Sexta-feira, 25 de setembro de 2015 - 07h03
Os dados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), divulgados neste mês pelo Ministério da Educação (MEC), mostram que as regiões Norte e Nordeste têm os piores resultados. Na avaliação de matemática, 11,76% e 13% dos alunos estiveram no patamar mais alto nas regiões Norte e Nordeste, enquanto nas regiões Sul e Sudeste foram 32,55% e 36,13%, respectivamente. Com o objetivo de melhorar esses resultados, os alunos do Ensino Fundamental do Instituto Estadual de Educação Carmela Dutra, de Porto Velho, estão participando nesta semana da Gincana da Matemática, promovida pelos professores.
A gincana consiste em trilhas, boliches, bolões e cartas como brincadeiras que visam melhorar a memorização da tabuada. Alunos dos 8º e 9º anos estão na disputa.
Segundo o professor de matemática, Álvaro Magalhães, a tabuada é a base para desenvolver os cálculos matemáticos. “A memorização da tabuada é importante para que o aluno resolva problemas mais complexos e também porque quando o estudante for participar de um concurso público não terá em mãos um smartfone com internet para ajudá-lo nas questões”, destacou Magalhães, explicando que embora tenha recursos tecnológicos à disposição, em determinados momentos é a capacidade intelectual que fará a diferença.
Conforme a idealizadora e coordenadora da Gincana da Matemática, Auzemir Ferreira, os jogos são realizados após a semana de avaliação para descontrair os alunos aprendendo. “Sair da sala, competir e jogar são estratégias para desenvolver a memória matemática dos alunos”, disse, ao destacar a importância da tabuada na resolução de problemas matemáticos.
Fonte
Texto: Fabio Arantes
Fotos: Quintela
Secom - Governo de Rondônia
“Quero ser delegada”: estudante destaca importância do aulão para o Enem
O sonho de cursar Direito, ser aprovada em um concurso e tornar-se delegada impulsiona Fabíola Guedes, de 17 anos. Filha de um produtor de café e
PS UNIR 2026 - publicados editais de Medicina com 40 vagas para o primeiro semestre
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) publicou nesta segunda-feira, dia 15 de setembro, os editais do Processo Seletivo 2026 para o curso de Medic
Presidente da Assembleia comemora sucesso do Acelero Enem 2025 em vários municípios de Rondônia
O projeto Acelero Enem 2025, iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), com organ
Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até domingo, 14, em Porto Velho
A variedade de cursos ofertados pelo ensino profissionalizante amplia as chances do estudante se capacitar em diferentes áreas. O Instituto Estadual