Sexta-feira, 28 de setembro de 2012 - 15h59
Mariana Branco
Agência Brasil
Brasília - O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), aferido mensalmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), manteve-se em patamar elevado pelo terceiro mês consecutivo.
Em setembro, o indicador atingiu 113,2 pontos, ante resultado de 113,4 pontos em agosto e 113 em julho. Com relação a setembro de 2011, o índice teve alta de 0,7%. A estabilidade do índice mostra que os consumidores mantêm-se confiantes em relação à economia como um todo.
Mas, apesar da percepção positiva geral, os componentes do Inec mostram que os consumidores estão mais preocupados com o endividamento, desemprego e inflação.
A pontuação relativa a esses três itens recuou na comparação mensal, o que denota pessimismo. No caso do endividamento, caiu 3,7% ante agosto. Em se tratando da inflação, o recuo foi 2,1%, e, com relação ao desemprego, 2,3%.
"Especificamente com relação à inflação, esse é o quarto mês consecutivo de queda. Os consumidores estão com expectativa de que a inflação cresça", destaca Danilo Garcia, economista da CNI.
Mesmo preocupados com a elevação dos preços, os consumidores estão menos pessimistas em relação a isso do que em setembro de 2011. A indicação é dada pelo componente do Inec relativo à inflação subiu 4,2% este mês na comparação com aquele período.
Os componentes do Inec que registraram aumento da percepção positiva na comparação com agosto foram a renda pessoal (+2,4%) e a expectativa de compra de bens de maior valor (+1,9%). A percepção da situação financeira ficou praticamente estável, com leve oscilação positiva de 0,1%.
A pesquisa relativa ao Inec de setembro foi aplicada entre os dias 17 e 21. Foram ouvidos 2002 consumidores de 141 municípios.
“Quero ser delegada”: estudante destaca importância do aulão para o Enem
O sonho de cursar Direito, ser aprovada em um concurso e tornar-se delegada impulsiona Fabíola Guedes, de 17 anos. Filha de um produtor de café e
PS UNIR 2026 - publicados editais de Medicina com 40 vagas para o primeiro semestre
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) publicou nesta segunda-feira, dia 15 de setembro, os editais do Processo Seletivo 2026 para o curso de Medic
Presidente da Assembleia comemora sucesso do Acelero Enem 2025 em vários municípios de Rondônia
O projeto Acelero Enem 2025, iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), com organ
Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até domingo, 14, em Porto Velho
A variedade de cursos ofertados pelo ensino profissionalizante amplia as chances do estudante se capacitar em diferentes áreas. O Instituto Estadual