Sábado, 25 de fevereiro de 2012 - 20h07
Na reta final da campanha para a reitoria da Universidade Federal de Rondônia, a professora Berenice Tourinho segue visitando a comunidade acadêmica nos campi do interior do Estado. Esta semana, a candidata esteve em Guajará-mirim e Rolim de Moura, onde se reuniu com professores, técnicos e acadêmicos e expôs suas principais metas de gestão coletiva e participativa para a reconstrução da UNIR.
Questionada sobre o incentivo à pesquisa para Guajará-Mirim, Berenice explicou que, entre suas propostas, está a criação de um programa interno específico de fomento à pesquisa na pós-graduação. Os professores também reclamaram do quadro reduzido. Berenice destacou que uma das metas de reconstrução da instituição é a “persistência junto ao MEC para a ampliação do quadro de técnicos e docentes”.
De Guajará-Mirim, Berenice Tourinho seguiu para o campus de Rolim de Moura, onde foi recebida por acadêmicos, técnicos e professores que, usando camisetas de campanha e faixas, declararam apoio à candidata. Neste campus, a professora também expôs suas propostas e esclareceu de que maneira é possível colocar em prática os três eixos da campanha: Unir, Reconstruir e Consolidar a UNIR. Sobre a possibilidade de fechamento de cursos em Rolim, a professora reafirmou que isso não deverá ocorrer em nenhum curso. "Uma vez que a UNIR abriu vestibular, colocou alunos dentro de salas de aula, deve-se cumprir com sua obrigação de formar este aluno", disse.
A professora, que está há mais de três décadas na UNIR e conhece bem a realidade da instituição, também respondeu a perguntas sobre a experiência dela para assumir a gestão da Universidade. Berenice esclareceu que tem plena capacidade para assumir a reitoria, já que está há 23 anos na Universidade Federal de Rondônia, sempre participando de diversas comissões para realização do Projeto Político Pedagógico, do Plano de Desenvolvimento Institucional e da Avaliação Institucional. “Nunca assumi cargos em administrações anteriores, mas sempre atendi e contribuí com a UNIR”, esclareceu.
Berenice também destacou que conta com o apoio de um grupo bastante experiente e que sua proposta é pensada coletivamente, portanto pautada na discussão com os departamentos e as demais instâncias deliberativas da Universidade, além do Fórum Permanente em Defesa da UNIR. Segundo a candidata, o Fórum é "um espaço democrático para a discussão da Universidade, que compreende quatro importantes esferas da instituição, quais sejam: as instâncias representativas de docentes, técnicos e alunos (ADUNIR, SINTUNIR e Centros e Diretórios Acadêmicos), Conselhos Superiores (CONSAD, CONSUN E CONSEA), Conselhos de Núcleos, de Departamentos e dos campi, além da Comunidade em Geral”.
Lembrou que a "Universidade é de todos e que, portanto, as discussões devem se estender a seus diversos segmentos, à comunidade interna e externa, para, após, tomar-se as decisões".
Assembleia leva aulão gratuito do Acelero Enem para mais de 650 jovens em Porto Velho
Em comemoração aos 42 anos da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), a Casa de Leis realizou neste sábado (19) o aulão do "Projeto Acelero En
Governo de RO mantém 63 rotas fluviais no coração da Amazônia que levam estudantes até escolas
No Coração da Amazônia, o governo de Rondônia mantém um serviço robusto de transporte escolar fluvial para estudantes matriculados nas redes Estadual
Alunos da Escola Barão do Solimões realizam emocionante homenagem aos professores
O Dia dos Professores foi celebrado com emoção, alegria e gratidão na Escola Barão do Solimões em Porto Velho-Ro, uma instituição que, ao longo dos
O Governo do Brasil, por meio do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), autorizou a con