Quinta-feira, 31 de janeiro de 2019 - 11h11

De acordo com especialistas, a maioria das profissões do futuro sequer existe, entretanto diversas habilidades são apontadas pelo Relatório do Fórum Econômico Mundial como imprescindíveis para os profissionais do futuro, entre elas a inteligência emocional. Desde o ano passado, o Colégio e Curso Sapiens integrou a Educação Socioemocional a sua grade curricular, num processo que envolve o aluno, a escola e a família.
A Educação Socioemocional se caracteriza por promover a aprendizagem dos alunos com relação às suas emoções e sentimentos, tornando-os pensadores criativos, empáticos e tolerantes.
“Acreditamos que deve ser vista como um processo contínuo e permanente, presente no dia a dia das crianças e não apenas na escola. É um processo entre o aluno, professores e família”, explica a professora Luciana Minucelli, que trabalha a disciplina nas séries iniciais.
Neste processo, o colégio conta com a Escola da Inteligência, que contempla os alunos do Ensino Infantil ao Médio, com uma metodologia específica pra cada idade, baseada da Teoria da Inteligência Multifocal de Augusto Cury.
Na escola, a ideia é fazer com que os alunos aprendam a gerenciar seus pensamentos e emoções, pensar antes de reagir e agir, trabalhar perdas e frustrações e se colocar no lugar do outro.
Além disso, o programa promove encontros com pais e filhos, onde são trabalhados diferentes temas, envolvendo a família e a escola. “Com tudo isso, o aluno tem uma melhora nos índices de aprendizagem, reduz o índice de violência na escola e aprimora as relações interpessoais”, avalia Luciana.
Jean Caldin, diretor Pedagógico da Unidade Jardim América, completa que o desenvolvimento das habilidades socioemocionais vai de encontro às perspectivais das profissões do futuro, preparando o aluno para o futuro, para que ele chegue a este mercado sentindo que a escola deu essa base.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reforça a importância do desenvolvimento destas habilidades ao incluir a educação socioemocional entre as 10 competências básicas que devem ser implantadas por todas as escolas a partir de 2020.
Segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb
Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o
Segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)