Quinta-feira, 15 de setembro de 2011 - 05h24
A comunidade universitária da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), através do seu corpo docente, torna público à sociedade rondoniense e nacional, que em função da ausência de condições mínimas de trabalho, bem-estar e segurança nesta IFES, decidiu, em assembleia, pela greve geral por tempo indeterminado.
As condições existentes são tão precárias que chegamos a trazer água e papel higiênico de casa e a usar, para fins institucionais, nossos próprios meios de comunicação (celular, notebook, internet móvel etc.); não há salas de trabalhos para docentes; não há espaço para convivência ou mesmo acervo bibliográfico suficiente para a demanda atual.
A UNIR encontra-se a 9,5 km da cidade, localizada próxima ao lixão municipal, cujo odor e fumaça tóxicos acarretam graves doenças respiratórias e oftalmológicas à comunidade universitária, em geral; somando-se a isso, convive-se com o lixo produzido e acumulado da própria instituição. E mais, a existência de endemia de malária e dengue, sem, contudo sequer existir um serviço de pronto atendimento de saúde à comunidade universitária.
Por outro lado, as salas de aulas existentes são por demais precárias. Faltam, em algumas, refrigeração, iluminação e acústica, além da manutenção básica. Faltam também docentes e técnicos para os cursos antigos e novos, haja vista que o REUNI não repassou às IFES os recursos prometidos.
Por estes motivos, exigimos da Reitoria, do MEC, do MPOG, das bancadas parlamentares federal e estadual, dos governos Estadual e Municipal, o imediato atendimento às reinvindicações, a fim de que as condições de trabalho sejam favoráveis para que a comunidade universitária possa desenvolver suas atividades com dignidade e saúde, o mais rápido possível, sem maiores prejuízos para todos.
Assim, solicitamos o apoio, a manifestação e participação da sociedade civil em nossas reinvindicações, em prol de uma educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada, em Rondônia.
Porto Velho, 14 de setembro de 2011.
Comando de Greve
Segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb
Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o
Segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)