Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Candidatos apostam que redação trará tema ligado a atualidades


Amanda Cieglinski
 Agência Brasil


Brasília – Já começou o segundo e último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Hoje os candidatos terão uma hora a mais para fazer a redação, além das 90 questões de linguagens e matemática. Candidatos que fazem a prova no colégio Gisno, em Brasília, apostavam que o tema da redação será relacionado a questões atuais.

“Talvez alguma coisa sobre a distribuição dos royalties do pré-sal ou sobre a questão indígena”, acredita a estudante Gabriela Santana, 17 anos, que quer usar a nota do Enem para tentar uma vaga no curso de arquitetura da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Assim como boa parte dos candidatos, ela considera o segundo dia mais difícil por causa da redação. “A redação me mata porque tem que pensar muito e ainda tem as outras 90 questões para fazer”, reclama.

O candidato Gabriel Santana concorda que a redação é a parte mais complicada do exame. “Eu considero até mais difícil do que a redação do vestibular da UnB [Universidade de Brasília]. Ela está sempre relacionada a uma questão da atualidade e quem não está informado tem muita dificuldade”, avalia o candidato que quer cursar economia em alguma universidade federal.

A chegada dos alunos ao local de prova foi tranquilo e o número de atrasados pequeno. Felipe Carvalho, 20 anos, conta que tinha ido bem nas provas de ontem, mas hoje perdeu o exame porque acordou atrasado.

Hoje (23) as provas terminam às 18h30. De acordo com edital do Enem, o gabarito oficial da prova deverá ser divulgado até quarta-feira (26), mas o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) informou que pode adiantar a publicação para terça (25).

 

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho abre Processo Seletivo Simplificado para contratação de professores

Prefeitura de Porto Velho abre Processo Seletivo Simplificado para contratação de professores

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), publicou o Edita

Congresso de Educação Física e Esporte Escolar encerra atividades com destaque à inclusão e ao esporte paralímpico

Congresso de Educação Física e Esporte Escolar encerra atividades com destaque à inclusão e ao esporte paralímpico

O XI Congresso Estadual de Educação Física e Esporte Escolar 2025 foi concluído na quinta-feira (11), em Porto Velho. Promovido pelo governo de Rond

Prefeitura de Porto Velho lança Chamada Escolar Municipal para o ano letivo de 2026

Prefeitura de Porto Velho lança Chamada Escolar Municipal para o ano letivo de 2026

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), publicou o Edital nº 18/2025 que estabelece a Chamada Escolar Munic

Escola Municipal de PVH Jerusalém da Amazônia é destaque em RO e entra para o Top 10

Escola Municipal de PVH Jerusalém da Amazônia é destaque em RO e entra para o Top 10

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Jerusalém da Amazônia, localizada na zona rural de Porto Velho, na BR-364, Km 13 – sentido Cuiabá, foi destaq

Gente de Opinião Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)