Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

CARTA ABERTA DO COMANDO DE GREVE UNIFICADO DA UNIR


O comando unificado de greve dos professores e estudantes da UNIR divulgou hoje, 28, uma carta aberta com o título “resposta democrática a uma reitoria autoritária” em resposta à nota da reitoria publicada no site da Universidade, ontem, 27, em que ataca os docentes em greve. A carta inicia com um poema de Mário Quintana: “todos estes que aí estão atravancando o meu caminho, eles passarão... eu passarinho!”.

A carta divulgada pela reitoria, ao agredir o movimento docente, destaca “apesar da ampla divulgação das ações promovidas pelo Comando de Greve, registramos que, na prática, o efeito não tem ganhado força, já que, após a insistência do Comando de Greve de Professores, nenhum deputado ou senador compareceu à reunião marcada pelo grupo com os parlamentares da bancada federal de Rondônia que deveria ter acontecido ontem, 26, às 9h da manhã, no auditório da Unir-Centro; na tenda montada em frente ao prédio central da UNIR (onde fica a reitoria) para servir de acampamento aos manifestantes, cerca dez pessoas permaneceram alojadas; e, engajados artificialmente no movimento, muitos professores aproveitaram para viajar e resolver questões pessoais” (sic).

A carta do comando afirma que “a Reitoria da UNIR recusou o diálogo antes da deflagração da greve dos professores e estudantes no dia 14 de setembro. Ao contrário, colocou a Polícia Federal armada na entrada do prédio para intimidar e impedir as manifestações. Trancou-se nos gabinetes e fez de seus pró-reitores porteiros para barrar a entrada de Conselheiros do Conselho Universitário na UNIR-Centro. Desdenhou das forças democráticas que lutam para recolocar a Instituição nos trilhos da lisura acadêmica e da transparência administrativa. Usou de todos os métodos dos pequenos tiranos de província: mentindo, caluniando, divulgando informações falsas, agarrando-se ao cargo para o qual perdeu as condições de permanecer”.

Mais adiante, afirma “o Reitor correu a Brasília para catar migalhas e oferecer o que não passa de promessas antigas e nunca cumpridas. E agora anuncia que tem a solução e quer “dialogar” com os professores e estudantes. Ele e seus apoiadores, com medo de perder os dedos, querem entregar os anéis. Ele não pode ter mais solução alguma, porque é ele o problema. Os professores e estudantes têm os Termos de Ajustes de Conduta (TAC) que ele assinou em 2008 e jamais cumpriu”.

Para finalizar, a carta destaca “O Reitor perdeu a credibilidade pessoal para negociar. Ele não pode continuar à frente da Reitoria porque significa continuar com as práticas nefastas, com as negociatas mal cheirosas, com os acordos suspeitos, com as viagens inúteis com o dinheiro público. Alunos e professores exigem da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC) a garantia de uma mudança radical na administração da UNIR”.

Fonte: Adilson Siqueira
 

Gente de OpiniãoSábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

De 17 a 26 de novembro de 2025, o Quilombo Forte Príncipe da Beira, localizado no município de Costa Marques (RO), será o palco do evento A Terra é Me

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) obteve nota máxima, conceito 5, no recredenciamento institucional do Ministério da Educação (MEC), realizado

Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025

Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025

O governo de Rondônia mobilizou esforços para garantir que os estudantes de comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira, em Porto Velho, tivessem trans

Projeto Salus: acadêmicos da FIMCA realizam mais de 2700 atendimentos em Ouro Preto D’Oeste

Projeto Salus: acadêmicos da FIMCA realizam mais de 2700 atendimentos em Ouro Preto D’Oeste

O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA realizou, em Ouro Preto D’Oeste, a 4ª edição do Projeto Salus, uma iniciativa que une ensino, pesq

Gente de Opinião Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)