Porto Velho (RO) domingo, 28 de novembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

CFO em Seg Pública alcança nota 4 na avaliação INEP/MEC



O curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Estado de Rondônia (CFO), Bacharel em Segurança Pública, objeto do Convênio firmado entre o Governo do Estado de Rondônia e Fundação Universidade Federal de Rondônia, foi avaliado pelo Ministério da Educação com nota 4, na escala de 0 a 5.

De acordo com os critérios do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), responsável pelas avaliações dos cursos de graduação em todo o país, a nota 4 (conceito muito bom) alcançada, está condizente com os indicadores e com o sistema de informações que subsidia tanto o processo de regulamentação, exercido pelo MEC, como garantia da transparência dos dados, quanto com a qualidade da educação superior a toda sociedade.

A reitora da Unir, professora Maria Berenice Alho da Costa Tourinho, elogiou o desempenho do curso. “A avaliação positiva do curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar é o reconhecimento do trabalho desenvolvido por professores qualificados e comprometidos com a educação, o que evidencia a contribuição da Unir na valorização social do Estado”, destacou a reitora.

Para obtenção do reconhecimento e da nota de avaliação do curso são avaliados o corpo docente, a organização didático-pedagógica, o corpo discente, técnico-administrativo e as instalações físicas.

“Com o conceito 4 e o devido reconhecimento do curso CFO, pode-se aferir que a Unir e o Governo do Estado de Rondônia, nesse caso representado pela Policia Militar, estão no caminho certo para contribuírem de modo efetivo e com eficiência com o Estado de Rondônia, na perspectiva de oferecimento de uma Polícia Militar combativa, responsável, mais humanizada e acima de tudo, bem qualificada, a fim de proteger todos os cidadãos que dela precisa”, destacou o chefe do Departamento de Ciências Jurídicas da Unir, professor doutor Delson Fernando Barcellos Xavier.

Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Rondônia (CFO)

O Curso de Bacharel em Segurança Pública - Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Rondônia (CFO) é uma iniciativa conjunta entre a Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir) e o Governo do Estado de Rondônia, onde as áreas didático-pedagógica ficam sob a responsabilidade da Unir e da Diretoria de Ensino da PM-RO. A primeira turma do CFO, concluída em 2009, formou 54 bacharéis em Segurança Pública. Na segunda turma, em andamento, há 55 acadêmicos.

O curso se pauta na justificativa de três premissas fundamentais: exigência de formação para atender com qualidade o preenchimento das vagas para os cargos de Oficiais da Polícia Militar do Estado de Rondônia; necessidade social evidenciada na concepção “profissional-técnico-humanística”; e excelência, ancorada no aspecto teórico acadêmico, nos moldes da Instituição de Ensino Superior (ensino, pesquisa e extensão) da Unir, por meio do Departamento de Ciências Jurídicas (DCJ), que se propõe com zelo aos seus fins institucionais, alicerçar a formação e orientar os futuros oficiais no sentido de mover-se na sociedade, compreendendo que são partes dessa sociedade e que, como cidadãos comuns, também são clientes da segurança que a Instituição, de que fazem parte, proporciona a todos.

Fonte: Lenilson Guedes
 

Mais Sobre Educação

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) divulgou nesta quarta-feira, 24/11/2021, na Seção 3 do Diário Oficial da Un

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

O V Congresso Municipal de Educação iniciou, nesta quarta-feira (24), em Porto Velho. O evento reúne mais de 5 mil professores e diretores escolares p

Pais e responsáveis sem acesso à internet podem participar da chamada escolar de forma presencial em Porto Velho

Pais e responsáveis sem acesso à internet podem participar da chamada escolar de forma presencial em Porto Velho

Pais e responsáveis sem acesso à internet, ou com dificuldades de manuseio de aparelho eletrônico, podem buscar, até a próxima sexta-feira (26), um do

Vencedores do prêmio Boas Práticas são anunciados durante Congresso Municipal de Educação em Porto Velho

Vencedores do prêmio Boas Práticas são anunciados durante Congresso Municipal de Educação em Porto Velho

Os dez vencedores da 3ª edição do prêmio Boas Práticas foram reconhecidos nesta quarta-feira (24). A premiação aconteceu durante a solenidade de abe