Quarta-feira, 1 de julho de 2015 - 16h37

Governador e alunos do Ifro no dia da assinatura do termo
O estágio não remunerado é obrigatório para a formação profissional dos mais de 13 mil alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro). Em maio passado foi assinado um termo de cooperação com o governo do Estado a fim de que grande parte deles estagiasse em vários órgãos públicos em funções administrativas, tecnológicas, engenharia, educacionais e científicas. A Superintendência de Gestão de Suprimentos, Logística e Gastos Públicos Essenciais (Sugespe) é o órgão responsável pelo acolhimento e distribuição destes alunos em cada especialidade.
Isis Queiroz, titular da Sugespe, informou que em 19 maio o governo de Rondônia celebrou o Termo de Compromisso 003/PGE2015, com o Ifro, válido até 2020, para a concessão de estágio educacional obrigatório não remunerado de estudantes dos Ensinos Médio e Superior. “Inicialmente acolhemos 58, e pretendemos absorver por volta de 1.500, o que desonera nossa folha de pagamento, capacita os alunos e os ambienta no mercado de trabalho, podendo alguns optarem pelo serviço público”, disse.
Os primeiros alunos a estagiar são das áreas de química, edificações, informática e eletrotécnica, nos períodos matutino e vespertino. Até o momento, os acolhedores são a Sugespe, Coordenadoria de Gestão Patrimonial (CGP), Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), Departamento Estadual de Obras Civis e serviços Públicos (Deosp) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Nesta primeira semana de julho serão acolhidos os estagiários que atenderão à Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
O reitor do Ifro, Uberlando Leite, comemorou a assinatura do termo de cooperação com o governo de Rondônia, porque os cursos oferecidos pelo instituto são profissionalizantes e exigem os estágios, que variam de 200 a 400h, conforme os cursos. Um fator importante é o foco pretendido pelo Ifro, que é a inserção dos profissionais formados no mercado de trabalho.
“Somos uma instituição multicamp e temos hoje sete unidades presenciais (Colorado do Oeste, Vilhena, Cacoal, Jí-Paraná, Ariquemes e duas em Porto Velho) e uma à distância (campus da avenida Jorge Teixeira, em Porto Velho). A oitava unidade presencial começa a funcionar no dia 17 de julho, em Guajará Mirim”, informou Uberlando.
Os cursos são ofertados para 25 polos, em 24 municípios de Rondônia, o que totaliza 150 cursos, para mais de 13 mil alunos.
Fonte
Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Bruno Corsino e Marco Aurélio Anconi
Decom - Governo de Rondônia
Segunda-feira, 1 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Intoxicação alimentar – mais de cem estudantes passam mal após jantar no restaurante da UNIR
Um grupo de mais de cem acadêmicos da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) tiveram que procurar atendimento médico depois de jantar no Restaurant

A produção acadêmica e a pesquisa em tecnologias de baixo custo na Amazônia foram destaque no VIII Congresso Amazônico EAD (AMAZÔNICO EAD), realizad

Alunos da Escola Moisés Umbelino recebem prêmios de concurso nacional
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Moisés Umbelino Gomes, do bairro Jardim Capelasso (2º distrito), fez entrega, hoje 27, dos prêmios aos alun

Elevar a escolaridade e abrir novas oportunidades de trabalho para jovens que precisaram interromper os estudos. Esse é o propósito do Programa Naci
Segunda-feira, 1 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)