Quarta-feira, 27 de maio de 2015 - 10h17
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação (MEC), após visita de diligência realizada nos dias 28 e 29 de abril de 2015, aprovou a abertura de Doutorado Acadêmico em Geografia na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). A diligência teve o objetivo de verificar in loco as condições de infraestrutura, bem como avaliar o comprometimento institucional com a oferta do curso.
De acordo com o relatório elaborado pelos consultores do MEC, professores doutores Cristina Helena Ribeiro Rocha Augustin (UFMG) e Eustógio Wanderley Correia Dantas (UFC), "as dúvidas relacionadas à capacidade da instituição em manter um curso de doutorado foram eliminadas, vislumbrando-se infraestrutura necessária para implementação do doutorado, assim como a administração superior evidenciou apoio ao projeto". A proposta de implantação do curso recebeu nota 4 do Comitê de Área, podendo iniciar suas atividades. A partir da aprovação da CAPES, a UNIR tem o prazo de um ano para implantar o novo curso.
A reitora da UNIR, professora doutora Maria Berenice Alho da Costa Tourinho, manifestou sua satisfação com a abertura do terceiro doutorado acadêmico na UNIR, ressaltando que "se trata de primeiro doutorado em Geografia da Região Norte, o que dignifica nossa Universidade", da mesma forma que parabenizou a equipe envolvida na concepção do projeto.
Sobre o curso - Conforme a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG/UNIR), professora doutora Maria Madalena de Aguiar Cavalcante, o doutorado em Geografia apresenta-se como espaço de reflexão teórica e da prática de pesquisa, a partir da interação de profissionais com ênfase na seguinte Área de Concentração: Ambiente e Território na Pan Amazônia.
A professora afirma que Rondônia é palco privilegiado de transformações e desenvolvimento econômico na região amazônica e que o Doutorado em Geografia da UNIR busca identificar, analisar e avaliar esses processos de transformações espaciais, econômicas e sociais, visando à capacitação de recursos humanos de alto nível, ao desenvolvimento e produção do conhecimento da ciência geográfica, e seu reflexo no entendimento do planejamento do espaço amazônico.
“Este não é apenas um desafio para a UNIR, mas um desafio para toda a sociedade amazônica que necessita ampliar sua capacidade no campo da pesquisa e da pós-graduação com vistas a equilibrar a inserção da região dentro da matriz de produção do saber geográfico em nível nacional”, finalizou Cavalcante.
Fonte: UNIR
Segunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas em Porto Velho, até dia 26
Mais uma variedade de cursos profissionalizantes presenciais acaba de ser lançada em Porto Velho. As inscrições podem ser realizadas até o dia 26 po

Trabalhadores em Educação do Município entregam Carta Aberta de denúncia ao SINTERO
CARTA ABERTA AO SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO NO ESTADO DE RONDÔNIA - SINTEROA categoria municipal de Porto Velho expressa sua indignação e

SENAI-RO abre inscrição para novas turmas de gratuidade
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) abre as inscrições para 840 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissio

Cartilha orienta estudantes com TDAH no Enem
A professora da rede pública Kamila Carvalho de Aguiar Guimarães, egressa do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede da Universidade Fed
Segunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)