Quinta-feira, 5 de julho de 2018 - 11h15

Os secretários de Educação, César Licório (Município) e Francisca das Chagas (Estado), assinaram na tarde de quarta-feira, 04/07, um Termo de Cooperação Técnica que visa a oferta de Ensino Médio no Campo e Ensino Médio com Mediação Tecnológica. Caberá ao Estado, neste convênio, coordenar, por meio da Coordenadoria Regional de Educação (CRE), a atuação administrativa e pedagógica das escolas.
De acordo com a secretária da Seduc, Francisca das Chagas Holanda, a “Chaguinha” o Estado também terá a responsabilidade de contratar os profissionais conforme quantitativo de alunos e quadro de necessidades apresentado pela Semed e pela CRE para atender a demanda estudantil.
A Seduc também, segundo ela, estabelecerá convênio/contrato de transporte escolar para deslocamento dos respectivos estudantes, além de garantir as condições necessárias à instalação dos mesmos e disponibilizará os kits tecnológicos (TV, computador, antena) específicos para utilização nas salas que atenderão o ensino médio com mediação tecnológica.
O Estado ainda ficará responsável por ofertar alimentação escolar a esse público como também assegurar materiais de expediente e de higiene. “A educação é um direito de todos garantido pela Constituição e estamos juntando esforços para que esse direito seja resguardado e os jovens que vivem no campo possam dar continuidade aos seus estudos na própria área rural, sem precisar se deslocar até a cidade para isso. Assim atendemos esse público que quer vive no campo, mas que busca sua formação educacional”, disse.
Já a Secretaria Municipal de Educação (Semed) deverá ceder espaços físicos das escolas municipais, quando houver essa possibilidade, ao Estado para o atendimento ao ensino médio ou ceder espaços para a ampliação ou construção no terreno da escola para essa finalidade. “Em muitas localidades rurais temos escolas municipais que podem ser utilizadas pelo Estado no período noturno para a oferta do ensino médio. Em outras, temos até mesmo durante o dia salas que podem ser utilizadas para essa finalidade também”, relatou Licório.
A cooperação técnica terá vigência por dez anos com a possibilidade de prorrogação por igual período ou inferior, podendo ser rescindido por qualquer uma das partes mediante aviso prévio, de no mínimo cinco anos de antecedência, para que não prejudicar o andamento do ano letivo.
Desenvolvimento Rural
Licório destacou que a educação no campo hoje é um desafio para todo o país e que o esforço do Estado de Rondônia em ampliar a oferta do ensino médio na zona rural da capital vai mudar a realidade de muitos jovens que concluíram o ensino fundamental, mas devido à falta da oferta do ensino médio, perderam o interesse em continuar os estudos.
“A grande maioria tem o sonho de ser um agrônomo, um veterinário, um administrador, um médico, enfermeiro e etc. Mas, devido à necessidade de se deslocar até a cidade para concluir o ensino médio eles, e mesmos os pais, acabam desistindo. Hoje a tecnologia está no campo. A internet está lá. É possível até mesmo um curso superior à distância. Mas é preciso concluir o ensino médio. E é ai que essa parceria com o Estado fará a diferença. Por isso estamos juntos nesse projeto”, enfatizou o titular da Semed.
“Não é porque vivem no campo que eles devem ter apenas o ensino fundamental, pelo contrário esses jovens precisam buscar uma formação até superior, para que no futuro, a profissão escolhida ajude a desenvolver o campo, local onde se sentem realizados, e podendo garantir qualidade de vida às suas famílias”, complementou Chaguinha.
Estiveram presentes ainda, durante a assinatura do Termo, a coordenadora do CRE, Irani Freire, e a coordenadora de Mediação Tecnológica, Giovanna Gvozdanovic.
Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb
Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o
Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)