Quinta-feira, 19 de abril de 2012 - 17h44
Na audiência com o ministro Aloízio Mercadante (Educação) ontem (18), o deputado federal Padre Ton (PT-RO) entregou documento em que relaciona problemas que estão atrasando a consolidação da infraestrutura dos sete campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO).
Um dos principais problemas, segundo o deputado, é a obra de construção do campus da avenida Calama, de Porto Velho, iniciada em 2009 e não concluída ainda. “A obra está muito lenta, e precisamos de uma posição do MEC para saber o que está ocorrendo”, diz Padre Ton. Sua execução continua vinculada ao Instituto Federal do Amazonas (IFAM), o que provoca ainda mais atraso na opinião do deputado.
Em cada um dos campi existem problemas específicos, mas em Porto Velho concentram-se as maiores queixas da comunidade. No outro prédio do IFRO, problemas estruturais foram encontrados no bloco II; há excesso de diárias e passagens para a reitoria; o quadro de pessoal comete muitas falhas no atendimento e nos atos administrativos, o que tem acarretado ações na justiça; existe falta de espaço físico para a prática de educação física e os cursos foram oferecidos sem a infraestrutura adequada para funcionamento.
Em Ji-Paraná, a quadra é uma obra inacabada. “Os alunos estão sujeitos a acidentes, havendo inclusive um vídeo que circula na Internet com os estudantes protestando devido a má condição do campus”, diz texto do documento entregue ao ministro.
O próprio espaço da reitoria é inadequado, dentro de uma faculdade particular, onde já ocorreu acidente com funcionário. “O funcionário ficou três meses afastados da instituição. Existem fios e cabos soltos pelo chão”.
O deputado deverá ter contato com o novo secretário de Educação Tecnológica do Ministério da Educação, Marco Antônio de Oliveira.
Fonte: Mara Paraguassu
Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb
Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o
Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)