Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Carmela Dutra realiza gincana para aprendizagem da tabuada


Os dados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), divulgados neste mês pelo Ministério da Educação (MEC), mostram que as regiões Norte e Nordeste têm os piores resultados. Na avaliação de matemática, 11,76% e 13% dos alunos estiveram no patamar mais alto nas regiões Norte e Nordeste, enquanto nas regiões Sul e Sudeste foram 32,55% e 36,13%, respectivamente. Com o objetivo de melhorar esses resultados,  os alunos do Ensino Fundamental do Instituto Estadual de Educação Carmela Dutra, de Porto Velho, estão participando nesta semana da Gincana da Matemática, promovida pelos professores.

Gente de Opinião

A trilha é um dos jogos que fazem parte da gincana, onde vence quem responde corretamente

A gincana consiste em trilhas, boliches, bolões e cartas como brincadeiras que visam melhorar a memorização da tabuada. Alunos dos 8º e 9º anos estão na disputa.

Segundo o professor de matemática, Álvaro Magalhães, a tabuada é a base para desenvolver os cálculos matemáticos. “A memorização da tabuada é importante para que o aluno resolva problemas mais complexos e também porque quando o estudante for participar de um concurso público não terá em mãos um smartfone com internet para ajudá-lo nas questões”, destacou Magalhães, explicando que embora tenha recursos tecnológicos à disposição, em determinados momentos é a capacidade intelectual que fará a diferença.

Conforme a idealizadora e coordenadora da Gincana da Matemática, Auzemir Ferreira, os jogos são realizados após a semana de avaliação para descontrair os alunos aprendendo. “Sair da sala, competir e jogar são estratégias para desenvolver a memória matemática dos alunos”, disse, ao destacar a importância da tabuada na resolução de problemas matemáticos.
 


Fonte
Texto: Fabio Arantes
Fotos: Quintela
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoDomingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

De 17 a 26 de novembro de 2025, o Quilombo Forte Príncipe da Beira, localizado no município de Costa Marques (RO), será o palco do evento A Terra é Me

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) obteve nota máxima, conceito 5, no recredenciamento institucional do Ministério da Educação (MEC), realizado

Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025

Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025

O governo de Rondônia mobilizou esforços para garantir que os estudantes de comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira, em Porto Velho, tivessem trans

Projeto Salus: acadêmicos da FIMCA realizam mais de 2700 atendimentos em Ouro Preto D’Oeste

Projeto Salus: acadêmicos da FIMCA realizam mais de 2700 atendimentos em Ouro Preto D’Oeste

O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA realizou, em Ouro Preto D’Oeste, a 4ª edição do Projeto Salus, uma iniciativa que une ensino, pesq

Gente de Opinião Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)