Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Candidatos apostam que redação trará tema ligado a atualidades


Amanda Cieglinski
 Agência Brasil


Brasília – Já começou o segundo e último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Hoje os candidatos terão uma hora a mais para fazer a redação, além das 90 questões de linguagens e matemática. Candidatos que fazem a prova no colégio Gisno, em Brasília, apostavam que o tema da redação será relacionado a questões atuais.

“Talvez alguma coisa sobre a distribuição dos royalties do pré-sal ou sobre a questão indígena”, acredita a estudante Gabriela Santana, 17 anos, que quer usar a nota do Enem para tentar uma vaga no curso de arquitetura da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Assim como boa parte dos candidatos, ela considera o segundo dia mais difícil por causa da redação. “A redação me mata porque tem que pensar muito e ainda tem as outras 90 questões para fazer”, reclama.

O candidato Gabriel Santana concorda que a redação é a parte mais complicada do exame. “Eu considero até mais difícil do que a redação do vestibular da UnB [Universidade de Brasília]. Ela está sempre relacionada a uma questão da atualidade e quem não está informado tem muita dificuldade”, avalia o candidato que quer cursar economia em alguma universidade federal.

A chegada dos alunos ao local de prova foi tranquilo e o número de atrasados pequeno. Felipe Carvalho, 20 anos, conta que tinha ido bem nas provas de ontem, mas hoje perdeu o exame porque acordou atrasado.

Hoje (23) as provas terminam às 18h30. De acordo com edital do Enem, o gabarito oficial da prova deverá ser divulgado até quarta-feira (26), mas o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) informou que pode adiantar a publicação para terça (25).

 

Mais Sobre Educação

Campanha busca ajudar alunos que não participam das atividades escolares remotas

Campanha busca ajudar alunos que não participam das atividades escolares remotas

A campanha “Tô de Volta”, lançada pela Prefeitura de Porto Velho, está resgatando os alunos que se afastaram das atividades escolares durante a pandem

Escola do Legislativo oferece Oficina sobre Novo Acordo Ortográfico

Escola do Legislativo oferece Oficina sobre Novo Acordo Ortográfico

Na terça-feira (15) a Escola do Legislativo (EL), da Assembleia Legislativa (ALE) iniciará oficina sobre o “Novo Acordo Ortográfico”, com 9 horas/au

Assejus fecha convênio com a Faculdade São Lucas

Assejus fecha convênio com a Faculdade São Lucas

A Associação dos Servidores da Justiça no Estado de Rondônia-Assejus, fechou na tarde desta sexta-feira (11/06), convênio com o Centro Universitário