Porto Velho (RO) segunda-feira, 24 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Educação

Casa da Juventude recupera computadores


A Casa da Juventude hoje é referência em profissionalização e inclusão social de jovens em Porto Velho, e é cada vez maior a procura por vagas nos mais de 23 cursos oferecidos. Os mais procurados são nas áreas de informática básica e montagem e manutenção de computadores e foi aí que Jonatan Macedo, coordenador municipal de Políticas Públicas para a Juventude, encontrou um impasse. “Estávamos com um laboratório de informática com um número de maquinas que não atendia mais a necessidade da demanda e alunos que participam do curso de montagem e manutenção de computadores afoitos para por em prática o que aprenderam na teoria. Foi aí que surgiu a ideia de procurar por máquinas que já estavam fora de uso para serem utilizadas pelos alunos que fazem a manutenção e com máquinas aptas para reforçar o laboratório”, conta o coordenador.

A partir de doações de máquinas que estavam fora de uso nas secretarias do município o trabalho começou. Damião Júnior, instrutor do curso de montagem e manutenção de computadores trabalhou com os alunos que recondicionaram a primeira máquina. “Para os alunos foi muito importante ter um material para colocar, literalmente, em prática o que aprenderam. Eles ficaram maravilhados quando viram a máquina velha que ia para o lixo funcionando novamente”, disse ele.

Mas aí, enfatizou o coordenador da Juventude, veio o segundo impasse. As máquinas por ser já bastante usadas, apesar de estarem em pleno funcionamento não estavam boas esteticamente. Então, surgiu mais uma ideia: Utilizar uma técnica muito usada em paredes e muros, a grafitagem. Assim a máquina recondicionada foi totalmente estilizada. Todo o processo, desde a recuperação até se transformar em obra de arte é chamada de Metareciclagem. “O grafite já era um de nossos projetos para próximo mês, quando vamos promover na Casa uma oficina de grafitagem e o uso da técnica nos computadores reciclados foi um resultado surpreendente. Os alunos ficaram orgulhosos do trabalho por eles realizado e nós também e a partir de agora vamos intensificar a prática da Metareciclagem e a areografia que é a técnica de pintura que foi usada nos computadores” disse o Coordenador.

Nas oficinas da de grafitagem os alunos vão aprender técnicas que podem ser usadas em paredes, telas, muros, computadores, capacete automobilísticos de ciclismo entre outros.

A princípio, os computadores serão destinados ao laboratório de informática da Casa da Juventude, os demais serão doados aos alunos da unidade e associações que não tenha recursos para obter um.

Fonte: Edina Silva

Mais Sobre Educação

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

De uns tempos para cá, a ciência comprova que as árvores e o homem têm muito mais em comum do que poderíamos imaginar. Da mesma forma que o ser humano

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

O movimento Rondônia pela Educação, liderado pela Federação das Indústrias de Rondônia e composto por mais de cem entidades e instituições rondoniense

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (RO) começou os preparativos para realização do projeto “Aulão na Rede” que acontecerá os dias 30 e 31