Sábado, 25 de fevereiro de 2012 - 20h07
Na reta final da campanha para a reitoria da Universidade Federal de Rondônia, a professora Berenice Tourinho segue visitando a comunidade acadêmica nos campi do interior do Estado. Esta semana, a candidata esteve em Guajará-mirim e Rolim de Moura, onde se reuniu com professores, técnicos e acadêmicos e expôs suas principais metas de gestão coletiva e participativa para a reconstrução da UNIR.
Questionada sobre o incentivo à pesquisa para Guajará-Mirim, Berenice explicou que, entre suas propostas, está a criação de um programa interno específico de fomento à pesquisa na pós-graduação. Os professores também reclamaram do quadro reduzido. Berenice destacou que uma das metas de reconstrução da instituição é a “persistência junto ao MEC para a ampliação do quadro de técnicos e docentes”.
De Guajará-Mirim, Berenice Tourinho seguiu para o campus de Rolim de Moura, onde foi recebida por acadêmicos, técnicos e professores que, usando camisetas de campanha e faixas, declararam apoio à candidata. Neste campus, a professora também expôs suas propostas e esclareceu de que maneira é possível colocar em prática os três eixos da campanha: Unir, Reconstruir e Consolidar a UNIR. Sobre a possibilidade de fechamento de cursos em Rolim, a professora reafirmou que isso não deverá ocorrer em nenhum curso. "Uma vez que a UNIR abriu vestibular, colocou alunos dentro de salas de aula, deve-se cumprir com sua obrigação de formar este aluno", disse.
A professora, que está há mais de três décadas na UNIR e conhece bem a realidade da instituição, também respondeu a perguntas sobre a experiência dela para assumir a gestão da Universidade. Berenice esclareceu que tem plena capacidade para assumir a reitoria, já que está há 23 anos na Universidade Federal de Rondônia, sempre participando de diversas comissões para realização do Projeto Político Pedagógico, do Plano de Desenvolvimento Institucional e da Avaliação Institucional. “Nunca assumi cargos em administrações anteriores, mas sempre atendi e contribuí com a UNIR”, esclareceu.
Berenice também destacou que conta com o apoio de um grupo bastante experiente e que sua proposta é pensada coletivamente, portanto pautada na discussão com os departamentos e as demais instâncias deliberativas da Universidade, além do Fórum Permanente em Defesa da UNIR. Segundo a candidata, o Fórum é "um espaço democrático para a discussão da Universidade, que compreende quatro importantes esferas da instituição, quais sejam: as instâncias representativas de docentes, técnicos e alunos (ADUNIR, SINTUNIR e Centros e Diretórios Acadêmicos), Conselhos Superiores (CONSAD, CONSUN E CONSEA), Conselhos de Núcleos, de Departamentos e dos campi, além da Comunidade em Geral”.
Lembrou que a "Universidade é de todos e que, portanto, as discussões devem se estender a seus diversos segmentos, à comunidade interna e externa, para, após, tomar-se as decisões".
“Quero ser delegada”: estudante destaca importância do aulão para o Enem
O sonho de cursar Direito, ser aprovada em um concurso e tornar-se delegada impulsiona Fabíola Guedes, de 17 anos. Filha de um produtor de café e
PS UNIR 2026 - publicados editais de Medicina com 40 vagas para o primeiro semestre
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) publicou nesta segunda-feira, dia 15 de setembro, os editais do Processo Seletivo 2026 para o curso de Medic
Presidente da Assembleia comemora sucesso do Acelero Enem 2025 em vários municípios de Rondônia
O projeto Acelero Enem 2025, iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), com organ
Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até domingo, 14, em Porto Velho
A variedade de cursos ofertados pelo ensino profissionalizante amplia as chances do estudante se capacitar em diferentes áreas. O Instituto Estadual