Quarta-feira, 1 de julho de 2015 - 16h37

Governador e alunos do Ifro no dia da assinatura do termo
O estágio não remunerado é obrigatório para a formação profissional dos mais de 13 mil alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro). Em maio passado foi assinado um termo de cooperação com o governo do Estado a fim de que grande parte deles estagiasse em vários órgãos públicos em funções administrativas, tecnológicas, engenharia, educacionais e científicas. A Superintendência de Gestão de Suprimentos, Logística e Gastos Públicos Essenciais (Sugespe) é o órgão responsável pelo acolhimento e distribuição destes alunos em cada especialidade.
Isis Queiroz, titular da Sugespe, informou que em 19 maio o governo de Rondônia celebrou o Termo de Compromisso 003/PGE2015, com o Ifro, válido até 2020, para a concessão de estágio educacional obrigatório não remunerado de estudantes dos Ensinos Médio e Superior. “Inicialmente acolhemos 58, e pretendemos absorver por volta de 1.500, o que desonera nossa folha de pagamento, capacita os alunos e os ambienta no mercado de trabalho, podendo alguns optarem pelo serviço público”, disse.
Os primeiros alunos a estagiar são das áreas de química, edificações, informática e eletrotécnica, nos períodos matutino e vespertino. Até o momento, os acolhedores são a Sugespe, Coordenadoria de Gestão Patrimonial (CGP), Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), Departamento Estadual de Obras Civis e serviços Públicos (Deosp) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Nesta primeira semana de julho serão acolhidos os estagiários que atenderão à Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
O reitor do Ifro, Uberlando Leite, comemorou a assinatura do termo de cooperação com o governo de Rondônia, porque os cursos oferecidos pelo instituto são profissionalizantes e exigem os estágios, que variam de 200 a 400h, conforme os cursos. Um fator importante é o foco pretendido pelo Ifro, que é a inserção dos profissionais formados no mercado de trabalho.
“Somos uma instituição multicamp e temos hoje sete unidades presenciais (Colorado do Oeste, Vilhena, Cacoal, Jí-Paraná, Ariquemes e duas em Porto Velho) e uma à distância (campus da avenida Jorge Teixeira, em Porto Velho). A oitava unidade presencial começa a funcionar no dia 17 de julho, em Guajará Mirim”, informou Uberlando.
Os cursos são ofertados para 25 polos, em 24 municípios de Rondônia, o que totaliza 150 cursos, para mais de 13 mil alunos.
Fonte
Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Bruno Corsino e Marco Aurélio Anconi
Decom - Governo de Rondônia
Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Em uma noite marcada por emoção, orgulho e celebração, a Faculdade Metropolitana de Rondônia realizou, no último dia 03 de dezembro, a colação de gr

Rondônia deu início ao processo de elaboração do novo Plano Estadual de Educação (PEE) que orientará as políticas públicas educacionais para os próx

Ariquemes- Um misto de concentração silenciosa e tensão competitiva tomou conta de uma das salas do Centro Educacional Monteiro Lobato na manhã da ú

Protagonismo feminino na ciência: Meninas conquistam 11.725 medalhas na OBAFOG 2025
As meninas cada vez mais conquistam seu espaço quando o assunto é astronomia. Em 2025, as alunas que participaram da Olimpíada Brasileira de Foguete
Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)