Porto Velho (RO) terça-feira, 7 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

CAPES aprova doutorado acadêmico em Geografia na UNIR



A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação (MEC), após visita de diligência realizada nos dias 28 e 29 de abril de 2015, aprovou a abertura de Doutorado Acadêmico em Geografia na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). A diligência teve o objetivo de verificar in loco as condições de infraestrutura, bem como avaliar o comprometimento institucional com a oferta do curso.

De acordo com o relatório elaborado pelos consultores do MEC, professores doutores Cristina Helena Ribeiro Rocha Augustin (UFMG) e Eustógio Wanderley Correia Dantas (UFC), "as dúvidas relacionadas à capacidade da instituição em manter um curso de doutorado foram eliminadas, vislumbrando-se infraestrutura necessária para implementação do doutorado, assim como a administração superior evidenciou apoio ao projeto". A proposta de implantação do curso recebeu nota 4 do Comitê de Área, podendo iniciar suas atividades. A partir da aprovação da CAPES, a UNIR tem o prazo de um ano para implantar o novo curso.

A reitora da UNIR, professora doutora Maria Berenice Alho da Costa Tourinho, manifestou sua satisfação com a abertura do terceiro doutorado acadêmico na UNIR, ressaltando que "se trata de primeiro doutorado em Geografia da Região Norte, o que dignifica nossa Universidade", da mesma forma que parabenizou a equipe envolvida na concepção do projeto.

Sobre o curso - Conforme a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG/UNIR), professora doutora Maria Madalena de Aguiar Cavalcante, o doutorado em Geografia apresenta-se como espaço de reflexão teórica e da prática de pesquisa, a partir da interação de profissionais com ênfase na seguinte Área de Concentração: Ambiente e Território na Pan Amazônia.

A professora afirma que Rondônia é palco privilegiado de transformações e desenvolvimento econômico na região amazônica e que o Doutorado em Geografia da UNIR busca identificar, analisar e avaliar esses processos de transformações espaciais, econômicas e sociais, visando à capacitação de recursos humanos de alto nível, ao desenvolvimento e produção do conhecimento da ciência geográfica, e seu reflexo no entendimento do planejamento do espaço amazônico.

“Este não é apenas um desafio para a UNIR, mas um desafio para toda a sociedade amazônica que necessita ampliar sua capacidade no campo da pesquisa e da pós-graduação com vistas a equilibrar a inserção da região dentro da matriz de produção do saber geográfico em nível nacional”, finalizou Cavalcante.

Fonte: UNIR

Mais Sobre Educação

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Foi prorrogada até o dia 20/12/2021 a seleção de alunos que ingressarão no primeiro semestre de 2022 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tec

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a