Sexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Atraso na consolidação dos campi do IFRO é tema de audiência com Mercadante


Na audiência com o ministro Aloízio Mercadante (Educação) ontem (18), o deputado federal Padre Ton (PT-RO) entregou documento em que relaciona problemas que estão atrasando a consolidação da infraestrutura dos sete campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO).

Um dos principais problemas, segundo o deputado, é a obra de construção do campus da avenida Calama, de Porto Velho, iniciada em 2009 e não concluída ainda. “A obra está muito lenta, e precisamos de uma posição do MEC para saber o que está ocorrendo”, diz Padre Ton. Sua execução continua vinculada ao Instituto Federal do Amazonas (IFAM), o que provoca ainda mais atraso na opinião do deputado.

Em cada um dos campi existem problemas específicos, mas em Porto Velho concentram-se as maiores queixas da comunidade. No outro prédio do IFRO, problemas estruturais foram encontrados no bloco II; há excesso de diárias e passagens para a reitoria; o quadro de pessoal comete muitas falhas no atendimento e nos atos administrativos, o que tem acarretado ações na justiça; existe falta de espaço físico para a prática de educação física e os cursos foram oferecidos sem a infraestrutura adequada para funcionamento.

Em Ji-Paraná, a quadra é uma obra inacabada. “Os alunos estão sujeitos a acidentes, havendo inclusive um vídeo que circula na Internet com os estudantes protestando devido a má condição do campus”, diz texto do documento entregue ao ministro.

O próprio espaço da reitoria é inadequado, dentro de uma faculdade particular, onde já ocorreu acidente com funcionário. “O funcionário ficou três meses afastados da instituição. Existem fios e cabos soltos pelo chão”.

O deputado deverá ter contato com o novo secretário de Educação Tecnológica do Ministério da Educação, Marco Antônio de Oliveira.

Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Resultado definitivo do Faculdade da Prefeitura é divulgado

Resultado definitivo do Faculdade da Prefeitura é divulgado

Foi publicado o resultado definitivo do Processo Seletivo 2026.1 do Programa de Inclusão Social Universidade para Todos – Faculdade da Prefeitura, con

Escola do Legislativo abre calendário de 2026 com cinco cursos gratuitos em Porto Velho

Escola do Legislativo abre calendário de 2026 com cinco cursos gratuitos em Porto Velho

A Escola do Legislativo de Rondônia (Elero) realiza, no período de 17 a 19 de março, a programação especial de abertura das atividades educacionai

Rondônia ganha protagonismo na expansão de franquias educacionais no Brasil

Rondônia ganha protagonismo na expansão de franquias educacionais no Brasil

O mercado de franquias em Rondônia vem ganhando tração nos últimos anos e se consolidando como um dos ambientes mais favoráveis para expansão de red

Com presença da CNC, Sistema Fecomércio Rondônia entrega 3 Unidades Móveis dos segmentos Tecnologia do Comércio, Beleza e Gastronomia durante Fórum de Presidentes da Amazônia Legal

Com presença da CNC, Sistema Fecomércio Rondônia entrega 3 Unidades Móveis dos segmentos Tecnologia do Comércio, Beleza e Gastronomia durante Fórum de Presidentes da Amazônia Legal

O Sistema Fecomércio Rondônia, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Rondônia), realiza no dia 3 de março de 2026 a solenida

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)