Porto Velho (RO) domingo, 23 de setembro de 2018

Educação

CARTA ABERTA À SOCIEDADE, ANDES-SN, MEC E MPOG

A comunidade universitária da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), através do seu corpo docente, torna público à sociedade rondoniense e nacional, que em função da ausência de condições mínimas de trabalho, bem-estar e segurança nesta IFES, decidiu, em assembleia, pela greve geral por tempo indeterminado.

As condições existentes são tão precárias que chegamos a trazer água e papel higiênico de casa e a usar, para fins institucionais, nossos próprios meios de comunicação (celular, notebook, internet móvel etc.); não há salas de trabalhos para docentes; não há espaço para convivência ou mesmo acervo bibliográfico suficiente para a demanda atual.

A UNIR encontra-se a 9,5 km da cidade, localizada próxima ao lixão municipal, cujo odor e fumaça tóxicos acarretam graves doenças respiratórias e oftalmológicas à comunidade universitária, em geral; somando-se a isso, convive-se com o lixo produzido e acumulado da própria instituição. E mais, a existência de endemia de malária e dengue, sem, contudo sequer existir um serviço de pronto atendimento de saúde à comunidade universitária.

Por outro lado, as salas de aulas existentes são por demais precárias. Faltam, em algumas, refrigeração, iluminação e acústica, além da manutenção básica. Faltam também docentes e técnicos para os cursos antigos e novos, haja vista que o REUNI não repassou às IFES os recursos prometidos.

Por estes motivos, exigimos da Reitoria, do MEC, do MPOG, das bancadas parlamentares federal e estadual, dos governos Estadual e Municipal, o imediato atendimento às reinvindicações, a fim de que as condições de trabalho sejam favoráveis para que a comunidade universitária possa desenvolver suas atividades com dignidade e saúde, o mais rápido possível, sem maiores prejuízos para todos.

Assim, solicitamos o apoio, a manifestação e participação da sociedade civil em nossas reinvindicações, em prol de uma educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada, em Rondônia.

Porto Velho, 14 de setembro de 2011.

Comando de Greve

Mais Sobre Educação

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

De uns tempos para cá, a ciência comprova que as árvores e o homem têm muito mais em comum do que poderíamos imaginar. Da mesma forma que o ser humano