Porto Velho (RO) domingo, 23 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Educação

Atraso na consolidação dos campi do IFRO é tema de audiência com Mercadante


Na audiência com o ministro Aloízio Mercadante (Educação) ontem (18), o deputado federal Padre Ton (PT-RO) entregou documento em que relaciona problemas que estão atrasando a consolidação da infraestrutura dos sete campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO).

Um dos principais problemas, segundo o deputado, é a obra de construção do campus da avenida Calama, de Porto Velho, iniciada em 2009 e não concluída ainda. “A obra está muito lenta, e precisamos de uma posição do MEC para saber o que está ocorrendo”, diz Padre Ton. Sua execução continua vinculada ao Instituto Federal do Amazonas (IFAM), o que provoca ainda mais atraso na opinião do deputado.

Em cada um dos campi existem problemas específicos, mas em Porto Velho concentram-se as maiores queixas da comunidade. No outro prédio do IFRO, problemas estruturais foram encontrados no bloco II; há excesso de diárias e passagens para a reitoria; o quadro de pessoal comete muitas falhas no atendimento e nos atos administrativos, o que tem acarretado ações na justiça; existe falta de espaço físico para a prática de educação física e os cursos foram oferecidos sem a infraestrutura adequada para funcionamento.

Em Ji-Paraná, a quadra é uma obra inacabada. “Os alunos estão sujeitos a acidentes, havendo inclusive um vídeo que circula na Internet com os estudantes protestando devido a má condição do campus”, diz texto do documento entregue ao ministro.

O próprio espaço da reitoria é inadequado, dentro de uma faculdade particular, onde já ocorreu acidente com funcionário. “O funcionário ficou três meses afastados da instituição. Existem fios e cabos soltos pelo chão”.

O deputado deverá ter contato com o novo secretário de Educação Tecnológica do Ministério da Educação, Marco Antônio de Oliveira.

Fonte: Mara Paraguassu

Mais Sobre Educação

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

De uns tempos para cá, a ciência comprova que as árvores e o homem têm muito mais em comum do que poderíamos imaginar. Da mesma forma que o ser humano

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

O movimento Rondônia pela Educação, liderado pela Federação das Indústrias de Rondônia e composto por mais de cem entidades e instituições rondoniense

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (RO) começou os preparativos para realização do projeto “Aulão na Rede” que acontecerá os dias 30 e 31