Porto Velho (RO) sexta-feira, 21 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Educação

Casa da Juventude faz campanha para arrecadar livros


A Prefeitura de Porto Velho, através da Casa da Juventude, está implantando mais um serviço de cunho educativo e inclusão social para o público que é atendido naquele local. Trata-se da Biblioteca Livre, que será formada com o auxilio da comunidade e dos próprios alunos, por meio de um sistema de “permuta”. Para tanto, foi iniciada na última quarta feira (11), uma campanha com objetivo de arrecadar livros para o acervo da biblioteca.

Apesar do lançamento recente da campanha, a biblioteca montada logo na entrada da Casa já conta com cerca de 100 unidades. Quem estiver interessado em contribuir poderá doar livros novos ou usados dos assuntos mais variados possíveis, mas o objetivo principal é arrecadar obras literárias e voltadas para temas políticos e sociais. “Os alunos poderão contribuir emprestando livros para a nossa biblioteca em troca de outros que tomarem emprestados, uma espécie de permuta. Desta forma, também estarão contribuindo para o conhecimento de outras pessoas”, declarou a coordenadora pedagógica da Casa da Juventude, Liliana Cláudia de Oliveira.

Na avaliação da coordenadora, os livros são uma forma de despertar a consciência crítica dos alunos em relação a si mesmos e a sociedade. Partindo desse princípio, acredita que sentirão necessidade de mudar a própria realidade, já que a maioria reside na zona Leste da Capital e são de famílias humildes. “Queremos formar cidadãos preparados para enfrentar o mundo e ingressar no mercado de trabalho. É uma forma de resgate social”, completou.

A campanha de arrecadação de livros, de acordo com Liliana Oliveira, não tem data para terminar. Também não há uma quantidade definida de obras que irão formar o acervo da biblioteca. “É mais uma ferramenta de formação social, que é o propósito da Casa da Juventude, conforme determinações do prefeito Roberto Sobrinho. Aqui, além de profissões, os alunos aprendem a ser cidadãos”, enfatizou.

Fortalecer

Uma das idealizadoras da Biblioteca Livre, a publicitária Betânia Avelar, responsável pelo setor de política social da Casa da Juventude, disse que o espaço de leitura só tem a fortalecer o trabalho de qualificação de jovens e adolescentes realizada no local. “A maioria das pessoas que atendemos é carente e não tem acesso a literatura de qualidade, como livros clássicos, que são obrigatórios para vestibular e concursos”, declarou. Ela acrescentou que a biblioteca também será um espaço para interação entre as pessoas.

Doações

Interessados em serem parceiros através da doação de livros podem procurar a Casa da Juventude, na Avenida Mamoré, bairro Três Marias, próximo a Rua Benedito Inocêncio. Mais informações poderão ser obtidas através do telefone 3901-2892.

Mural

Como forma de avaliar o trabalho realizado na Casa da Juventude, foi criado um mural onde os alunos podem deixar suas frases sobre o que pensam do que aprenderam ou estão aprendendo. Vários já se manifestaram e deixaram seus recados. “Desta forma esperamos melhorar ainda mais os serviços que prestamos a comunidade, pois as avaliações serão feitas por quem está vivenciando a realidade”, finalizou.

Fonte:  Augusto José

 

Mais Sobre Educação

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

De uns tempos para cá, a ciência comprova que as árvores e o homem têm muito mais em comum do que poderíamos imaginar. Da mesma forma que o ser humano

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

O movimento Rondônia pela Educação, liderado pela Federação das Indústrias de Rondônia e composto por mais de cem entidades e instituições rondoniense

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (RO) começou os preparativos para realização do projeto “Aulão na Rede” que acontecerá os dias 30 e 31