Presidente da Assembleia comemora sucesso do Acelero Enem 2025 em vários municípios de Rondônia
O projeto Acelero Enem 2025, iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), com organ
Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até domingo, 14, em Porto Velho
A variedade de cursos ofertados pelo ensino profissionalizante amplia as chances do estudante se capacitar em diferentes áreas. O Instituto Estadual