Quarta-feira, 27 de maio de 2015 - 10h17
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação (MEC), após visita de diligência realizada nos dias 28 e 29 de abril de 2015, aprovou a abertura de Doutorado Acadêmico em Geografia na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). A diligência teve o objetivo de verificar in loco as condições de infraestrutura, bem como avaliar o comprometimento institucional com a oferta do curso.
De acordo com o relatório elaborado pelos consultores do MEC, professores doutores Cristina Helena Ribeiro Rocha Augustin (UFMG) e Eustógio Wanderley Correia Dantas (UFC), "as dúvidas relacionadas à capacidade da instituição em manter um curso de doutorado foram eliminadas, vislumbrando-se infraestrutura necessária para implementação do doutorado, assim como a administração superior evidenciou apoio ao projeto". A proposta de implantação do curso recebeu nota 4 do Comitê de Área, podendo iniciar suas atividades. A partir da aprovação da CAPES, a UNIR tem o prazo de um ano para implantar o novo curso.
A reitora da UNIR, professora doutora Maria Berenice Alho da Costa Tourinho, manifestou sua satisfação com a abertura do terceiro doutorado acadêmico na UNIR, ressaltando que "se trata de primeiro doutorado em Geografia da Região Norte, o que dignifica nossa Universidade", da mesma forma que parabenizou a equipe envolvida na concepção do projeto.
Sobre o curso - Conforme a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG/UNIR), professora doutora Maria Madalena de Aguiar Cavalcante, o doutorado em Geografia apresenta-se como espaço de reflexão teórica e da prática de pesquisa, a partir da interação de profissionais com ênfase na seguinte Área de Concentração: Ambiente e Território na Pan Amazônia.
A professora afirma que Rondônia é palco privilegiado de transformações e desenvolvimento econômico na região amazônica e que o Doutorado em Geografia da UNIR busca identificar, analisar e avaliar esses processos de transformações espaciais, econômicas e sociais, visando à capacitação de recursos humanos de alto nível, ao desenvolvimento e produção do conhecimento da ciência geográfica, e seu reflexo no entendimento do planejamento do espaço amazônico.
“Este não é apenas um desafio para a UNIR, mas um desafio para toda a sociedade amazônica que necessita ampliar sua capacidade no campo da pesquisa e da pós-graduação com vistas a equilibrar a inserção da região dentro da matriz de produção do saber geográfico em nível nacional”, finalizou Cavalcante.
Fonte: UNIR
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Prefeitura de Porto Velho abre Processo Seletivo Simplificado para contratação de professores
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), publicou o Edita

O XI Congresso Estadual de Educação Física e Esporte Escolar 2025 foi concluído na quinta-feira (11), em Porto Velho. Promovido pelo governo de Rond

Prefeitura de Porto Velho lança Chamada Escolar Municipal para o ano letivo de 2026
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), publicou o Edital nº 18/2025 que estabelece a Chamada Escolar Munic

Escola Municipal de PVH Jerusalém da Amazônia é destaque em RO e entra para o Top 10
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Jerusalém da Amazônia, localizada na zona rural de Porto Velho, na BR-364, Km 13 – sentido Cuiabá, foi destaq
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)